Luiz Sérgio Person havia lançado o excepcional
"São Paulo S/A", que chamou a atenção da crítica e público cinéfilo
brasileiro de uma forma muito positiva.
Pois logo no segundo trabalho,
comprovou seu talento, com um filme impressionante, baseado em fatos reais.
Com "O Caso dos Irmãos Naves", Person
conseguiu não só manter a excelente impressão causada com o trabalho anterior,
como sedimentar a sua condição de cineasta de grande porte no panorama do
cinema brasileiro. A história é chocante e o grande desafio de Person foi
mostrar essa arbitrariedade, sem no entanto recorrer aos efeitos apelativos de
um melodrama, tampouco fazer da obra, um panfleto meramente ideológico.
Com
extrema felicidade, Person conduziu o filme com a tensão no limite, sem jamais
usar qualquer sinal, mínimo que fosse, de pieguice e convenhamos, isso seria
muito natural de acontecer nas mãos de outro diretor menos atento.
A história dos irmãos Naves é considerada como o
maior erro judiciário do Brasil. Portanto, uma história forte, com direito a um
festival de arbitrariedades cometidas . Sebastião e Joaquim Naves, eram dois
irmãos de uma família humilde de Araguari, Minas Gerais. Pequenos agricultores,
ganhavam a vida com muito trabalho árduo e poucos recursos.
Por volta de 1937, fizeram sociedade com um primo
de ambos, chamado Benedito Pereira Caetano. Infelizmente, Benedito não tinha
uma conduta reta como a de seus primos e graças à má administração do
investimento, envolveu-os numa dívida além de suas possibilidades de honrá-la.
Numa noite, sorrateiramente fugiu levando todo o dinheiro que os primos
dispunham e que serviria para amortizar a dívida.
Desesperados, foram à polícia
denunciar o ato de Benedito, mas por azar, o delegado da cidade é substituído
por um tenente da polícia que veio de Belo Horizonte, nomeado graças às
mudanças estratégicas de comando que a ditadura Vargas realizou por todo o
país, no ritmo do "Estado Novo".
Esse tenente, chamado Chico Vieira, era um homem
truculento, arbitrário, sem nenhum pudor de abusar de seu poder e dando um novo
rumo ao caso, cismou que os irmãos Naves mentiam e que haviam na verdade matado
o primo deles, Benedito, para se apoderarem do dinheiro, sem pagar a dívida,
num crime premeditado.
Com o poder nas mãos, prendeu os irmãos e passou a
torturá-los barbaramente, a fim de obter uma confissão mentirosa de ambos.
Sádico ao extremo, usou todo o seu repertório
abjeto, tornando a vida dos irmãos, um inferno.
Os irmãos, atônitos com essa
injustiça, negavam-se a assinar uma confissão, pois não se conformavam com tal
acusação absurda.
Mas era tarde demais para o tenente Chico, pois
sabia que nesse processo que havia iniciado, não cabia reconhecer o erro e
pedir desculpas depois de tantas torturas. Sendo assim, resolveu ir até o fim,
levando-os ao estado de verdadeiros farrapos humanos, a fim de que assinassem e
sua tese fosse comprovada, dando-lhe a moral, perante a sociedade local.
Mas os irmãos mesmo sofrendo de uma forma absurda,
não desistiam de sustentar a tese de sua inocência. Cada vez mais irritado, o
truculento tenente Chico vai às raias da loucura e passa a perseguir a família
dos Naves.
Prende e tortura a mãe idosa de ambos, à sua
frente, mas a própria senhora suplica que seus filhos não confessem...
Não
satisfeito, prende as esposas de ambos e as estupra, agride e humilha-as.
É marcado um julgamento para 1938, onde o tenente
passa por cima da Lei e fala mais que o promotor público, intimidando a todos
no tribunal.
Com
muito esforço, a família recorre ao advogado João Alamy Filho, que usa todas as
provas e testemunhos possíveis, mesmo sendo também ameaçado.
O primeiro julgamento é anulado por falta de decoro no
tribunal.
Um novo julgamento é marcado a seguir e o advogado consegue provar a
inocência dos irmãos Naves.
No júri popular, vencem por 6 votos a 1 e os irmãos
são absolvidos da acusação.
Contudo, vivia-se um estado de exceção com a
ditadura Vargas e numa nova resolução, o veredicto é anulado, alegando-se que
inocência só poderia ser aceita sob unanimidade. Sendo assim, os irmãos Naves
são condenados a 25 anos e meio de prisão, cada um.
Posteriormente houve uma redução para 16 anos e
quando completaram 8 anos e 3 meses de prisão, foram libertados por "bom
comportamento". Joaquim Naves não teve muito tempo para aproveitar a
liberdade, contudo, pois três meses mais tarde, morreu, pois tinha a saúde
seriamente comprometida pelas torturas que recebeu entre 1937 e 1938.
Sebastião todavia, passou a procurar indícios do
primo desaparecido, a fim de provar a sua inocência e de seu falecido irmão,
porém só em 1953, descobriu Benedito em Nova Ponte, também interior de Minas.
Alegando nunca ter sabido desse imbróglio todo, Benedito não esboçou vontade de
esclarecer nada, mas Sebastião levou a polícia até ele.
Num golpe fortuito do
destino, um acidente automobilístico ceifou a vida de Benedito quando se dirigia
à delegacia para esclarecimentos, mas estava caracterizada toda a farsa que
destruiu a vida dos irmãos Naves.
Ainda sobrou uma longa jornada burocrática e
jurídica até 1960, quando o advogado da família, João Alamy Filho, conseguisse
enfim, uma indenização do estado para amenizar o sofrimento dos Naves.
Sebastião teve enfim mais quatro anos de vida com relativa tranquilidade.
João Alamy Filho escreveu um livro revelando ao
Brasil essa história aviltante e Person o adaptou ao cinema em 1967.
Juca
de Oliveira interpretou Sebastião Naves e Raul Cortez interpretou Joaquim
Naves. Lélia Abramo, fez Ana Naves, a mãe de ambos.
E John Herbert, foi o advogado João Alamy Filho. O tenente Chico foi
interpretado por Anselmo Duarte, com uma contundência impressionante.
Anselmo sempre atuou como ator até então, fazendo
galãs principalmente, em sua carreira pregressa, mas na pele do truculento
Chico, teve uma atuação espetacular, talvez sua melhor em toda a carreira.
Person explorou muito bem a questão da arbitrariedade, poder desmesurado e inebriante
que obscurece a razão de um homem comum. O contraponto da injustiça, também funcionou
esplendidamente, com os atores citados tendo atuações muito comoventes. Mais
que suscitar a pena, Person conseguiu extrair dos atores, a possibilidade de
provocar o nó na garganta, que acompanha o espectador até o final. Não dá para
deixar de observar que todo esse clima tinha uma segunda leitura em 1967.
Vivendo um período difícil, o Brasil também estava
sendo amordaçado e dessa forma, o filme de Person acaba ganhando essa conotação
metafórica com a situação política à época de seu lançamento. Isso remete à uma
questão : Como esse filme, com esse teor, passou pela ferrenha censura da época?
E indo além: De forma inacreditável, houve um
lançamento na TV ainda em 1967, num exemplo raríssimo de simultaneidade com as
salas de cinema, para os padrões dessa época. Portanto, cabe a estupefação,
pois como pode ter passado na TV, com aquelas cenas de tortura horríveis, perpetradas
arbitrariamente por uma autoridade policial? Bem, eu tinha apenas sete anos de
idade, assisti o filme na íntegra e mesmo diante de minha ingenuidade infantil,
fiquei fortemente impressionado. Com o estômago revirado, mas arrebatado pelo
filme, tornei-me fã do Person.
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O ator, diretor, roteirista e produtor Luis Sergio Person foi fotografado por Ozualdo Candeias na região da Boca do Lixo, em São Paulo. Luiz Sérgio Person dirigiu dois filmes fundamentais na história do cinema brasileiro, “São Paulo Sociedade Anônima” (1965) e “O Caso dos Irmãos Naves” (1967), mas sua obra é pouco conhecida e nunca teve o mesmo reconhecimento que a de outros cineastas contemporâneos seus. Isso se deve, em parte, à morte precoce de Person, num acidente de carro pouco antes de completar 40 anos, em 1976. É também possível imaginar que o fato de o cineasta paulistano, formado na Itália, ter sempre corrido em raia própria, à distância da turma do Cinema Novo, dificultou o reconhecimento de sua contribuição. |
"O Caso dos Irmãos Naves" é um filme que
causa desconforto, não vou negar, mas trata-se de uma obra de uma contundência
tremenda.
Não dá para assistir na "sessão da tarde", comendo pipocas,
mas sim, precisando de clima e de um estado de espírito propício. Todavia,
recomendo-o com entusiasmo.
Person",
de Marina Person - trailer
"Person" é um
documentário sobre a vida e a obra do cineasta Luiz Sérgio Person. O
documentário traz a reconstituição da história do cineasta paulista através da
viagem pessoal de sua filha, Marina. Através de entrevistas com amigos,
familiares e pessoas que trabalharam com Person, ela busca descobrir algo mais
do que datas e dados biográficos.
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