domingo, 31 de maio de 2009

SEM SURPRESAS


O mistério chegou ao fim. Após 19 meses da escolha do Brasil como palco da Copa do Mundo de 2014, a Fifa divulgou, neste domingo, em Nassau, nas Bahamas, o nome das 12 sedes do Mundial. Sem muitas surpresas, foram confirmadas Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Dessa forma, das 17 candidatas que estavam na disputa, ficaram fora as cidades de Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Rio Branco (AC).
Mais,aqui

MANUAL DE SEXOS PARA CRIANÇAS

Navegando pela Internet - deparei-me com o blog NOTÍCIAS DA BOTA de crissinatt com a matéria, direto de Firenze na Itália, que abaixo transcrevo:

Folheando um dos jornais aqui de Firenze, encontrei o seguinte artigo, no qual o título dizia o seguinte: "Brasile, in libro sesso spinto spiegato ai bimbi, sbagliare è umano e perseverare è diabólico."

O artigo dizia o seguinte: Há alguns meses atrás, numa escola pública de São Paulo foi publicado e distribuido alguns livros escolares de geografia, onde haviam erros grosseiros no mapa da América do Sul. Segundo o artigo, no mapa houve inversão e confusão nos territórios do Uruguai e Paraguai e que o os limites do Equador também estava errado. Gente, é inadmíssivel que livros escolares contenham erros tão primários. É tão difícil assim, fazer o mapa da América do Sul? Onde estão os nossos "espertos" em geografia para ensinar as crianças a posição correta do Paraguai e do Uruguai? Realmente, trata-se de algo quase impossível de acreditar que acontece ainda nos dias de hoje.

E logo em seguida, no mesmo artigo, dizia que depois da confusão dos mapas, houve um outro escândalo sobre livros na rede pública de ensino no Brasil. Trata-se da publicação e da difusão de um manual de educação sexual do tipo pornográfico destinado a 1.200 crianças de nove anos de idade. O artigo diz que o manual se trata de "um texto colorido de vulgaridade, posições sexuais pouco ortodoxas e chamadas de sexo oral e anal." Diante do fato, o Governador de Sao Paulo, José Serra, mandou retirar os livros da escola e averiguar o que foi que aconteceu.

Tenho alguns comentários a fazer: Acho excelente que as escolas públicas tenham incluído Educação sexual nas matérias. Eu teria adorado, se no meu tempo de escola, a gente aprendesse sobre sexo na escola em vez de ter que aprender lendo revistas, como a Carícia, que eu nem sei se existe mais ou então através dos amigos. Naquele tempo, eu não tinha abertura de falar sobre sexo com meus pais.

Agora, falando sério, eu não gostaria que meu filho, de nove anos, aparecesse em casa com um manual de sexo explícito dado pela escola. Acho que o manual é até válido, mas para crianças ou melhor, para adolescentes em idade apropriada.

Eu gostaria até de saber dos leitores que estão no Brasil, se foi divulgado alguma coisa na mídia sobre o tal livro. Alguém teve acesso a esse livro, ou a mídia italiana esta exagerando?

Uma outra coisa que me deixa super triste é a imprensa internacional só divulgar coisas ruins do nosso Brasil, além do futebol e do samba. Ninguém aqui comentou que o Brasil pagou todo o débito com o FMI e que em tempos de crise mundial, a gente está emprestando dinheiro... Isso aí ninguém comenta... infelizmente!

Aqui no Brasil foi divulgado o asunto - veja acessando:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u568059.shtml

FOTÓGRAFO QUE RETRATOU BRASÍLIA

BRASÍLIA HOMENAGEIA MÁRIO FONTENELLE NO MÊS EM QUE COMEMORARIA 90 ANOS

Juscelino e o arquiteto Lúcio Costa no Planalto Central durante a construção de Brasília, 1959.
© Foto de Mário Fontenelle.
Ontem, no Museu Vivo da Memória Candanga em Brasília, foi lançada uma série de quinze postais com fotografias do piauiense Mário Fontenelle feitas durante a construção da cidade. Na ocasião, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Arquivo Público do Distrito Federal lembraram os 90 anos do fotógrafo com uma projeção de fotos e um debate sobre a obra de Fontenelle com a participação dos fotógrafos Joaquim Paiva e Orlando Brito, do arquiteto Silvio Cavalcante e do jornalista Jarbas Marques. Mário Fontenelle era um mecânico de aviões, que foi para Brasília com Juscelino Kubitschek e passou a fotografar a cidade. É o autor da foto histórica dos dois eixos se cruzando no cerrado ainda inabitado, feita em julho de 1957. É dele também a foto de Lucio Costa e JK encostados numa placa de Avenida Monumental, em abril de 1959. Mário Fontenelle morreu em 1986 esquecido num asilo.
Fernando Rabelo

Carta-Renúncia de SIR NEY

Não me perguntem como consegui, mas esta é a carta-renúncia de Sir Ney: “Os recalques e o desrespeito dos humoristas se desencadeiam contra mim. Não me acusam, me gozam. Não me combatem, me ridicularizam. E não me dão cinco anos de governo. Tenho dormido dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante para realizar alguma coisa. Nada mais vos posso dar depois da moratória e da conversa ao pé do rádio. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, eu volto para o Maranhão. Escolho esse estado para estar longe de vosco. Meu fiasco vos manterá desunidos e meu fracasso será vossa bandeira de fuga. Ao riso respondo com o pendão. E aos que pensam que me gozaram respondo com outra gozação. Serenamente dou o último passo pra Academia e saio da história para cair na vida." (1988. Quando Sarney lutava para permanecer mais um ano no governo.)

Millôr Fernandes, Millôr Definitivo, A Bíblia do Caos, 5ª Edição, página 415.

Don Suelda

MURAL DA HISTÓRIA

Foto sem crédito
Maio, 31, 1930
Nasce Clint Eastwood, ator e diretor de cinema norte-americano

ÍMPETO CULTURAL - MÍSTICA DE DESENVOLVIMENTO

Afastamo-nos, cada vez mais, daqueles primórdios de vida sobre a formosa campina onde hoje se expande, desenvolve e amadurece modernamente a metrópole de Campo Mourão.Ela vestiu-se e revestiu-se, desde Miltom Luiz Pereira, de novas roupagens, em todos os aspectos, mas, sobretudo no que tange aos ímpetos de aculturação, os ideais se transmudaram em imposição coletiva que se definiu invocando energicamente a emulação para a implantação do Ensino Superior.
O único meio de nos desvencilharmos, definitivamente, dos grilhões de um desenvolvimento heterogêneo, declarando a independência intelectual, será sob a bandeira da cultura, da educação, da instrução – religando os anseios de Paz e Amor – que dia-a-dia, entre nós se expande e aquece, integrando efetivamente a nacionalidade, nos efeitos de brasilidade para a Humanidade.
A instituição da Fundação Educacional, pelo Prefeito Rosalino Salvadori, através da Lei nº 23, de 14 de Agosto de 1967, foi o passo inicial, para a luta sem trégua, visando dotar o Município de uma Escola de Nível Superior, com a nomeação de um Conselho Diretor, para desenvolver os prérequisitos necessários, composto pela Professora Erony Maciel Ribas, Professor Egydio Martello, Dr. Renato Fernandes Silva e Professora Maria José de Oliveira.
Não obstante o abnegado trabalho desenvolvido por essa equipe, a tentativa primeira teve suas intenções frustradas pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná, negando através do Parecer nº 161/67, de 14 de Dezembro de 1967, autorização para o funcionamento de uma Escola Superior em terras mourãoenses, entristecendo a comunidade ansiosa, depositária de um desespero generalizado pela cultura, uma sede sofrida de tanto tempo, em busca da linfa refrigerante do saber que liberta, redime e eleva.
Mas, em 1968, o trabalho continuou, era Prefeito o Senhor Augustinho Vecchi, que encaminhou novo processo ao Conselho Estadual que, desta vez, votou favoravelmente pela criação de uma Faculdade de Filosofia em Campo Mourão, emitindo o Parecer nº 47/69, de 21 de Maio de 1969.
No entanto, no decorrer do tempo, muitos esforços foram despendidos para vencer a burocracia. A classe estudantil, contida de extraordinária expectativa, ante a aproximação do momento de instalação do primeiro Curso Superior no Município, aceitando os desafios, enfrenta, juntamente com as lideranças envolvidas na montagem das peças documentais exigidas, criando a COPRAF-Comissão Pró-Criação da Faculdade de Campo Mourão, com diretoria composta pelos jovens idealistas: Pedro Rogoski Neto, Presidente; Jair Francisco Githay, Vice-Presidente; Antonio C. Fernandes, 1º Secretário; José Pedroso Fabri, 2º Secretário; Antonio Pedroso Fabri, 1º Tesoureiro; Clarice Arana, 2º Tesoureiro e, representantes das entidades estudantis: Palmyos Gomes Martins (Científico), Adalberto Gouveia (Ginásio), Luiz Fernando Escarpin (Comércio), Cleide Perete (Normal), Dorli Carletto (Presidente da Umes) e José Luiz Migliavacca.
Em reunião realizada no dia 13 de Junho de 1971, sob a presidência do Prefeito Horácio Amaral, os membros da Comissão Pró-Faculdade, composta pelos Professores Ephigênio José Carneiro, Wilson Luiz Ubialli, Walfrido Tokarski, Maria Enilda de Oliveira e Pedro Rogoski Neto, representando a COPRAF, presente também o Professor Nelson Sperandio, Secretário da Reitoria da Universidade de Londrina, orientador e coordenador dos trabalhos de montagem do processo para a implantação definitiva de uma Escola Superior em Campo Mourão, concluíram o anteprojeto de lei, propondo a criação de uma Fundação, com a denominação de Instituto de Ensino Superior do Centro Oeste do Paraná, com a sigla IESCOPAR.
A matéria foi amplamente debatida, discutida e analisada, sofrendo alterações necessárias, sugeridas pelas esferas educacionais, até que, no dia 24 de Agosto de 1972, através da Lei nº 26, sancionada pelo saudoso “Prefeito Escola”, Dr. Horácio Amaral, deu-se a criação da FUNDESCAM-Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão, com escritura pública registrada no Livro nº 109-N, fls. 299, do Primeiro Tabelionato de Notas de Campo Mourão, em 04 de Setembro de 1972, nesse mesmo dia o Prefeito Horácio Amaral, pelo Decreto nº 25/72, nomeou nos termos da Lei nº 26, os componentes dos órgãos administrativos da Fundescam, para Diretor: Prof. Ephigênio José Carneiro e Vice-Diretor: Prof. Walfrido Tokarski e, por indicação das entidades - Conselho de Administração: Pedro da Veiga (Executivo Municipal), Dom Eliseu Mendes (Mitra Diocesana), Dr. Roberto Luiz Assumpção de Quintanilha Braga (Associação Médica do Paraná, Secção Regional de Campo Mourão), Prof. Wilson Luiz Ubialli (Associação dos Professores do Paraná – 14ª Região), Dorly Carletto (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão), Augustinho Bukowski (Sindicato dos Trabalhadores Rurais),Waldomiro Ferrari (Lions Clube de Campo mourão), Iracy Ferrari (Rotary Clube de Campo Mourão). Conselho de Curadores: (efetivo) Vereador Sergio Sebastião Miguel, (suplente) Getúlio Ferrari (Câmara Municipal), (efetivo) Nelson Teodoro de Oliveira, (suplente) Joel d’Aparecida Albuquerque (Sindicato Rural de Campo Mourão), (efetivo) Dr. Euvaldo Cordeiro Correa, (suplente) Dr. Divonsir Graf (Associação dos Advogados de Campo Mourão.
Conselho de Administração da Fundescam - da esquerda de pé: Divonsir Graf, Roberto Assumpção de Quintanilha Braga, Iraci Ferrari, Augustinho Bukowski, Walfrido Tokarski, Ephigênio José Carneiro, Nelson Teodoro de Oliveira, Pedro da Veiga e Sergio Sebastião Miguel - Sentados: Dorly Carletto, Dom Eliseu Simões Mendes, Horácio Amaral e Getúlio Ferrari.
Os Conselhos reunidos no dia 16 de Fevereiro de 1973, compondo a 4ª Assembléia Geral Extraordinária, elegeram o seguinte Conselho Diretor da Fundescam - Presidente: Prof. Ephigênio José Carneiro, Vice-Presidente: Prof. Walfrido Tokarski, Tesoureiro: Pedro da Veiga, Vogais: Dom Eliseu Simões Mendes e Wilson Luiz Ubialli, tendo como suplentes: Dr. Renato Fernandes Silva e Dr. Horácio Amaral. Em nova Assembléia, dia 15 de Setembro de 1973, esse Conselho foi dissolvido, elegendo-se um novo, assim constituído – Presidente: Dom Eliseu Simões Mendes, Vice-Presidente: Dr. Renato Fernandes Silva, Tesoureiro: Pedro da Veiga. Vogais: Dr. Horácio Amaral e Getúlio Ferrari e suplentes: Wilson Luiz Ubialli e Divonsir Graf. Em 20 de setembro de 1974, com o falecimento de Dr. Horácio Amaral, o Prof. Ephigênio José Carneiro passou a integrar o Conselho Diretor como vogal suplente.
FONTE LIVRO

BIG BEN DE LONDRES HOJE COMPLETA 150 ANOS


O Big Ben é um dos pontos mais conhecidos de Londres, tornando-se ainda mais espetacular à noite, quando o mostrador do relógio fica iluminado. O nome Big Ben, na verdade, não se refere à torre do relógio, mas sim ao sino de treze toneladas suspenso em seu interior, fundido em 1858, na Oficina de Fundição de Sinos de Whitechapel, foi instalado em 31 de maio de 1859, recebeu este nome em homenagem ao Primeiro Comissário de Trabalhos (Chief Commissioner of Works), Sir Benjamim Hall, por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha a alcunha de Big Ben. A torre é conhecida simplesmente como Torre do Relógio. Algumas vezes, referem-se à torre como Torre de St Stephen’s, mas este nome não é usado pelos funcionários do Palácio de Westminster. Existe uma idéia errônea de que o Big Ben é o mais pesado sino britânico. Na verdade, é o terceiro em termos de peso. O primeiro é o Great Paul, com 16 toneladas, que se encontra na Catedral de São Paulo, e o segundo é o Great George, com 14 toneladas, que pode ser visto na Catedral de Liverpool. Os quatro mostradores do relógio têm sete metros de diâmetro; o ponteiro dos minutos tem 4,27 metros de comprimento e os algarismos, 61 cm de altura. Os minutos são regulados por uma pilha de moedas colocadas em um grande pêndulo. Outra curiosidade sobre a Torre do Relógio é que lá existem celas onde Parlamentares podem ser presos por infrações ao privilégio parlamentar, embora seja raro isso ocorrer - o último caso registrado foi em 1880. O Big Ben é o foco das comemorações de Ano Novo no Reino Unido, com estações de rádio e TV sintonizados nas badaladas para dar as boas vindas ao começo oficial do ano. Também pode ser ouvido marcando as horas antes de alguns boletins de notícias na BBC Radio 4 e na BBC World Service. Esta prática começou no dia 31 de dezembro de 1923, quando foi ao ar a primeira transmissão das badaladas. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, uma bomba incendiária destruiu a Câmara dos Comuns do Parlamento, mas a Torre do Relógio permaneceu intacta e o Big Ben continuou marcando as horas pontualmente. Seu som único foi transmitido para a nação e para o mundo - uma bemvinda renovação de esperança para todos que ouviram.

P O N T O C E G O

Tampe seu olho direito. Olhe no ponto do lado direito com o seu olho esquerdo. Permaneça olhando no ponto, enquanto, lentamente movimenta-se mais perto ou mais longe da tela. Você descobrirá o ponto cego na sua visão quando o ponto do lado esquerdo desaparecer completamente.


sábado, 30 de maio de 2009

QUAIS COMPETÊNCIAS QUE UM LÍDER DEVE TER?

Acredito que para se tornar um bom líder é necessário desenvolver algumas competências independentemente do cenário em que você pretende atuar. Por isso, analise como anda trabalhando e reflita sobre os pontos a seguir, considerados básicos:
Desenvolva visão de curto, médio e longo prazos – O líder precisa ter uma visão de futuro atraente e realista, com parâmetros bem definidos para a questão dos números. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de suas expectativas e as formas de alcançá-las.
Oriente-se para resultados em equipe – Além de ter uma visão futura bem definida, é necessário criar estratégias que envolvam pessoas para o alcance de resultados extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe por dedicarem sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo, assim, do desenvolvimento de competências.
Tenha senso de realidade – O líder tem de perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca foram nem serão como ele gostaria que fossem. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso dos negócios e da equipe é uma característica fundamental para um líder extraordinário e orientado para bons resultados, que permitam crescimentos na área profissional e pessoal.
Mantenha-se flexível – A flexibilidade ajuda um líder a realizar o que é necessário para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma maneira diferenciada ou, até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá de fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o destino final é essencial.
Reconheça a equipe – O verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a forma e a frequência com que um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões quinzenais para parabenizar e comemorar os resultados mais importantes do período.
Conheça a si mesmo – Muitos líderes se frustram por não conhecerem o perfil das pessoas que formam sua equipe, mas antes é preciso buscar o autoconhecimento. Aconselho a todo líder passar por programas de coaching, terapias, treinamentos, entre outros. Quando um líder conhece seu ponto fraco pode transformá-lo em ponto forte.

Autor: desconhecido.
Copiei do Mury com y
La Guardia complementa:

O bom lider deve viver os valores da empresa e saber transmiti-los a seus subordinados.
O bom lider deve ser ético e honesto. Transparente para seus subordinados.
O bom lider deve saber estabelecer, junto com sua equipe, metas para conquistar a missão da empresa.
O bom lider deve saber aprender com seus erros. Deve reconhecer seus erros e admiti-los.
O bom lider reconhece o esforço de sua equipe.

ARREPENDIMENTO OU SAFADEZA?

Charge do Blog da Santa
Quando viu sua afirmação (mentirosa) de que por ter residência fixa em Brasília, não recebia o auxílio moradia publicada na "Folha de São Paulo", apressou-se num pedido público de desculpas, nominando também os companheiros: João Pedro(PT/AM), Cícero Lucena(PSDB/PB) e Gilberto Goellner(DEM/MT). A declaração foi tão vergonhosa, que os três larápios irão(?) devolver a apropriação indébita. Resta saber, se desde o início do recebimento. Quando foi presidente, dono do Maranhão, foi alvo de uma charge que mostrava a figura de um 'rato' e, em qualquer posição que se virasse a imagem, via-se sua fisionomia. Atualmente preside o Congresso Nacional. Continua o mesmo.

MANEIRAS DE BUSCAR E REJEITAR A FÉ


“A FÉ É TELÚRICA, ESSENCIAL”

Carlos Heitor Cony

Eu não vejo a fé como uma questão de tolice, nem como uma questão de força. A fé é uma coisa essencial, telúrica do homem. Há uns quatro anos, tive um problema de saúde e me aconselharam a falar com um amigo meu de seminário que hoje é bispo.

Ele sabe que sou ateu e me disse uma frase que me impressionou muito: ‘Nós temos necessidade da fé porque existe alguma coisa’. Eu falei: ‘Não, até aí você está propondo a coisa pela prova, não é argumento’. Ele disse assim: ‘O homem tem sede porque tem muita água. Se o universo não tivesse tanta água o homem não teria sede. Então, existe sede porque existe muita água, o que levaria á idéia de que essa sede que a gente tem do infinito, da espiritualidade, da eternidade, de um ser superior que nos guia e rege é uma tendência quase filosófica do homem, ou melhor, se o corpo tem a sua fisiologia própria, que o obriga a ter sede e fome, o espírito que vivifica a matéria teria essa necessidade de água, que seria, no caso, Deus’.

Eu respondi o contrário: ‘Existe muita água, por isso tem fé. Poderia inverter os termos’. É uma questão muito ampla. Não se chega nunca, não se chegará nunca a um resultado. Há uma tendência hoje de, por meio da ciência, querer justificar a fé. Não que a ciência vá provar a fé -isso jamais fará-, mas admitem que a ciência será complementar à fé. Eu não acredito nisso.”

“A RAZÃO JUSTIFICA A CRENÇA”

Mauro Salles

“A fé não é refúgio dos tolos, é uma realidade do ser humano e ela, curiosamente, é uma realidade muito atual. Eu fui a uma noite de autógrafos, e o livro que estava sendo lançado, a biografia de Fujioto Tatshibana, de Aldo Pereira, tinha como epígrafe uma frase que diz assim: “Fé é acreditarmos no que não vemos, a recompensa dessa fé é vermos aquilo em que acreditamos’. Essa é, se não me engano, uma frase de Santo Agostinho, portanto, uma frase secular que continua atualizada. A melhor maneira de demonstrar a seriedade da fé é imaginar o homem sem fé. Imaginar o ser humano sem fé.

Houve inúmeras tentativas de desacreditar a fé, de eleger a razão como a única coisa essencial, mas até os agnósticos porque não acreditavam, não tinham fé num Deus, mas, de outra parte, chegava um momento em que eles tinham que acreditar na existência do espírito como uma qualidade extra do homem, já que nem eles podiam imaginar que um homem sem espírito estava devolvido apenas à sua função animal.

Aceitar um homem sem espírito como gerador de pensamento é a mesma coisa que acreditar num animal muito inteligente que possa ser gerador desse pensamento, ou então imaginar que o computador, a máquina, possa ser geradora. Hoje, ao contrário, já se usa a razão para justificar a fé.”

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Da Folha de S.Paulo edição de Domingo-27 de julho de 1997 - divulgando o tema da 19ª edição da série "Diálogos Impertinentes", realizado no dia 24 de junho, no teatro de arena da PUC, dentro da série promovida pela Folha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

AILTON MACIEL - (CINZAS)

Que é feito do viver daqueles tempos?
Onde estão da casinha os habitantes?
A primavera, que arrebata as asas...
Levou-lhes os passarinhos e os amantes!...
Castro Alves

Aparece, ó visão de minha vida!
Vem decantar comigo o amor luzente...
Não vês, menina, a chaga dolorida
Que fervilha em meu peito penitente?...

O vem, ó vem, eu, louco, desespero!
Vem sentir desta vida os seus sabores...
Vem, açucena, eu todo dia espero
Os momentos ditosos dos amores!

Não te lembras, então, dos belos dias,
Que passamos felizes, lado a lado,
Só sentindo prazeres e alegrias
Sob o tempo, feliz, enluarado?!

Ainda recordo a nossa feliz vida:
Eu beijava a sorrir os teus cabelos.
Hoje o meu ser é chaga dolorida,
Hoje os sonhos são frios pesadelos!

Quão ditosos nos foram os momentos
Quando em tempo atrás juntos passamos...
Hoje restam visões e mil tormentos
Dos tempos auros em que nos amamos!

Hoje só restam cinzas... devaneios...
Recordações fatais pras nossas vidas:
Tu tens o corpo de carícias cheio,
E eu de chagas e fatais feridas!

Fortaleza, 7/10/64.
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
Ailton Maciel (1943 – 1974)
Ailton Alves Maciel nasceu em Baturité em 7 de março de 1943. Em vida nada publicou, embora tenha escrito inúmeros poemas, romances e contos. Sua obra mais importante desapareceu. Talvez no incêndio doméstico que quase o matou, em Brasília, onde foi viver (e morrer) no início dos anos 1970. Sua morte clínica se deu no dia 22 de outubro de 1974. Apenas quatro contos se salvaram: "Santa Caçada", "O Touro", "O Careca" e "O Presente da Professora", publicado na revista Literatura n.º 24, de 2003. Outros onze fragmentos encontrados podem ser de contos e romances.

Fontes:
http://literaturasemfronteiras.blogspot.com/
– Jornal de Poesia
– Imagem = http://leninhaluz.blogspot.com

sexta-feira, 29 de maio de 2009

JERRY LEWIS RETORNARÁ AO CINEMA

A notícia de que o comediante norte-americano Jerry Lewis, 83 anos, um dos humoristas mais importantes do cinema nas décadas de 1950 e 1960, retornará ao cinema após mais de 25 anos do seu último papel como protagonista de "O Rei da Comédia" (1983), alegra o contingente de fãs que muito riram com suas atuações.

Desde sua participação no filme de Scorsese, em que contracenou com Robert de Niro, LewisUm Sonho Americano" e "Funny Bones".
havia aparecido em papéis secundários em filmes como "

De acordo com o site da revista especializada em entretenimento "Variety", as filmagens do drama independente "Max Rose", que contará com o veterano ator e será dirigido por Daniel Noah, começarão em setembro, em Los Angeles, Estados Unidos.

"Max Rose" conta a história de um viúvo que recorda de momentos importantes em sua vida para conseguir desvendar mistérios dentro de seu casamento e de sua família. "Vamos mostrar um homem mais velho muito amoroso e otimista e, sobretudo, seu amor pela filha mais nova", disse Jerry Lewis à publicação.

Será bom rever o grande ator, pois somos da geração privilegiada que se divertiu com o seu humor bagunçado...
Fonte: Folha Online

SENADORES RECEBEM AUXÍLIO IRREGULARMENTE


Senadores recebem auxílio irregularmente.
Mesmo ocupando apartamentos funcionais, 3 congressistas recebem R$ 3.800 de auxílio-moradia por mês.

ADRIANO CEOLIN
ANDREZA MATAIS
DA FOLHA DE S. PAULO SUCURSAL DE BRASÍLIA


Três senadores receberam auxílio-moradia de R$ 3.800 mesmo morando em apartamentos funcionais do Senado.
O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que mora em seu próprio imóvel, também recebeu o auxílio, mesmo tendo à disposição a residência oficial e fazendo uso dela.
A Folha teve acesso a uma lista sigilosa de senadores que ganham o auxílio-moradia. João Pedro (PT-AM), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Gilberto Gollner (DEM-MT) receberam o benefício apesar de morarem em apartamentos funcionais cedidos pelo Senado, o que não é permitido pela legislação.
Depois de procurados pela reportagem, todos pediram o cancelamento do auxílio.
Anteontem, a Folha revelou que o Senado paga ilegalmente auxílio-moradia para 42 senadores. O ato que regulamentava o benefício foi revogado em dezembro de
2002.
Ainda que o instrumento legal valesse, os quatro senadores estariam em situação irregular, pois somente os congressistas sem imóvel funcional podem receber o benefício.
O ato revogado, e que deve ser reeditado, definia que o auxílio só seria pago aos "senadores que não dispuserem de apartamento funcional". Já a lei 8.112 diz que o benefício será pago se "não existir imóvel funcional disponível".
Na terça-feira, Sarney respondeu que "nunca" recebeu auxílio-moradia, benefício pago mensalmente juntamente com o salário do senador.
Mesmo depois de ter sido informado pela Folha de que seu nome constava na lista dos beneficiários, o senador insistiu nessa versão. Seus assessores afirmaram que a lista era falsa.
Somente ontem a assessoria de Sarney confirmou que ele recebe o benefício desde maio de 2007, e admitiu que, mesmo após ele assumir a presidência, o pagamento foi mantido. A assessoria disse que Sarney não tinha conhecimento disso e pediu a suspensão do benefício.
Lucena também disse que não tinha conhecimento de que tinha o auxílio. Ele recebeu o benefício ilegalmente durante um ano e oito meses - um total de R$ 79.800.
O senador encaminhou ofício à direção da Casa no qual considera o fato "extremamente grave". Também pediu a suspensão do pagamento e disse que irá devolver o valor.
O mesmo informou o senador João Pedro. Desde junho do ano passado, ele ocupa um apartamento funcional. Ainda assim, recebeu R$ 45.600 de auxílio neste período.
Gollner também se disse surpreso. Por meio de assessoria, ele informou que "os procedimentos para correção estão sendo adotados pelo seu gabinete" e que irá devolver o valor se esse for o entendimento da Casa. Ele ocupa apartamento funcional desde julho de 2008 e recebeu R$ 41.800 de auxílio.
A direção do Senado disse que os pagamentos deveriam ter sido cancelados quando os senadores receberam imóvel funcional, mas não foram.

Fonte: Contra o Vento

DICA: COMO PRESERVAR A BANANA

Dica de Euzir Nascimento, da Casa Gourmet, rua Bela Cintra, São Paulo, ótima para clima quente quando as bananas ficam pretas logo:
"Quando comprar bananas, chegue em casa e corte todas da penca, da forma que foi cortado nas fotos com tesoura ou faca, para evitar mosquito e conservar por mais tempo sem deteriorar a ponta.
Normalmente a banana madura se separa da penca até mesmo pelo peso. Quando isto acontece, ela começa a melar aparecendo aqueles mosquitos de fruteira, além de oxidar e estragar mais rápido.
No dia seguinte ao corte, a banana já esta com a ponta seca e fechada, conservando íntegra por uma semana. A última foto mostra a banana madura com uma semana, bem preservada e com a ponta seca.
Eu recomendo, vale a pena e não atrapalha em nada o amadurecimento".
banana01 - Banana e tesoura
banana02 - Separando a banana do cacho
banana05 - Banana separada com 1 semana
Peguei lá do Contra o Vento

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A DESCOBERTA DOS CAMPOS DO MOURÃO

Conhecido dos ameríndios précolombianos, nas suas andanças pelos trilhos do caminho do Peabiru, foi Campo Mourão visitado pelos primeiros europeus em meados do século XVI. Depois da frustrada formação da Vila de Ontiveros e após a fundação, no ano de 1561, de Ciudad Real Del Guairá, os espanhóis penetraram em direção leste, nas matas entre os rios Piquiri e Ivaí e, com surpresa (que outras vezes, e até pouco tempo, também causavam surpresa e admiração), encontraram o Campo Aberto Bordado de Araucárias. Assim foi conhecida no 3º quartel do Século XVI, a savana ou cerrado, que em 1629, seria tumultuado com a passagem das hordas de bandeirantes luso-brasileiros (los portugueses de San Pablo, como diziam os jesuítas espanhóis), sob o comando de Manoel Preto e Antonio Raposo Tavares.

Em fins de 1769 e começos de 1770, pela expedição iniciada sob o comando do Capitão Estevão Ribeiro Bayão, de São José dos Pinhais, e completada pelo Capitão curitibano, Francisco Lopes da Silva, ambos sob o comando geral do Coronel Afonso Botelho de Sampaio e Souza (primo do Morgado de Mateus), após percorrer o rio Ivaí em toda sua extensão, reconheceu os campos que foram denominados Campos do Mourão (assim consta em mapas da Província do Paraná no ano de 1175), simplificado para Campo do Mourão e mais tarde para Campo Mourão, em homenagem ao Governador da Província de São Paulo, no período 1765/75, a qual se subordinava o Paraná, então sua quarta (e depois quinta) Comarca, Capitão-General D. LUÍS ANTÓNIO DE SOUZA BOTELHO MOURÃO (Morgado de Mateus), que instruiu Afonso Botelho – “sic”:

Já avisei vmce. que o rio chamado Ubatuba mande vmce. que se chame D. Luís de Matheus daqui por diante; em outro ponha vmce. o seu nome e em todos nomes de nossas casas, e apelidos mais conhecidos, de sorte que fique bem estampada a memória dos Autores deste descobrimento para os tempos futuros; do mesmo modo faça vmce. chamar os arraiais, o principal há de ser dos Prazeres do Regº, os outros de Matheus, de S. Luís, de Passos da Villa Real, dos Mourões, de Sobroza, da Cumieira, etc., tudo nomes que nos pertençam e que fiquem bem claros no conhecimento das gentes, para que possam resistir à fatalidade do esquecimento do tempo. (In carta de D. Luís António de Souza Botelho Mourão à Afonso Botelho de Sampaio e Souza, em 4 de Outubro de 1769 – Documentos interessantes do Arquivo Público de São Paulo – vol. VI, pgs. 36/37).

NA. rio Ubatuba hoje rio Ivaí.

D. Luís António de Souza Botelho Mourão nasceu em 21 de Fevereiro de 1722, sendo filho legítimo de Dona Joana de Souza, Senhora de Moroleiros, em Amarante, e de António José Botelho Mourão, fidalgo da Casa Real, Cavaleiro de Cristo, Tenente Coronel da Cavalaria, Morgado de Mateus, etc., que serviu com distinção nas guerras da Grande Aliança, e aumentou consideravelmente o brilho de sua Casa, tendo edificado em Vila Real o Palácio de Mateus, uma das mais nobres residências portuguesas, a dos Condes de Vila Real, herdeiros do morgadio por sucessão direta.

Por isso, D. Luís António de Souza Botelho Mourão era, também, Morgado de Mateus.

Faleceu a 5 de outubro de 1798 e foi sepultado na capela de Mateus, em Vila Real, Portugal.

Casa de Mateus - Vila Real - Portugal

Fonte Livro: