terça-feira, 31 de março de 2009

MOVIMENTO DOS FOCOLARES

O Movimento dos Focolares é um movimento religioso de inspiração cristã, que prega o ecumenismo, com adeptos em diversas confissões religiosas. Ressaltando, entre outros princípios, a unidade. O movimento, com sua Sede Central em Rocca di Papa, Roma - Itália, está presente em 182 países e conta com 120 mil adeptos e aproximadamente 3 milhões e 200 mil simpatizantes, no mundo inteiro. No Brasil conta com mais de 17 mil adeptos e cerca de 300 mil simpatizantes.

No início dos anos 40, Chiara Lubich, uma jovem com pouco mais de 20 anos, ensinava entre as carteiras das escolas do ensino fundamental de Trento - Itália. Tinha se matriculado na faculdade de filosofia da Universidade de Veneza, impelida pela busca da verdade, quando, justamente no clima de ódio e violência da Segunda Guerra Mundial, diante do desmoronamento de todas as coisas, descobre Deus como o único Ideal que permanece. Deus, descoberto como Amor, irá iluminar e transformar a sua existência e a de muitos outros, mostrando-lhe o objetivo da vida: colaborar na atuação das palavras do testamento de Jesus "Que todos sejam um".

HISTÓRIA

O Movimento, chamado oficialmente "Opera di Maria" (Obra de Maria), surgiu em 1943, durante a segunda guerra mundial, em Trento, Itália, fundado por Sílvia Chiara Lubich. No meio da destruição geral, causada pelos bombardeios, Chiara e um grupo de jovens companheiras se perguntou: "Haverá um ideal que não passa, que nenhuma bomba pode destruir”? E a resposta chegou: Sim, este ideal é Deus, que se manifesta no que realmente é: Amor. Decidiram que, se fossem vítimas da guerra, seria escrito em suas sepulturas: "Nós acreditamos no amor" (1 Jo 4,16). A data histórica do Movimento é 7 de dezembro de 1943, quando Chiara se consagrou ao Senhor.

Em pouco tempo, atingiu centenas de pessoas em Trento e, depois da guerra, espalhou-se pelo mundo inteiro, envolvendo diversas formas de vocação: Focolare Masculino e Feminino, Voluntários, Casados no Movimento Famílias Novas, Sacerdotes, Movimento Sacerdotal Seminarista, Movimento Gen, e numerosas publicações. A Santa Sé aprovou o movimento em 1962 com João XXIII e em 1965 com Paulo VI, com uma estrutura interna do conselho geral de coordenação, cujo presidente, por estatuto, sempre deverá ser uma mulher.

CHIARA LUBICH

Chiara Lubich, líder mundial do movimento, nasceu em Trento, Itália, em 1920; batizada Silvia, adotou depois o nome Chiara. Fundou o movimento católico ecumênico que se tornou conhecido por "Focolari" (palavra italiana que significa lareira), pelo fogo do amor evangélico experimentado. Destinado a promover a vida segundo os preceitos cristãos e contribuir para uma nova ordem mundial segundo os ideais de fraternidade e bens em comum. Sua atividade esteve inicialmente restrita a pequenas vilas italianas, principalmente no socorro prestado às vítimas do bombardeio de sua cidade natal em 1943/1944, durante a segunda guerra mundial. O apoio do influente político italiano Igino Giordani, porém, ajudou a propagar o Movimento a partir de 1948.

Em 19 de junho de 1996, Chiara Lubich, recebeu da Universidade Católica de Lublin, o título de "Doutor Honoris Causa em Ciências Sociais". Em 1977 recebeu em Londres o Prêmio Templeton para o progresso da religião.

LINHAS DOUTRINAIS

As linhas doutrinais inspiradoras da espiritualidade do Movimento estão contidas em doze verdades evangélicas:

1 - Deus-Amor é a primeira centelha inspiradora, a compreensão nunca tida antes de Deus como Amor.

2 - Fazer a vontade de Deus é a resposta que se dá ao Deus-Amor, à imitação de Jesus, o Filho que fez sempre a vontade do Pai.

3 - Entre as vontades de Deus destacam-se duas: o mandamento do amor aos irmãos; e a

4 - Reciprocidade do amor fraterno, exigida pelo mandamento novo de Jesus.

5 - A presença de Jesus entre os homens, quando estes, amando-se uns aos outros, se reúnem em seu nome, dá sentido à fraternidade universal que Jesus trouxe à terra para toda a humanidade.

6 - Jesus abandonado na cruz se manifesta, no cume das dores, como chave para recompor a unidade das pessoas com Deus e entre si, para sanar toda divisão.

7 - A Palavra de Vida do Evangelho, como radical reevangelização do próprio modo de pensar, de amar, de viver, é apresentada cada mês com um breve comentário espiritual de Chiara.

8 - Na Eucaristia, instituída antes da oração pela unidade "que todos sejam um" Jesus é o vinculo da unidade, o mais poderoso coeficiente para a plena unidade.

9 - Maria, discípula por excelência, cristã perfeita, é modelo para cada membro do Movimento, sobretudo porque tem a função de gerar espiritualmente Cristo entre os homens. O Movimento foi aprovado como "Obra de Maria" e os seus encontros mais variados são chamados "Mariápolis".

10 - À presença de Jesus na Igreja hierárquica, "quem vos escuta a mim me escuta", não obstante todas as fraquezas humanas, exigindo realizar as suas ordens e desejos, se atribui a explosão mundial do Movimento. Mas a unidade com a hierarquia não impediu que o Movimento explicitasse cada vez mais as exigências dos diálogos: ecumênico, interreligioso e com os não crentes, em vista do ideal da unidade.

11 - No Espírito Santo o Movimento se reconhece a si mesmo pela típica atmosfera que ele difunde entre seus membros e por aqueles dons tão característicos da Obra de Maria: alegria, paz, luz.

12 - A unidade é o elemento mais típico e característico da espiritualidade do focolare e que lhe dá o seu nome particular: "espiritualidade da unidade". Todo o resto, todos os outros elementos estão finalizados para sua atuação, o grande ideal da espiritualidade focolarina, o seu objetivo único: "que todos sejam um, como nós somos um, eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim".

O MOVIMENTO NO BRASIL

Em 1958, um pequeno grupo de italianos, engajados no Movimento dos Focolares, de passagem por São Paulo, foi convidado a falar para cerca trinta jovens. Lia, Fiore e Marco contaram sobre a origem deste Movimento, expondo a "pequena grande história" de Chiara e de suas primeiras seguidoras. Já nesta ocasião, alguns daqueles jovens sentiram-se em sintonia com o novo modelo de vida que acabava de ser proposto, tornando-se seus primeiros adeptos. No ano seguinte, 1959, Fiore retornou e permaneceu em São Paulo durante alguns meses, fazendo florescer as primícias da comunidade.

O Movimento dos Focolares já havia lançado raízes profundas em Recife quando, em 1962, outros dois italianos ali residentes - Fede e Gianni - transferiram-se para São Paulo objetivando dar início ao setor editorial conhecido como "Cidade Nova". Desta forma, estabeleceu-se em terras paulistanas, o primeiro "focolare”. Eles foram convidados a apresentar esta nova experiência em um retiro dos "Congregados Marianos", entre os quais achava-se presente um jovem de nome Aloizio. Entusiasmado pela descoberta de uma promissora vida revolucionária e aventurosa, possibilitou à sua família um contato imediato com este novo estilo de vida. A partir de então, deu-se início a uma série de reuniões no bairro onde habitavam, o "Parque São Lucas".

No ano seguinte, chegam em São Paulo, Maddalena e Ginetta. Depois de muita procura, encontraram um apartamento simples e pobre no conhecido bairro do "Brás". Mesmo com escassos recursos financeiros, a comunidade nascente ajudou-os de todas as formas, doando o que podiam para mobiliar, ao menos com o mínimo necessário, o desnudo apartamento. Santa, por exemplo, mãe de Aloizio, colocou à disposição metade de seus talheres, lençóis e panelas. Uma testemunha desse período, conta: "Mesmo se tudo era simples, o focolare nos parecia o lugar mais lindo do mundo porque ali respirávamos um clima de Paraíso".

Em 1964 realizou-se a primeira Mariápolis paulista, na cidade interiorana de Lorena, que contou com a presença de 600 pessoas.

Voltando de uma viagem à Argentina, em 1966, Chiara passou algumas horas em São Paulo durante as quais pode observar a imensidão da metrópole. Estava acompanhada por alguns jovens brasileiros que tinham conhecido o Movimento. Deu-lhes um lema que ficou marcadamente impresso em seus corações, reportando-se às palavras contidas no Novo Testamento: "Não temais, ó pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai, dar-vos o Reino" (Lc 12,32).

Essa viagem ao Brasil inspirou-lhe o que veio a chamar de: "Economia de Comunhão na Liberdade", um setor do Movimento Focolare destinado a criar uma rede de indústrias e agentes comerciais que, pondo em prática os preceitos de união e compartilhamento que orientam o Movimento, promovem o respeito às leis do País, salários justos, e mútuo apoio com capital e tecnologia partilhadas também entre as nações e continentes.

No estado de São Paulo, o Movimento logo ganhou inúmeros membros. Surgiu uma obra social em uma das favelas de "Pedreira", próximo ao centro da metrópole paulistana.

Jovens e adolescentes encontram, na proposta de unidade (fundamento da espiritualidade que anima o Movimento dos Focolares) a motivação para viver por algo grande.

Mas, em breve tempo, o Movimento dos Focolares iria além do território paulista, chegando aos estados limítrofes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e também ao Mato Grosso do Sul.

MOVIMENTO JUVENIL PELA UNIDADE

Fundado em 1985, o Movimento Juvenil pela Unidade, é a expressão juvenil do Movimento dos Focolares no Brasil, promovendo atividades, iniciativas e manifestações, junto com muitos outros jovens dos cinco continentes, que contribuem para a construção da unidade do movimento no país e em todo o planeta.

Muitas foram as atividades em favor da Paz tais como coleta de assinaturas em adesão ao "Apelo à unidade dos povos" encaminhadas à ONU, criação de um Comitê Pró-Paz em Petrópolis-RJ, caminhada pela paz em São Simão-SP, participação na Inauguração da Primeira Praça da Paz Mundial em São Paulo e divulgação do Time-Out.

Nestes mais de 20 anos de história, estes jovens buscam caminhos para responder às graves desigualdades entre ricos e pobres levando, por exemplo, "Pão com Leite" para os moradores de rua da cidade de São Paulo e arrecadando cestas básicas para famílias carentes.

Promovem ainda iniciativas em favor dos povos atingidos por calamidades naturais tais como: enchentes, ciclones, terremotos ou as provocadas pelo homem, como as guerras. Realizando pedágios, gincanas, bazares e festivais para arrecadar, roupas, mantimentos e medicamentos para as vítimas. Também estão empenhados em ajudar pessoas doentes, abandonadas, marginalizadas, através do trabalho voluntário em hospitais, azilos e orfanatos ou promovendo "Oficinas Culturais e Esportivas" para crianças de favelas. Além disso, prestam auxílio solidário em várias partes do mundo, através de projetos específicos, como o "Projeto África", por exemplo.

A respeito de Chiara Lubich, o Papa João Paulo II, teria dito: "Na história houve muitos radicalismos do amor: O radicalismo de Francisco, de Inácio de Loyola, de Charles de Foucauld. Existe também o radicalismo de Chiara..."

Promotora da Paz

Desde 1994, Chiara Lubich é presidente de honra da WCRP (World Conference of Religions for Peace - Conferência Mundial das Religiões pela Paz), pela sua influência decisiva para o progresso da paz.

Tendo por base o que Chiara chama de "cultura da partilha", o movimento lançou um projeto conhecido como "economia de comunhão na liberdade", segundo princípios que expôs pela primeira vez justamente no Brasil, em 1991. A idéia foi acolhida imediatamente. Hoje mais de 700 empresas aderiram à economia de comunhão no mundo inteiro. Cerca de 80 delas se encontram no Brasil. Nesse projeto se entrevêem linhas sociais e econômicas que articulam princípios nunca antes justapostos: economia, solidariedade e liberdade. A economia de comunhão foi tema de dezenas de teses em várias universidades do mundo.

Chiara Lubich faleceu em Rocca de Papa (Itália), em 14 de março de 2008, onde está situado o Centro Internacional do Movimento dos Focolares. É autora de inúmeras obras de caráter espiritual, traduzidas em 21 línguas.


Para saber mais sobre a origem do Movimento dos Focolares, leia o Livro: "E a Vida Renasce entre as Bombas" de Silvana Veronesi. – Ed. Cidade Nova ou visite o Site: www.focolare.org

segunda-feira, 30 de março de 2009

COMO ENCARAR O BRASIL!

Será que precisamos MUDAR a nossa maneira de encarar o BRASIL???
Ou estamos tentando MUDAR???

Arnaldo Jabor

- Brasileiro é um povo solidário.
Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;

Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade...
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.

- Brasileiro é um povo alegre.
Mentira. Brasileiro é bobalhão.
Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo , ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema. Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

- Brasileiro é um povo trabalhador.
Mentira. Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.

- Brasileiro é um povo honesto.
Mentira. Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.

- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora.
Mentira. Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

- O Brasil é um pais democrático.
Mentira. Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

Democracia isso? Pense !
O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
Afinal somos penta campeões do mundo né?? ?
Grande coisa...

O Brasil é o país do futuro.
Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro !?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar...
O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.

Para finalizar tiro minha conclusão:
O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar. Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigos continuem fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente. Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta.
Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão.
Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce!

Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?

sábado, 28 de março de 2009

Padrão Inatingível de Beleza


Com mais de 2 milhões de livros vendidos no Brasil, Augusto Cury retrata neste livro o cotidiano de mulheres que sofrem caladas as conseqüências de uma cruel realidade do mundo moderno: a ditadura da beleza.
Apoiando-se em sua vasta experiência como psiquiatra e pesquisador, Cury dá um grito de alerta contra essa forma de opressão que vem deixando mulheres, adolescentes e até crianças tristes, frustradas e doentes.
Influenciadas pela mídia e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões de beleza que são apresentados, milhares de mulheres mutilam sua auto-estima - e, muitas vezes, seus corpos - em busca da aceitação social e do desejo de se tornarem iguais às modelos que brilham nas passarelas, na TV e nas capas de revistas.
Ao tratar de um tema tão atual, este livro faz com que o leitor se identifique imediatamente com os personagens e sua luta por uma vida mais plena e feliz, em que cada pessoa se sinta livre para ser o que é, sem se envergonhar de sua aparência ou tentar ser igual a ninguém. Uma vida em que todas as pessoas descubram que a verdadeira beleza está dentro de nós.

****************************************
Entrevista com Dr. Augusto Cury
Ao site Canção Nova - cancaonova.com
Dr. Augusto Cury

Psiquiatra e um dos escritores mais lidos no Brasil fala do Padrão Inatingível de Beleza

cancaonova.com: É correto afirmar que há pessoas bonitas e feias?

Dr. Augusto Cury: É totalmente incorreto afirmar isso! Toda pessoa tem uma beleza única e particular. Aliás, um dos maiores crimes, na atualidade, tem sido um crime no inconsciente, levando as pessoas a acreditar que, pelo fato de elas não estarem dentro dos padrões de beleza estabelecidos pela mídia, os quais colocam modelos magérrimos, esquálidos, e muitas vezes, doentios de acordo com o padrão "ametina", e pelo fato de não se identificarem com este padrão de beleza, as pessoas acabam se sentindo feias, excluídas, não amadas e não valorizadas. Eu gostaria que cada pessoa que acessasse o portal tivesse a plena convicção de que, do ponto de vista psiquiátrico e psicológico, há uma beleza única e insubstituível em cada ser humano, tanto psíquica quanto fisicamente.

cancaonova.com: O que ou quem criou este Padrão Inatingível de Beleza (PIB) na mente das pessoas e com quais interesses?

Dr. Augusto Cury: Quem criou este padrão foi o sistema capitalista, o qual também trouxe algumas vantagens importantes, porque nos deu liberdade dentro da liberdade democrática para ir e vir e se expressar; mas, infelizmente, também trouxe algumas seqüelas gravíssimas, dentre as quais a síndrome PIB (Padrão Inatingível de Beleza), sendo que o sistema nos impõe a exceção genética, pois, apenas uma em cada dez mil mulheres tem o contorno do nariz, dos olhos, do rosto, do quadril que é completamente diferente da média das mulheres, e fazem isso para vender produtos e serviços, e essas mulheres acabam arquivadas no inconsciente das pessoas pelo fenômeno RAM (Registro Automático da Memória), que vai arquivar uma imagem que se tornará uma janela "killer", ou seja, uma zona de conflito que assassina o prazer de viver, a tranqüilidade, a serenidade, a relação com a auto-imagem, então, daí o fato de o sistema capitalista em todos os meios de comunicação, seja no cinema de Hollywood, nas TVs, nas revistas femininas, no marketing de modo geral usar a exceção genética: modelos magérrimos.

cancaonova.com: O que isso gerou nas mulheres em geral?

Dr. Augusto Cury: Isso gerou um "cárcere interior", o maior cárcere de todos os tempos, uma prisão no único lugar que deveríamos ser livres. E os números são assustadores, gostaria que as pessoas tivessem a consciência de que - como eu abordo em meu último livro "A ditadura da beleza e a revolução das mulheres" - mais de um bilhão de mulheres estão doentes, elas rejeitam uma área do corpo, têm baixíssima auto-estima, sofrem de ansiedade, angústia, mau humor porque não conseguem se enxergar belas, de modo que procuram de maneira desesperada o corpo que não têm, e querem ser o que não são, não conseguindo perceber que a vida é um espetáculo único, imperdível e insubstituível.

cancaonova.com: Qual o seu objetivo ao escrever este livro?

Dr. Augusto Cury: O livro "A ditadura da beleza e a revolução das mulheres", que está no DAVI (Departamento de Audiovisuais da Canção Nova) e que está ajudando a Canção Nova contando com a sua pequena contribuição para o financiamento de suas despesas, saiu do fundo da minha alma, visto que apesar de ser considerado o escritor mais lido do Brasil, eu não estou totalmente feliz, porque o que adianta ter milhões de leitores, se há centenas de milhões de pessoas infelizes na terra: com depressão, anorexia nervosa, emagrecendo igual aos famintos da África, embora tenham a mesa farta; morrendo de fome ou de bulimia; provocando vômitos depois que comem, porque têm sentimentos de culpa por medo de engordarem, enfim, tendo uma auto-estima dilacerada?
Então, eu me pergunto o que adianta ser um escritor tão lido se a sociedade está doente, de maneira que o meu objetivo ao escrever este livro não foi por causa de fama, não é por causa da questão financeira, é para ajudar a humanidade! Nesta obra, falo do Homem que mais defendeu as mulheres de todos os tempos: Jesus Cristo. Porque Ele fez das prostitutas rainhas e levou a condição das mulheres no mais alto patamar da dignidade, reconhecendo nelas o valor de seres humanos.

Na sociedade capitalista as mulheres que aparentemente conquistaram o direito de votar, de trabalhar, de estudar, etc. foram massacradas por este padrão doentio de beleza que entrou no inconsciente e as aprisionou por dentro. Aliás, não apenas a elas, como também a adolescentes, visto que dezenas de milhões de adolescentes em todo o mundo estão desenvolvendo depressão, não poucos desenvolvendo idéias de suicídio e até mesmo praticando-as, tudo porque têm uma relação péssima consigo mesmos.
Eles compram roupas, tênis caros e tantos objetos e, estão cada vez mais infelizes quando andam no rigor da moda procurando ter uma auto-estima elevada e uma felicidade sólida, mas o que acontece é que o resultado disso tudo é muito superficial e pobre, de modo que se tornam insatisfeitos, angustiados e não adquirem a verdadeira felicidade, porque não perceberam que cada ser humano é uma estrela viva e única no teatro da existência.

Pimenta e seus Benefícios à Saúde



Você sabia que a pimenta, aquele condimento de sabor picante, traz diversos benefícios à saúde? Na realidade, o poder nutricional e medicinal fazem da pimenta um alimento muito saudável. Seu sabor ardente deve-se a uma substância com propriedades analgésicas e energéticas. Rica em vitaminas, a pimenta também favorece a redução de coágulos no sangue, pois é vasodilatadora; estimula a produção de endorfina no cérebro, hormônio que produz a sensação de bem-estar; apresenta ação antioxidante, antiinflamatória e anticancerígena; e ainda reduz o apetite, sendo benéfica ao tratamento da obesidade. Além de informações sobre suas aplicações medicinais, este livro apresenta algumas receitas nas quais a pimenta é o principal ingrediente, assim você poderá apreciar o sabor inconfundível desta autêntica especiaria.


sexta-feira, 27 de março de 2009

Descobertos mais diretores no Senado Federal





Foram descobertos mais esses diretores no Senado Federal, comandado pelos probos José Sarney & amigos:
* Diretor Coordenador de Movimentação Interna (porteiro)
* Diretor Coordenador de Movimentação Noturna (vigia)
* Diretora de Fluxos e Saneamento de Áreas (a tia que limpa o banheiro)
* Diretor em Logística de Energia Combustível (frentista)
* Diretor em Logística de Documentos (office-boy)
* Diretor Especialista Avançado em Logística de Documentos (motoboy)
* Diretor Consultor de Assuntos Gerais e Não Específicos (vidente)
* Diretor Técnico de Marketing Direcionado (distribuidor de santinho nas Esquinas)
* Diretor Especialista em Logística de Alimentos (garçom)
* Diretor Coordenador de Fluxo de Artigos Esportivos (gandula)
* Diretor Distribuidor de Produtos Alternativos e Alta Rotatividade (camelô)
* Diretor Técnico Saneador de Vias Publicas (gari)
* Diretora Especialista em Entretenimento Masculino (prostituta)
* Diretora Especialista em Entretenimento Masculino Sênior (prostituta de luxo)
* Diretor Dublê de Especialista em Entretenimento Masculino (travesti)
* Diretor Supervisor dos Serviços de Entretenimento Masculino (cafetão)
* Diretor Técnico em Redistribuição de Renda (ladrão)


Do momento em que peguei o livro "Marimbondos de Fogo",

do 'imorrível' Zé Sarney, até que o larguei, eu não consegui parar de rir.

Um dia, eu pretendo lê-lo. (*)
(*) Acir Vidal, editor do blog Contra o Vento, parafraseando Groucho Marx, aquele grande humorista norte-americano.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Leão do Paraguai

Fotos encaminhadas pelo mano Tito

Proteção contra câncer de próstata

Uma dieta rica em ômega-3 – presente principalmente em peixes gordurosos, como salmão e sardinha, óleos vegetais, nozes e rúcula – pode proteger contra câncer de próstata avançado, segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA. De acordo com os autores, esse efeito é visto até em homens com predisposição genética à doença – com uma variante do gene COX-2.

Comparando 466 homens diagnosticados com câncer de próstata agressivo com 478 saudáveis, os pesquisadores observaram que o aumento da ingestão de ácidos graxos ômega-3 de cadeias longas estava fortemente associado com a redução do risco de ter o câncer agressivo – aqueles que consumiam o nutriente em maior quantidade tinham 63% menor risco, comparados com aqueles que comiam menos.

Mesmo aqueles que tinham a variante rs4647310, do gene COX-2, que aumenta os riscos da doença, encontravam proteção na ingestão do nutriente, principalmente comendo “salmão uma ou mais vezes por semana”.

Idosos-Queda é a principal causa de morte acidental

Por ano, o governo brasileiro gasta quase R$ 50 milhões com o tratamento de fraturas, que acontecem principalmente dentro de casa.


A HORA DO PLANETA

o cristo vai 'desaparecer' sábado



Vocês estão sabendo de que sábado, 28 de março, os monumentos mais emblemáticos do mundo "desaparecerão" durante 'A Hora do Planeta'? Pois é, entre as 20h30min e às 21h30min, momento em que o mundo inteiro se unirá frente à mudança climática, mais de 2.400 cidades de 82 países se comprometeram, por um momento a apagar as luzes de seus edifícios e monumentos importantes. No Rio, as luzes do Cristo serão apagadas e a imagem irá desaparecer no breu da noite em pleno Corcovado.

Para que isso? A Hora do Planeta busca sensibilizar a população sobre a ameaça da mudança climática e tenta demonstrar que é possível a ação, tanto de forma global como individual.

Para maiores detalhes, clique aqui .

Quero aqui acrescentar que o texto acima foi compilado do blog Antena Paranóica.
O Nonato puxou-me a orelha, pela imperdoável falha de minha parte em não citar a fonte e com muita razão, direitos autorais devem ser preservados, peço perdão ao renomado blogueiro pela minha falha e displicência, deixando de dar o devido e necessário crédito da matéria compilada. Vejo diáriamente sua página, e com sua permissão vou continuar "chupando" material interessnte a ser divulgado, mas não se apoquente, darei os devidos créditos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Ovulação Fotografada

A revista New Scientist publicou em sua edição de junho/2008 fotos que mostram o momento em que o ovário libera o óvulo. A revista diz que as fotos, capturadas pelo ginecologista belga Jacques Donnez durante uma operação, são as primeiras já feitas de tão perto. Donnez, da Universidade Católica de Louvai, disse à revista ter presenciado o momento da ovulação "por acaso" enquanto fazia uma histerectomia parcial - retirada do útero - em uma mulher de 45 anos.

Nas imagens, é possível ver o óvulo emergindo do folículo, um saco vermelho cheio de fluidos localizado nos ovários (área clara). Ao ser expelido, o óvulo vem envolvido em uma espécie de gelatina amarela contendo células. Ele então entra nas trompas de falópio e é levado até o útero. O óvulo em si tem o tamanho de um "ponto final" e o ovário mede até cinco centímetros.

Donnez disse à New Scientist que a liberação do óvulo era entendida até então como um processo de "explosão", mas que a ovulação à qual testemunhou durou pelo menos 15 minutos. "Essas fotos são extremamente importante para entender melhor o mecanismo", disse o ginecologista à New Scientist.

terça-feira, 24 de março de 2009

História na coluna do Ely





O cantor Agnaldo Rayol, no final da década de 1960, fez apresentação no "Clube "10 de Outubro"
de Campo Mourão. Na época Pedro da Veiga
(camisa quadriculada) dirigia o jornal "Folha de
Campo Mourão". Após uma entrevista exclusiva
com o cantor, Pedro da Veiga entregou a ele um
exemplar do jornal. Também na foto a senhora
Regina, esposa de Aramis Meyer Costa que era o
presidente do Clube 10.


www.colunadoely.com.br/

Dissolução e Solução

Na prova do Curso de Química, foi feita esta pergunta:
Qual a diferença entre SOLUÇÃO e DISSOLUÇÃO?

Resposta de um aluno:
Colocar UM dos NOSSOS POLÍTICOS num TANQUE DE ÁCIDO para que DISSOLVA é uma DISSOLUÇÃO.
Colocar TODOS é uma SOLUÇÃO.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Carta de Protógenes a Obama

Clique aqui para ler a carta que Protógenes enviou a Obama denunciando a corrupção no Brasil.

“Estimado Presidente Barack Obama –

Como é amplamente reconhecido, a sua eleição ao cargo supremo dos EUA reafirma e fortalece a luta pela democracia e pela justiça travada por cidadãos honrados em nações do mundo inteiro. Acreditamos que existe, de fato, “uma luta em andamento que vai além do oceano” dizendo respeito ao bem-estar de toda a coletividade humana. É nesse espírito que estamos enviando essa comunicação à sua atenção” (continua) .

Comentário

Como se diz em Minas, eita siô!

Agora à tarde me ligou um conhecido, advogado criminalista reputado, alertando sobre Protógenes.

Repito o que já escrevi aqui. Nada sei sobre ele, a não ser o relato das grandes operações em que se meteu. O que sei é que a campanha encetada contra o delegado conseguiu qualificá-lo como símbolo. A arrogância de Gilmar Mendes, a parcialidade da mídia, a baixaria continuada da Veja - que voltou a escalar seus pistoleiros mais desqualificados para insinuações sobre a vida privada de autoridades -, as armações da CPI do Grampo, as pressões sobre De Sanctis, o pânico generalizado com a Satiagraha, tudo isso me permite uma conclusão: seja quem for Protógenes, conseguiu juntar contra ele o que de pior e mais atrasado a República e os poderes constituídos produziram em muitos e muitos anos.

As armações contra a Satiagraha me dão uma certeza: Protógenes pode estar certo ou errado; mas a armação seguramente é uma falsificação. A insensibilidade e a falta de limites dessa gente está revelando uma superestrutura apodrecida no Estado brasileiro.

Há que se abrir a caixa de Pandora. Mas confesso meu receio com a criação de mitos. A idéia do salvador da pátria pode abrir espaço para toda sorte de consequencias.

Comentário 2

Para deixar claro. Nessa disputa toda, praticamente todos os advogados criminais são contra De Sanctis (que consideram nazista) e Protógenes. E explica-se pelo fato de serem partes interessadas na história: eles defendem os réus. O Blog perdeu bons comentaristas, com passado e história, que endossavam as acusações de arbítrio por parte de ambos.

Esse terreno policial é complicado, pouco transparente e pouco tratado pela mídia. A cobertura fica restrita a repórteres policiais que, para obter informações, são obrigados a certos conluios com as fontes.

Ao mencionar o advogado, não pretendi endossar a priori insinuações ou acusações. Mas apenas alertar para o não-endeusamento de ninguém nessa história e para a necessidade permanente de se ter um pé atrás.

Essa onda inédita contra a Satiagraha, Protógenes e De Sanctis está sendo derrotada porque as acusações estão sendo desmontadas uma a uma com argumentos, sem ideologia, sem endeusamento, nem fé cega. Apenas com faca amolada.

Peguei daqui.

Ministros no controle

PF e Abin perdem força em política de inteligência

General Jorge Armando Felix, O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional - José Cruz/Agência BrasilUm comitê formado por sete ministros de Estado irá controlar a nova política de inteligência do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). Decreto, assinado pelo presidente Lula e publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19/2), tira dessa forma autonomia da Agência Brasileira de Inteligência e da Polícia Federal para definirem a política de inteligência da governo.

O comitê será coordenado pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Félix (foto), e contará com a presença de mais seis ministros — Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Nelson Jobim (Defesa), Celso Amorim (Relações Exteriores), Paulo Bernardo (Planejamento) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos).

O Decreto 4.376, de 2002, que regulamenta o Sisbin, estabelecia que a política de inteligência era coordenada por um conselho consultivo. Além do ministro-chefe do Gabinete da Segurança Institucional, esse grupo era formado pela Abin, PF, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal e departamentos de inteligência do Exército, Marinha e Aeronáutica. Também fazia parte do comitê, secretarias dos ministérios das Relações Exteriores, Fazenda e Casa Civil. O conselho reunia-se três vezes por ano.

A decisão acontece cerca de sete meses depois de surgirem evidências da participação de 86 agentes da Abin na Operação Satiagraha. Com base no decreto que regulamenta o Sisbin, o delegado Protógenes Queiroz justifica a participação da Abin na investigação que comandou. Foram agentes da Abin que participaram do grampo no telefone do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal. O escândalo provocou a queda de toda a cúpula da agência, inclusive o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda.

Para Marcos Wink, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, é importante se criar um controle rigoroso sobre os órgãos de informações. “Não se sabe ainda como atuará o conselho de ministros, mas era preciso de um ação de controle. A Abin, que é herdeira do SNI, estava sem controle”, afirma.

O Gabinete de Segurança Institucional divulgou nota que explica genericamente a mudança, sem mostrar o que ela significa na prática. Segundo a nota, “os acontecimentos do mundo atual têm exigido, dos países e de seus dirigentes, transformações nas estruturas dos sistemas de inteligência, de modo a proporcionar, com oportunidade, o conhecimento necessário e indispensável ao processo decisório, à ação governamental, e à segurança da sociedade e do Estado”.

Além disso, o ministério afirma que o Sisbin foi instituído pela Lei 9.883/99. Para o gabinete, depois de quase dez anos, o sistema foi criado em outra conjuntura e precisa de uma reformulação. A nota, no entanto, não menciona o Decreto de 2002 que reformou o Sisbin. A norma foi assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no final de mandato. Desde então, o presidente Lula já assinou outros dois decretos alterando a política da inteligência.

Em agosto passado, um deles ampliou a troca de informações entre os órgãos que fazem parte do Sisbin. A norma criou uma central de investigação do sistema e determinou o compartilhamento dos bancos de dados de órgãos do governo como Polícia Federal e Banco Central. A Abin afirmou que a medida iria regularizar a cooperação informal entre os policiais e servidores federais, como aconteceu durante a Operação Satiagraha.

“O objetivo da medida é criar um centro de integração onde servidores de todos os órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) possam trabalhar lado a lado. A interação constante entre os servidores destas agências públicas permitirá uma pronta resposta aos desafios da atividade de inteligência estratégica”, afirmou nota da Abin, que ainda era dirigida por Paulo Lacerda. Ele foi tirado do cargo e nomeado adido policial em Portugal depois que o presidente Lula perdeu a confiança nele.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Veja: Consultor Jurídico

domingo, 22 de março de 2009

INVENTOS - o primeiro carro voador

O primeiro carro voador da história da humanidade foi apresentado esta semana nos EUA. Trata-se do veículo híbrido construído pela Terrafugia. A apresentação foi feita em Boston, no últmo dia 18.






Saiba mais acessando: Terrafugia

sexta-feira, 20 de março de 2009

Broa de leite condensado


Broa de leite condensado

5 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fermento químico
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
1 xícara de leite condensado
1 gema para pincelar as broas

Foto: Reprodução, TVCOM


1- Em uma vasilha, misture a manteiga, os ovos e o leite condensado. Adicione o fermento com a farinha de trigo e, neste momento, comece a amassar a massa com as mãos. Misture bem até que se desgrude dos dedos
2- Separe pedaços de massa no formato de pequenas broas e arrume-os em uma fôrma previamente untada com margarina e enfarinhada. Pincele gema em cada uma das broas
3- Leve ao forno médio pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos. As broas estarão prontas quando ficarem douradas, ou enfiando um palito, o mesmo sairá seco. Sirva morna ou fria com café preto ou leite para as crianças. Fica uma delícia!

Sugestões Para Economizar Energia Elétrica

Combater o desperdício de energia elétrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Quando o consumidor utiliza racionalmente a energia, ele está preservando os recursos naturais do País e, ao mesmo tempo, evitando problemas de abastecimento. Atitudes simples, mas inteligentes, que se utilizadas vão resultar, para o consumidor, numa redução significativa da conta de energia. Sempre que puder, evite usar aparelhos elétricos no horário de ponta do sistema elétrico, das 17 às 22 horas.

O consumo de alguns eletrodomésticos, como geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado, é medido todo ano por um centro de pesquisas do Governo. Os campeões em economia nas suas respectivas categorias ganham o selo do Procel de Economia de Energia. Na hora da compra, dê preferência a esses modelos


Lâmpadas

  • Na hora de comprar novas lâmpadas dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Esse tipo de lâmpada, além de consumir menos energia, duram 10 vezes mais.
  • Sempre que possível utilize lâmpadas fluorescentes, que duram mais e gastam menos energia.
  • Evite acender lâmpadas durante o dia e use mais iluminação natural.
  • Utilize somente lâmpadas de 127 ou 220 Volts, compatíveis com a tensão da rede de energia.
  • Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
  • Utilizar iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.
  • Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, salvo aquelas que contribuem para sua segurança.
  • Nunca use arame, fios ou moedas no lugar de fusíveis.

Ferro elétrico

  • O ferro elétrico deve ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupa para passar.
  • Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
  • Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade.
  • Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.
  • Regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos. As roupas mais delicadas devem ser passadas primeiro. No final, depois de desligar, o calor do ferro pode ser aproveitado para passar algumas roupas leves.

Geladeira/ Freezer
  • O consumidor dever observar quanto for comprar geladeira ou freezer se o produto tem o Selo Procel de Economia de Energia. A instalação do aparelho deve ser feita em local bem ventilado, evitando a proximidade do fogão e de aquecedores ou áreas expostas ao sol. Esses eletrodomésticos devem ter um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.
  • Ao escolher um novo aparelho, leve em conta também as instruções da etiqueta laranja que indica o consumo médio mensal.
  • Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.
  • Regule o termostato adequadamente em estações frias do ano. Consulte o manual do fabricante.
  • Faça degelo sempre que a camada de gelo atingir a espessura de, aproximadamente, 1cm.
  • A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando fuga de ar frio.
  • Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer, nem use recipientes sem tampa.
  • O seu aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.
  • As portas da geladeira ou do freezer não devem ficar abertas por tempo prolongado. O usuário deve arrumar os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los.
  • Retire de uma vez só todos os alimentos de que necessite.
  • As prateleiras não devem ser forradas com plásticos ou vidros , pois isto dificulta a circulação interna do ar.
  • Não deixe a porta aberta além do necessário.
  • Não desligue sua geladeira ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte.
  • Conserve limpas as serpentinas.
  • Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada.

Televisão

  • Não deixe o aparelho ligado se ninguém estiver assistindo. Se a televisão tiver programação, use o timer quando quiser dormir com ela ligada.

Chuveiro elétrico

  • Este é um dos aparelhos que mais consome energia. O ideal é evitar o seu uso no horário de ponta, entre 17 e 22 horas.
  • Deixe a chave na posição menos quente (verão) , pois assim você economiza cerca de 30% de energia.
  • Feche a torneira para se ensaboar.
  • Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento do consumo e é perigoso.
  • Limite seu tempo debaixo da água quente.

Ar condicionado

  • Procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Eles fazem uma boa diferença na conta de energia, principalmente no verão, quando o ar condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa.
  • Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente.
  • Regule adequadamente o termostato, mantendo a temperatura desejada no ambiente.
  • Desligue o aparelho quando o ambiente ficar desocupado.
  • Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando.
  • Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho.
  • Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.
  • Ao usá-lo, mantenha portas e janelas fechadas para evitar a troca de calor.
  • Limpe os filtros periodicamente.
  • Quando instalar o aparelho exposto aos raios solares, instale uma proteção, sem bloquear as grades de ventilação.
  • Desligue-o sempre que se ausentar por muito tempo do local onde está instalado.
  • Só ligue o ventilador quando estiver no ambiente.

Máquina de lavar roupa e secadora

  • Economize água e energia lavando, de um só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.
  • Use a dose certa de sabão especificada no manual para evitar repetir operações de enxágüe.
  • Mantenha o filtro sempre limpo.
  • Utilize a máquina de lavar roupa e a secadora com suas capacidades máximas, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica.

Aparelho de som

  • Ouça sua música mas, se deixar o local, desligue o aparelho.



Boiler - Aquecedor central de água -

  • Compre sempre o que melhor atenda às suas necessidades.
  • Dê preferência aos aquecedores equipados com controle de temperatura.
  • Instale o aquecedor perto dos pontos de consumo e isole adequadamente as canalizações de água quente.
  • Nunca ligue o aquecedor vazio à rede elétrica. Para verificar se está vazio ou não, abra as torneiras de água quente.

BOA SORTE E BOA ECONOMIA

Longevidade Cerebral

Cérebro: Use-o ou Perca-o

Milhões de pessoas gastam enormes quantias de dinheiro e tempo em programas de atividade física para estimular músculos e coração; ignoram o órgão mais importante do corpo: O Cérebro.

Para conhecê-lo um pouco mais, vamos viajar por dentro dele. Tomar um trem e viajar por suas estações. Vamos passar por elas e dar pequenas paradas: Tronco encefálico, cerebelo e o cérebro propriamente dito.

Primeira parada no tronco encefálico. Ele está logo acima da coluna vertebral e foi a primeira parte do cérebro formado no útero. Foi um dos primeiros elementos do cérebro a evoluir. Há 280 milhões de anos, os primeiros animais a pisar na Terra, os répteis, tinham apenas o tronco encefálico. Por essa razão uma lagartixa jamais será um animal de estimação, a que está na sua parede jamais poderá amá-la. O tronco encefálico transfere informações dos sentido e controla coisa básicas como a respiração e as batidas do coração.

O cerebelo, nossa segunda parada, fica logo atrás do tronco encefálico e ajuda o corpo a se mover. Possui a memória dos movimentos e governa a coordenação dos músculos. Por isso dançarinos e atletas têm o cerebelo muito bem desenvolvido. Movimentos pertencem à memória sinestésica.

O cérebro não existia há 80 milhões de anos quando nossos ancestrais de sangue quente, os mamíferos, passaram a habitar a Terra. Ele se parece com duas metades de nozes que juntas forma um esfera. É coberto por uma fina camada semelhante a um glacê . O cérebro que raciocina é o neocórtex. Quanto mais sulcos e fissuras uma espécie tem, mais inteligente ela é porque há mais espaço para o neocórtex.

O sistema límbico está situado numa área do cérebro que é responsável pelas emoções e pela memória. O rejuvenescimento límbico produz grandes vantagens. Intensifica a memória e produz uma sensação de bem-estar. Em algumas pessoas aumenta uma habilidade cerebral chamada sinestesia. É basicamente a coordenação dos sentidos.

Uma entre 100 mil pessoas é capaz de ver sons e saborear cores. Todo conhecimento, toda memória que você possui existem como uma entidade física. São portanto vulneráveis aos maus tratos físicos. Parece estranho falar que pensamentos e memórias são entidades físicas, mas eles são.

Caso houvesse um super-microscópio seria possível apreciar pensamentos e memórias. Ver as estruturas bioquímicas, alterações nos códigos do DNA das células, e correntes bioelétricas de energia. Recentes avanços tecnológicos mostraram que , na verdade, usamos todas as áreas de nosso cérebro, só que não com toda a eficiência. O cérebro é apenas corpo humano. Glândulas endócrinas , secretoras de hormônios, são elo principal entre corpo e mente. A mente é o software, o produto místico e misterioso de tudo o que somos. O cérebro é o hardware, um órgão físico que requer nutrição, descanso e uso.

Plasticidade do Cérebro - Até pouco tempo pesquisadores pensavam que o cérebro era essencialmente estático. Porém a tecnologia de ponta vem provando em contrário. Tomografia Computadorizada, Tomografia por Emissão de Pósitrons e Imagem de Ressonância Magnética, mostraram que, ao potencial único regenerativo do cérebro, suas áreas arruinada podem ser trazidas de volta. O cérebro não armazena cada uma de suas memórias em células cerebrais distintas ou isoladas, ou seja neurônios. Em vez disso , a memória está armazenada em redes de neurônios interligados. Se um morre, o cérebro pode restabelecer essa conexão, através de circuitos redundantes com outros neurônios.

A medida que envelhecemos nossas ramificações aumentam, como uma árvore do crescimento. As ramificações extras compensam a morte dos neurônios. Todas as células cerebrais têm ramificações chamadas dendritos. É através dessas conexões que os pensamentos viajam Quanto mais conexões melhor o cérebro funciona. Quando uma conexão deixa de existir ela pode ser substituída por outra.

As freqüências cerebrais -

ONDAS CEREBRAIS FREQUÊNCIA (*CPS) NÍVEL

DELTA: de 1/2 a 4 CPS - Inconsciência

TETA: de 5 a 7 CPS - Sono Profundo

ALFA: de 8 a 13 CPS - Sono Confortável

BETA: de 14 a 40 CPS - Consciência

Tranqüilidade <---- 19 ----> Excitação

* CPS = A ciclos por segundo

Freqüência ideal : 19 CPS Boa saúde, Inteligência, Concentração e Relaxamento

Freqüência de risco : 21 CPS Estresse e ansiedade, Imunidades vulneráveis. Perda de concentração e da memória.

Freqüência patológica : 80 CPS Ataque Epiléptico Convulsões.

Problemas psicossomáticos são problemas simplesmente causados pela mente, (Psique) que interferem no corpo (Soma). Em ALFA podemos separar o "Psique" do "Soma" . Dessa forma a mente encontra as soluções para os problemas físicos. Durante a atividade diária, normalmente as pessoas encontram-se no nível BETA , isto , emitindo 21 ondas cerebrais por segundo. Se há uma excitação, raiva, contrariedade, apreensão, ou emoção , o nível se eleva para a faixa dos 21 a 25 CPS.

De acordo com o grau de excitação esses valores poderão subir ainda mais. Quase todos estão de acordo e, dentre eles a comunidade médica e cientifica , de que a ansiedade e o estresse são os grandes agressores do homem moderno, que vive nas grandes cidades.

O corpo somatiza o que se passa na mente, e aparecem as doenças. Isso acontece porque os mecanismos que controlam as imunidades se enfraquecem, propiciando à ação dos germes e vírus que circulam no sangue. Quando o sistema imunológico está OK ele se encarrega de propiciar as defesas necessárias das doenças. Os níveis elevados das ondas cerebrais, provocam a perda de concentração e a memória se torna fraca . Com o ciclo excessivamente alto, os pensamentos se substituem com grande rapidez , sem se fixarem, tornando a mente confusa. Uma grande energia é produzida e a mente a dissipa através de reações físicas .

Pessoas mais idosas, retemperam-se cochilando. Estão em ALFA. Isso é muito bom. Uma das maneiras de entrar no nível ALFA é através da meditação. Ela reduz as ondas cerebrais e separa a mente do corpo. Quando você chega cansado da rua e senta-se numa poltrona descontraidamente, de olhos fechados e sem nenhuma preocupação, o seu cérebro começa a produzir o ritmo ALFA. A diferença entre sentar descontraído numa poltrona e entrar no ritmo ALFA é que ao entrar cientificamente nos níveis inferiores você permanece o tempo que desejar. Sabe que está profundamente relaxado. Ao sair dele sabe que ao abrir os olhos terá entrado no estado BETA.

Para minimizar o estresse é bom lembrar de que você caminha nas batidas de seu coração e não no ritmo do tique-taque do seu relógio.

Vicente Rocha