terça-feira, 29 de junho de 2010

RIO-MAR (3ª FASE) RIO AMAZONAS

Por Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias,
mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito,
que nem gozam muito, nem sofrem muito,
porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota”.
(Theodore Roosevelt)

Estou planejando a Descida do Amazonas, de caiaque, para o período de 23 de dezembro do corrente ano até 28 de janeiro de 2011. A 3ª Fase do ‘Projeto Desafiando o Rio-mar - Descendo o Amazonas I’ vai homenagear os 40 anos do 2° Grupamento de Engenharia (2° Gpt E), Grupamento General Rodrigo Octávio, sediado em Manaus (AM). O 2° Gpt E é, atualmente, comandado por um grande amigo e companheiro de jornada no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (RS), em 1984, General-de-Brigada Lauro Luís Pires da Silva. A chegada em Santarém, término da 3ª Fase terá um significado igualmente especial, pois o 8° Batalhão de Engenharia de Construção é comandado pelo meu ex-cadete e parceiro de trabalho no 9° Batalhão de Engenharia de Combate, Aquidauana (MS), Coronel de Engenharia Aguinaldo da Silva Ribeiro.

Imagens do http://diarioriomar.blogspot.com/
O Diário de Bordo do Coronel Hiram Reis e Silva, construído em parceria com o Clube de História do Colégio Militar de Porto Alegre, relata projetos de navegação a caiaque realizados pela região amazônica.

A Missão

Para que possamos entender o contexto histórico e sermos capazes de reconhecer a importância fundamental da atuação do General Rodrigo Octávio na integração da Amazônia Brasileira vamos reproduzir o pronunciamento que o eminente Presidente Emílio Garrastazu Médici proferiu no Teatro Amazonas, em Manaus, na ‘Reunião Extraordinária da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM)’, em 8 de outubro de 1970.

“Brasileiros da Amazônia, homens de todo o Brasil.

Venho à Amazônia sob o signo da fé. Venho para estar com o povo na romaria do Círio e confluir com ele na mesma corrente das ruas de Belém. Venho para trazer à gente desta terra a crença de meu governo e o entusiasmo do Brasil inteiro nos destinos da Amazônia. E, por isso mesmo, quero ser, aqui, mais do que nunca, realista e verdadeiro, para não ser, um instante sequer, messiânico, fantasista ou prometedor, na terra em que tudo sempre se permitiu à imaginação. (...)

Seria insensato realizar, aqui e nesta hora, um grande projeto de desenvolvimento puramente regional, que desviasse poupanças e créditos capazes de gerar riquezas maiores e mais rápidas noutras regiões. Muito mais insensato seria, no entanto, ignorar a Amazônia, usando rígidos critérios de prioridade econômica e deixá-la ficar no passado e ainda envolta no mistério, sempre vulnerável à infiltração, à cobiça e à corrosão de um processo desnacionalizante, que se alimenta e se fermenta em nossa incúria.

O coração da Amazônia é o cenário para que se diga ao povo que a Revolução e este governo são essencialmente nacionalistas, entendido o nacionalismo como a afirmação do interesse nacional sobre quaisquer interesses e a prevalência das soluções brasileiras para os problemas do Brasil. Manaus é lugar para que o meu governo apresente as linhas gerais da primeira fase de sua política para a Amazônia e diga a sua decisão de assegurar, com energia e vontade, a soberania brasileira nesta outra metade do Brasil e de fazer andar o relógio amazônico, que muito se atrasou ou ficou parado no passado. (...)

Em síntese: ou cresceremos juntos todos os brasileiros, ou nos retardaremos indefinidamente para crescer. E, como a segunda alternativa não é admissível, o Programa de Integração Nacional terá de ser, como decidimos que será, um instrumento a serviço do progresso de todo o Brasil. (...)

Nosso esforço inicial será concentrado na Transamazônica, começando em Picos, no Piauí, onde se interliga com a Rede Rodoviária Nordestina, vai atingir Itaituba, depois de passar por Porto Franco, Marabá e Altamira, obra essa entregue ao dinamismo do Ministro dos Transportes, Mário Andreazza, para servir àquelas regiões cuja ocupação deverá processar-se de pronto e com absoluta prioridade.

Prolongando a estrada até as fronteiras com o Peru e a Bolívia, cortando as Rodovias Cuiabá-Santarem e Porto Velho-Manaus, e complementando todo o sistema fluvial amazônico, ao interceptar os terminais navegáveis dos principais afluentes, estaremos facilitando a exploração de reservas de ferro, manganês, estanho, chumbo, ouro, cobre e fecundando terras virgens e solos férteis, que vão deixar de ser bens geográficos para se transformarem em verdadeiros bens econômicos. Estaremos, assim, facilitando o esforço de ocupação e desenvolvimento da Amazônia - imperativo do progresso e compromisso do Brasil com a sua própria História. (...)

Papel de extraordinário relevo está reservado ao Ministério da Saúde nesta hora de conquista e povoamento nas terras altas da Amazônia. Aos participantes da epopéia da construção e colonização desta Transamazônica e de outras vias de desbravamento, que Deus haverá de me conceder a coragem de iniciar ao Sul e ao Norte do Rio-mar, confio em que não haverá de faltar todo um sistema de proteção da vida humana.

A soberania brasileira na Amazônia, meta essencial de todo o esforço que aqui começamos a realizar, compreende também a presença e a participação das Forças Armadas, no propósito de assegurar ainda maior capacitação e eficiência a bases e aeroportos, aos órgãos logísticos e operacionais, ao sistema de proteção ao vôo, às flotilhas, às Unidades e colônias de fronteira, assim como aos beneméritos Batalhões de Engenharia. (...)

E se aqui estou testemunhando aos amazônidas o entusiasmo e a solidariedade da Nação inteira, quisera que os Círios, da sempre renovada romaria em louvor da milagrosa imagem de Nossa Senhora de Nazaré, não se acendessem, neste ano, tão-somente na promessa de cada um, mas que se acendam todos os círios em ato de fé pelo Brasil de todos nós”. (Presidente Emílio Garrastazu Médici)

‘The Right Man in The Right Place’

O General Rodrigo Octávio era o ‘Homem Certo, no lugar Certo’, os desafios propostos pelo ‘Programa de Integração Nacional’ eram ciclópicos, e só um grande Chefe Militar dotado de inigualável visão estratégica e dedicação profissional seria capaz de cumprir as metas propostas pelo Presidente Médici.

General Rodrigo Octávio Jordão Ramos

O General de Exército Rodrigo Octávio Jordão Ramos nasceu em 8 de julho de 1.910, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, e faleceu em 6 de julho de 1.980, na cidade de São Paulo, SP. Rodrigo Octávio assentou praça na Escola Militar do Realengo em 1.927, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Engenharia, em 21 de janeiro de 1.930, em primeiro lugar na sua turma.

Teve carreira militar brilhante, sempre muito ligado à área da Engenharia Militar, comandou o 1° Batalhão Ferroviário (1° B Fv), a Escola Superior de Guerra (ESG), foi Ministro interino do Supremo Tribunal Militar (como Coronel), comandou o 1° Grupamento de Engenharia de Construção (1° GPT E Cnst), a 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército (7ª RM/7ª DE) e o Comando Militar da Amazônia/12ª Região Militar (CMA/12ª RM), foi diretor da Diretoria de Vias de Transporte (DVT), da Diretoria Geral de Engenharia e Comunicações (DGEC), e chefe do Departamento de Produção e Obras (DPO), foi, ainda, Ministro de Viação e Obras Públicas, Ministro do Supremo Tribunal Militar.

O General Rodrigo Octávio participou ativamente da Revolução de 1930, e atingiu o generalato, em Julho de 1964, mercê de suas inegáveis qualificações morais e profissionais. Classificou-se em primeiro lugar em cada um os cursos que frequentou e se destacou de forma ímpar em todas as funções que exerceu nos seus mais de cinquenta anos de dedicação integral ao Exército e à Pátria.

Mas foi na Região Amazônica que o General “R.O.”, como era, respeitosa e carinhosamente, conhecido no círculo de seus pares e subordinados, deixou, gravada sua passagem para a posteridade. Assumiu o Comando Militar da Amazônia/12ª Região Militar, em 26 de julho de 1968, quando este comando ainda estava sediado em Belém, Pará e vislumbrando a necessidade estratégica premente de uma maior integração, desenvolvimento e defesa da Amazônia Brasileira transferiu a sede do CMA/12ª RM para Manaus, Amazonas.

O Gen Bda Tibério Kimmel de Macedo no seu livro “Eles não viveram em vão”, às páginas 47/48, faz a seguinte referência ao General Rodrigo Octávio, quando este era Comandante do CMA/12ª RM, e decidiu transferir o Comando Militar da Amazônia para Manaus:

“Sabia e sentia que um Comando de tal importância e envergadura, naquelas Latitudes onde as distâncias se mediam pelo grau meridiano, devia estar mais para o interior, mais próximo dos seus elementos subordinados”.

E o Gen Bda Tibério prossegue:

“Quando da criação do 2° Grupamento de Engenharia (2° Gpt E), este incansável ‘Paladino da Integração da Amazônia’, não estava mais no Comando da Amazônia, que comandou de 26 de julho de 1968 até 31 de março de 1970, nas suas sedes de Belém e Manaus.

Estaria já na Chefia do Departamento de Produção e Obras (DPO), em julho de 1970, Departamento que representava o órgão máximo da Engenharia militar. No fecho do boletim Especial n° 12 do DPO, do ano de 1970, o Gen Rodrigo Octávio fez publicar as seguintes palavras, suas:

‘O Exército e a Engenharia em particular, estão prontos a cumprir a sua parte nesta grande obra, malgrado os obstáculos a vencer, os sacrifícios enfrentar, os embates a superar honrando a bravura e o estoicismo de nossos antepassados, representados pelos missionários, soldados e sertanistas, que conquistaram e mantiveram para o Brasil esta grande Amazônia que não é nem um Inferno Verde, nem um Paraíso Perdido, mas que é a Amazônia Brasileira, onde uma geração ansiosa e confiante espera o esplendente alvorecer de um amanhã fecundo, diferente e promissor’.

E acrescentava:

‘Só assim, a Amazona se preservará e o Brasil se engrandecerá. Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia. Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados em conquistá-la e mantê-la’.

Na Cruzada Santa, antes aludida, o Velho Chefe haveria de criar não só o 5° Batalão de Engenharia de Construção (5° B E Cnst), mas, também, os 6°, 7°, 8° e 9°B E Cnst e, por último o 2° Gpt E Cnst.

Havia combatido o bom combate e, por isso, considerava a Engenharia pronta para a grande obra que ele havia imaginado: Integrar a Amazônia ao ecúmeno nacional. O grande Chefe R.O. foi um homem que, visionário, alcançava adiante de seu tempo. Embora homem de seu tempo, desassombrado e realista, via o futuro, sopesava-o e adotava medidas para tornar a Engenharia Militar e o Exército, mais aparelhados, melhor postados e posicionados para enfrentar os embates que, ele sabia, haveriam de vir, no futuro. A propósito da Amazônia e as cobiças do Mundo, costumava citar George Washington: ‘Não pode haver erro maior, para uma nação, do que esperar ou contar com favores desinteressados de outra’. Sobre o Gen R.O., o General de Exército Aurélio de Lyra Tavares, Ministro da Guerra, afirmou:

‘O Exército do meu tempo e o Brasil de todos os tempos, muito ficaram devendo ao General Rodrigo Octávio Jordão Ramos no vigoroso e seguro equacionamento da problemática da dinamização da Amazônia e pelo grande impulso da programação projetada, graças ao qual a região ganhou aspecto de uma civilização em marcha, encontrando-se em franca evolução para uma nova realização, agora já irreversível’.

Ao despedir-se do cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar, ele assim se definiria:

‘Na história de minha existência, o tempo passado a serviço do Brasil, se inscreve em um capítulo de mais de meio século. Na disciplina intransigente, no respeito hierárquico, na firmeza de convicções democráticas, na lealdade inconteste aos camaradas, no companheirismo permanente, no estímulo à juventude, na obsessão da justiça, ele foi vivido com ética, coerência, obstinação e, sobretudo, fé missionária no desejo de, como integrante de um grupo de soldados que guiados pelo mesmo ardor patriótico e comungando das mesmas aspirações e idéias, têm procurado construir um novo Brasil, pleno de humanização, democracia, eternidade e grandeza’.”

Graças ao General Rodrigo, e às políticas governamentais, a Amazônia Brasileira, na década de “70”, teve um período de desenvolvimentismo sem precedentes na região. O Brasil como um todo experimentou na ciência, educação, saúde, segurança uma fase jamais experimentada em toda a sua história e que servia de inspiração às demais nações soberanas do planeta. Certamente o General Rodrigo Octávio foi um dos elementos propulsores deste ciclo formidável que ficou conhecido, na história das nações, como “Milagre Brasileiro”. Como reconhecimento pelos seus dotes intelectuais, morais e pelos relevantes serviços prestados à Nação Brasileira recebeu 17 condecorações em vida, e ‘post mortem’ a Medalha do Serviço Amazônico e o Diploma de Pioneiro da Engenharia Militar da Amazônia.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

OS REAIS MOTIVOS DA INVASÃO DO IRAQUE NUM VIBRANTE DISCURSO


Veterano de guerra do Iraque, Mike Prysner, relata os reais motivos que levaram os EE.UU a invasão no Iraque.

COMENTÁRIOS

Infelizmente este soldado faleceu 2 dias depois do discurso... segundo a autópsia por ataque cardíaco... coincidências???

Um herói da atualidade. Pensei que não existissem mais. Pesâmes para a humanidade por ter perdido tal tesouro.

Verdadeira lição aos jovens do nosso Brasil....
Coragem jovens!!!

Um herói da atualidade. Pensei que não existissem mais. Pesâmes para a humanidade por ter perdido tal tesouro.

Felizmente Muitos começam a DESPERTAR...
Ainda podemos SER LIVRES!!!

Infelizmente as guerras sempre têm um vencedor: o fabricante de armas. E quem fabrica as armas? Os Estados Unidos...



A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

DEU NO BLOG DO MASCATE
Não sei se sou apenas eu que vejo essa situação, ou se alguns mais observadores também já perceberam isso.
O candidato José Serra está em campanha eleitoral...
Campanha eleitoral? Mas que espécie de campanha é essa que o candidato e seu partido dão mostras de estarem absolutamente nocauteados pela máquina PTralha?
É certo que o volume de dinheiro público injetado na campanha da Sinistra é de uma imoralidade absurda. Mas, apenas isso já seria motivo suficiente (se fosse uma campanha séria) para o candidato da oposição torpedear a candidatura da PTralha, ou até impugnar a candidata.
E o que acontece? NADA, o Serra fica lá com aquela cara de quem pensou que era peido e acabou se cagando. O PSDB pede o apoio da militância nas ruas, na internet, nos Blogs, no Twitter, e recebe em massa o trabalho dos que ainda acreditam nisso, e o que vemos em contra partida? NADA, absolutamente NADA, a campanha não avança, a oposição não se opõe os aliados entram em guerra. O nome mais cotado para levar a vice presidência não aceita ser vice para sair Senador pensando apenas no próprio umbigo, e o partido não cobra uma posição ideológica e ética de seus filiados. Parece até que tem jogador chutando as bolas de propósito contra o próprio gol para ajudar na goleada PTralha de tão absurda e inerte que é a postura dos aliados do Serra e dele próprio. Que motivos tem um político em não aceitar ser VICE PRESIDENTE para apenas concorrer ao Senado? Oras, é fácil, ele sabe que não é a vez dos Tucanos na presidência e sabe que é a vez dele ser Senador, o que é melhor? Ser Vice sem chances de chegar, ou manter os privilégios com a garantia de eleição?
O povo que acredita na candidatura do Serra está sendo esbulhado, enganado, tapeado, feito de otário por políticos que estão preocupados apenas em manterem seus cargos e suas boquinhas, indiferentes de quem esteja no comando do país.
Não vejo por parte do PSDB nenhum tipo de atitude mais ousada, nenhuma demonstração de garra, de luta, de mobilização. Na verdade, o PSDB é um balaio de gatos sem comando e sem liderança. Até os que se dizem aliados torpedeiam a candidatura Serra. lembram das eleições em que o Alkmin era oposição ao Sebento? Foi um massacre de mentiras e notinhas falsas na imprensa, e o PSDB, lá, impávido, como se aquilo não fosse com ele. E o Sebento levou a reeleição com os pés nas costas.
Tudo isso leva a crer que as eleições no Brasil são uma enorme fraude, os partidos e seus caciques se reúnem e fazem acordos para eleger esse ou aquele candidato para os cargos que interessam, vão fazendo de conta que são democráticos e mantendo uma espécie de acordo do poder. Uma vez de cada um ou de cada partido, e assim vão se "revezando" nessa sujeira e tapeando o povo que se engaja e acredita no voto e na discussão política. Continuam a Roubar e desviar dinheiro continuamente, só que com o aval do povo que pensa estar inserido no jogo da democracia.
A quem interessa o fim do governo Sebento?
Se olharmos com atenção na classe política, a ninguém, todos os deputados e senadores e a grande maioria da base aliada estão rindo à toa com esse DESgoverno, estão com as burras cheias de dinheiro, não precisam trabalhar com seriedade, ética ou compromisso, pois, o Sebento está governando por medidas provisórias e se tornando o centro das atenções, todos vão surfando na popularidade du ômi sem trabalhar, sem votar, sem se opor a nada, e o congresso vai levando sua política medíocre e mentirosa e o dinheiro do país.
Se olharmos os apoios que o Sebento tem ou a "base aliada" do DESgoverno, já vemos que existe algo de muito obscuro e mentiroso na política do Brasil. De Collor à Maluf, passando pela família Sarney, tudo o que se tem de mais safado e imoral na política apóia o DESgoverno e sua candidata.
E o PSDB continua fazendo de conta que é oposição, desde o mensalão onde o Zé Dirceu deve ter pisado nos calos do Roberto Jefferson e este resolveu jogar merda no ventilador sem contar que isso poderia também detona-lo, só que com 4 milhões nos bolsos....Nada mais aconteceu que poderia nos dar esperança de um Brasil limpo e ético.
Depois desse episódio nada mais foi feito na política do Brasil que não fosse duvidoso, sujo, corrupto ou imoral.
Os sujos e corruptos continuam impunes, o DESgoverno está povoado deles e ninguém do povo se opõe, ninguém fala nada, e a oposição quando faz algum barulho, "aparecem" escândalos contra ela também. Se o "babado" estoura na imprensa antes, o mané que é pego com a boca na botija é eliminado da turma para falsear uma moralidade e o cumprimento das leis.
Vejam o caso do Arruda. Foi cassado, escorraçado e preso, a filha do Sarney que tinha milhares de Dólares nos cofres pré campanha, está aí, de boa, apoiando a Sinistra e nada pegou para o lado dela. O que aconteceu? Você sabe?
CPI's das mais diversas foram criadas, muito espetáculo na TV, muitas horas de noticiários, muito diz-que-me-diz, muita grana gasta. E quantos foram efetivamente punidos? Ninguém!!! Um ou outro é cassado por abusar da proteção de seu cargo ou de seus companheiros. A constituição é afrontada, as leis são desrespeitadas, o judiciário está inerte, e a oposição vendida.
O DESgoverno do Sebento promoveu uma verdadeira arruaça nas instituições com o apoio do congresso nacional, que, se não apoiou com fervor, o fez por omissão. Distribui dinheiro em troca de corações e mentes e a grande maioria se vendeu, e com isso venderam o povo brasileiro também. A desfaçatez e a certeza de impunidade é tamanha que o Sebento apóia o Irã em um visível desafio a comunidade mundial mostrando o quanto ele é o tal e o povão do Brasil à espera do Hexa nem percebe o quanto isso é perigoso para a diplomacia do país.
O Brasil arrecada como uma Alemanha e continua oferecendo serviços públicos de um Zimbabue, o dinheiro entra aos borbotões e sai com a mesma rapidez, só que ninguém sabe, ninguém vê. Vejam o caso das enchentes no Nordeste, oito anos do DESgoverno PTralha e a culpa pela enchente é dos governos anteriores, fácil e rápido, se está bom é o Sebento quem fez, se deu errado é culpa dos outros, e assim vai caminhando um Brasil medíocre de um povo tolo que só pensa em futebol, em campeonatos, em hexas, em circo, muito circo.
Um povo que vai se ranchando de trabalhar para sustentar a camarilha que está vendendo o país, um povo que acaba morrendo nas mãos de bandidos, traficantes ou mesmo de crianças, o Brasil cresceu e prosperou e a violência descambou à índices inimaginaveis. Os serviços públicos e os investimentos em infra estrutura estão abaixo do péssimo, hospitais, estradas, portos e aeroportos sucateados, a educação em petição de miséria, a justiça e a polícia em condições precárias, a segurança pública inexistente, um povo arrogante e metido que não respeita a sí mesmo e nem ao próximo, são agressivos e mal educados uns com os outros, não tem civilidade no trânsito e nem comportamento de respeito ao patrimônio público, mas, quando estão diante de alguém um pouco mais famoso, são de uma subserviência patética.
O que eu vejo é que lançam uma candidatura para fazer de conta que existe uma oposição para conseguirem arrecadar com doações de campanhas o máximo que puderem, ou seja, uma brilhante estratégia de olho no dinheiro do povo, os que não suportam o Sebento certamente não irão dar dinheiro para a campanha do partido dele, portanto, vão financiar os outros partidos na tentativa de ajudar a derrotar a candidata PTralha. Simples e genial, fazem um jogo de cartas marcadas onde o eleitor é o que menos importa, o que vale é o quanto cada grupo irá levar nisso.
Caixas dois de campanha, dinheiro de doações não contabilizadas, financiamento público, nesse quesito os partidos estão sempre em dia, agora, a campanha de verdade, é morna e sem efeito.
O dinheiro entra e os candidatos fazem de conta que estão na corrida, e no fim, o que sobrar é dividido, nada é devolvido, e todos continuam vivendo felizes para sempre ou enquanto durarem os próprios mandatos e acordos.
Na verdade, se fala muito em fraude nas urnas eleitorais, mas na minha visão a fraude já começa nas coligações e nas prévias que escolhem o candidato que vai perder a eleição. Uma vez que o que vai ganhar todo mundo já sabe de véspera. A política no Brasil não passa de uma fraude muito bem elaborada para enriquecer à todos os que dela fazem parte.
E para não rebelar o povo vão dando bolsas, esmolas, campeonatos de futebol BBB, e Copas do Mundo, Pan e Olimpíadas no Brasil, e nada em educação.
De repente, o Brasil virou o centro esportivo do planeta, com uma infraestrutura prá lá de combalida e congestionada, promovem eventos de tamanha proporção apenas para iludir e dar ainda mais "cala bocas" no povão ufanista e tolo, e com isso, poderem roubar e fraudar à vontade sem a fiscalização dos eleitores.
E dos poucos motivos que teria o povão de São Paulo para votar no Serra que seriam os jogos de abertura da copa de 14 em SP. O próprio partido dele e seus aliados jogaram fora, tomam uma atitude estranhamente arrogante para um ano de eleições e dizem que não irão jogar dinheiro público em estádio de futebol. Uma atitude tão clara de dar tiros nos próprios pés e torpedearem as próprias candidaturas que me levam a acreditar que essa eleição já era. Perderam o medo do povo a ponto de não se preocuparem em apenas tentar engana-lo com aquelas velhas conversas dos políticos que prometem mundos e fundos e passadas as eleições nada acontece. Estão jogando abertamente, sem medos, sem receios. O povo vai servir apenas de álibi na hora de votar para que o mundo não pense que estamos vivendo em um país sem democracia.
Escrevam aí, Dilmá presidente, Alkmin, Governador de SP e todos felizes para sempre, uns ficam com o governo federal e os outros com o estado mais rico da nação. E na média todos ficam bem metendo as mãos nos bolsos dos torcedores canarinhos.
Uma pergunta....qual o motivo do Skaff gastar 35 milhões na candidatura dele para o governo do estado sabendo que não paga nem placê nessa corrida?
Mesmo que ele ficasse até o final da vida no cargo de governador jamais iria repor o volume de dinheiro que ele pretende gastar na campanha para essa eleição.
Não sei se existe aí uma teoria da conspiração, mas é certo que nesse jogo democrático, o povo só faz número e não participa de nada MESMO!!!!!
Mas, enfim, vamos aqui esperando esse povo ignorante acordar. Um dia, ainda seremos uma nação de primeiro mundo. Por enquanto podemos ter orgulho em ser penta campeões de futebol, corrupção, e safadeza.
Pobre Brasil..
www.o-mascate.blogspot.com e blog do beto.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

RICHA, O POLÍTICO

Os jornalistas Rose Arruda e Helio Teixeira entregaram a Beto Richa nesta segunda-feira (28) os primeiros exemplares do livro “Richa, o político”, perfil biográfico do ex-governador José Richa. O livro traz relatos e histórias da participação de José Richa na política brasileira, desde o primeiro mandato de deputado federal (1962-1966) até o exercício das funções de senador no período 1990-1998.

“Este trabalho levou dois anos para se tornar realidade, com apoio de um punhado de amigos”, escreveram os autores no prefácio. “Entendo que a publicação do livro é uma homenagem a meu pai, por sua relevância na vida pública do Paraná e do Brasil”, disse Beto Richa, que foi entrevistado por Hélio e Rose na fase de pesquisas do livro.

José Richa foi deputado federal, prefeito de Londrina, senador e governador do Paraná (1983/1987). Foi um dos fundadores do PSDB, ao lado de Franco Montoro, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso.

SOBRE O FORO DE SÃO PAULO

Brasileiros,

http://2.bp.blogspot.com/_H8dDAx-9v94/S5oyJJmFIfI/AAAAAAAAAJg/unqgKFS59WA/s320/dinheiro+publico+glauco.jpg O Brasil está à beira do caos e cabe a nós, seus filhos, salvá-lo.
Não se iludam com essa conversa de que estamos em um ótimo momento político e econômico. Isso não passa de uma cortina de fumaça que visa a nos enganar, como nos tem enganado já por tanto tempo o PT.
A corrupção campeia solta por este país. Assistimos, diariamente, a uma sangria criminosa nos cofres públicos.
A maior carga tributária do planeta não está sendo usada para o bem-estar da população.
A qualidade de nossa educação é uma das piores do mundo: escolas sucateadas, professores despreparados, vítimas também eles de um ensino capenga, com salários vergonhosos que não lhes permitem uma sobrevivência decente.
A saúde está saindo da UTI para o necrotério. Faltam médicos, remédios, equipamentos. Só não falta o descaso com a vida e a dignidade do cidadão.
Segurança, saneamento básico, proteção às fronteiras, desenvolvimento, segurança nos transportes, sejam terrestres ou aéreos, não existem. O crescimento pífio só nos permite ganhar do miserável Haiti.
As Forças Armadas estão sucateadas e espezinhadas. Enquanto isto, a violência vai muito bem, obrigada.
E os nossos políticos enchendo suas contas bancárias (no exterior, que é mais seguro), e as nossas caras de vergonha e revolta. Milhões e milhões são desviados todos os dias, para engordar corruptos e comprar consciências. O objetivo é a manutenção do poder a qualquer custo. O PT pretende ficar no poder por mais vinte ou trinta anos, ou ainda mais, e, para isso, tem que gastar. Gastar o nosso dinheiro, que sai em malas, em pacotes, na cueca, em caixa de uísque, ou direto para contas em paraísos fiscais. Não há limite para a criatividade criminosa.
Mas não é esse o nosso maior problema. O grande problema, o grande risco para a nossa democracia, para nossas vidas e liberdade, é oForo de São Paulo. É este a Besta Fera do Apocalipse que nos vai devorar se não a destruirmos antes.
O Foro de São Paulo é uma organização semi-secreta, fundada por Luís Ignácio Lula da Silva e Fidel Castro, logo após a queda do muro de Berlim, para compensar o apoio, que deixou de existir, da União Soviética para Cuba.

Aos Brasileiros:


Aproveitando o poder parlamentar que tinha o Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil, Fidel Castro, com o apoio de Luis Inácio “Lula” da Silva, convocou todos os grupos guerrilheiros da América Latina para uma reunião na cidade de São Paulo.

Acudiram ao chamado de Fidel e Lula, além do próprio PT e do Partido Comunista de Cuba:
Exército de Libertação Nacional - ELN, da Colômbia;
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - FARC;
Frente Sandinista de Libertação Nacional - FSLN, da Nicarágua;
União Revolucionária Nacional da Guatemala - URNG;
Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional - FMLN, de El Salvador;
Partido da Revolução Democrática - PRD, do México;
e várias dezenas de grupos guerrilheiros e partidos de esquerda da região.

O Foro de São Paulo utiliza todo tipo de disfarce: suposta proteção aos índios, suposta proteção às classes menos favorecidas, quando na realidade está criando e estimulando lutas de classes e discriminação social e racial. Alegando a proteção ao meio ambiente, justifica a ação de terroristas que obstaculizam o avanço do Estado em obras públicas e de infra-estrutura como rodovias, redes de energia elétrica etc.

Enquanto desarma a população e desestrutura o Exército, dificultando ou impedindo qualquer meio defesa, o crime organizado como PCC, CV, além do MST, estão bem armados e bem treinados por guerrilheiros estrangeiros.

O objetivo do Foro de São Paulo é reunir toda a América Latina sob uma só bandeira comunista e impor o terror cubano em toda esta região. Eles não estão dormindo. Estão agindo com grande eficiência. Lula, ao lado do sanguinário ditador cubano, está já muito bem avançado nas ações cuidadosamente planejadas e diligentemente executadas e já festeja grandes conquistas. Desistiram de impor o comunismo ao estilo de Stalin, com luta armada, e preferiram o estilo de Gramsci, que defende uma conquista lenta e gradual.
Em 2002, às vésperas da posse de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República, com base em recomendação que veiculou pelo Foro de São Paulo e de intenções sobre o governo que se instalaria, foi difundido o seguinte decálogo que facilitaria a aplicação das teorias de Gramsci.

1. Controlar politicamente o Judiciário

As tentativas se repetem todos os dias. O STJ reage dignamente.

2. Desmoralizar o Congresso

Pior do que está, tomara que não possa ficar. O próximo passo é fechar o Senado, que eles já conseguiram que ficasse totalmente desmoralizado e desacreditado depois da fantástica absolvição de Renan Calheiros.

3. Amordaçar o Ministério Público

Já foi tentado de diversos modos diferentes. Não desistiram ainda de conseguir.

4. Arrochar a coleta de impostos de toda a ordem

O brasileiro trabalha quatro meses por ano só para pagar impostos, que não são revertidos para os serviços públicos.

5. Valer-se de dossiês para impor a vontade a banqueiros, empresários e adversários políticos

Este expediente tem sido usado em grande escala. Foi esta a arma de defesa de Renan Calheiros para convencer seus pares a absolvê-lo.

6. Direcionar a produção artística e cultural; controlar a imprensa e a internet

Vários projetos de lei estão circulando no Congresso com este objetivo.

7. Instalar núcleos de ativistas em todos os órgãos da administração pública

Militantes do PT estão infiltrados em todos os órgãos da administração pública direta, indireta, nas estatais e conveniadas.

8. Promover a instabilidade no campo

Para isto o MST é de uma utilidade espantosa.

9. Desmoralizar e desmantelar as Forças Armadas, criando forças paralelas

Está em pleno andamento este programa com grande eficiência.

10. Desarmar a população

Isso já foi feito; já tentaram desarmar a população por meio do referendo do desarmamento.
Brasileiros, este é o nosso grande inimigo: o Foro de São Paulo. Toda essa baderna em que se encontra este país, não é o que parece. Na realidade, é um conjunto de ações, muito bem organizadas e orquestradas para impor uma ditadura comunista neste país.

Vamos reagir!

Nossas liberdades, nossos direitos, nossas vidas e de nossos filhos e netos dependem do que fizermos ou deixarmos de fazer agora.

Ester J. Azoubel - d'O Copista

PROCURA-SE UM PARTIDO

Por Márcio Leopoldo Maciel

Ontem assisti no SBT à entrevista do Governador Aécio Neves. Uma de suas falas chamou minha atenção e por isso escrevo neste momento. Ele disse que entre o PT e o PSDB não há diferenças ideológicas significativas, a disputa entre os partidos se dá primordialmente sobre o poder. Não é uma novidade, FHC disse a mesma coisa certa vez. Aécio, porém, afirmou que acredita ser possível uma significativa aproximação entre os dois partidos, ou seja, que um dia talvez eles estejam juntos. Como o PT e o PSDB são os dois maiores partidos do país (o PMDB não conta porque é sempre oposição), quais são as consequências dessa afirmação para a democracia brasileira? No mundo inteiro há uma tendência de polarização política entre dois grandes partidos que são distintos ideologicamente, será o Brasil uma anomalia?

O mais estranho dessa afirmação, e não estou dizendo que ela não seja intuitiva, pois o PT e o PSDB tem realmente históricos pontos em comum, é que se os partidos não são distintos ideologicamente, então não há razões para votar no PSDB. Acabo de dizer algo contra-intuitivo, mas acompanhe. Mesmo que não houvesse diferenças ideológicas entre os dois partidos, ainda assim, eu votaria no PSDB. O problema é que, e agora entramos no reino das especulações, não acredito que a maioria das pessoas pense que os partidos são ideologicamente iguais. Creio que as pessoas percebem o PT como um partido popular, direcionado para ações sociais, enquanto entendem o PSDB como um partido de elite, voltado para os grandes grupos econômicos. Sim, eu sei, é bizarro para quem conhece o PT e seu Capitalismo de Estado, seu amor pela Oi e outras empresas, enfim, suas ligações com a elite do país. Estou falando do que penso ser a percepção da maioria das pessoas. Se o PSDB não se apresenta como ideologicamente distante do PT, se suas propostas são semelhantes, então é preferível votar no partido que é diferente porque privilegia o social. Se estou certo, o PSDB tende a desaparecer.

Eu não vejo nenhuma razão para votar na Dilma. Tenho reservas quanto ao candidato do PSDB, mesmo assim o considero muito capacitado e competente. Minha divergência é ideológica. Porém, quem não acompanha política do mesmo modo que eu acompanho, como vê a diferença entre a Dilma e o Serra? Qual a diferença visível, que não demanda outros conhecimentos (ou crenças) dependentes de algo prévio? Ou seja, estou distinguindo aqueles que previamente votam sempre contra o PT e aqueles que previamente votam sempre no PT. Esses não decidem a eleição. Vejo o Serra elogiando o Lula, vejo o Aécio elogiando o Lula. Por enquanto as propostas do Serra se limitam a ampliações dos programas do PT como o Prouni e o Bolsa-família. Qual a diferença? A Dilma também defende ampliações dos planos e projetos do seu governo, repito, qual a diferença? Imagine o eleitor que acredita naquela distinção que apresentei acima, PT social, PSDB elite, em quem ele votará?

Poderá também gostar de: