Alguns indícios, no entanto, merecem atenção especial e devem ser informadas para o profissional contratado: Se perceber aquecimento dos interruptores e das tomadas, se lâmpadas ou outros equipamentos deixam de funcionar e depois voltam, sem que ninguém mexa neles e se sua conta de energia apresentou elevação significativa sem que você tenha mudado seus hábitos de consumo. "Pontos quentes na rede elétrica são preocupantes e podem provocar acidentes e queima de aparelhos mais sensíveis", alerta Amaral. "Procure um eletricista o mais rápido possível se perceber esse sinal", completa.
Em geral, instalações antigas estão mais propensas a apresentar defeitos. É preciso lembrar que há pouco mais de 25 anos não existiam micro-ondas, DVDs, home theater e nem vídeo cassete. A maior televisão tinha 24 polegadas. Ou seja, as instalações elétricas daquela época estavam dimensionadas para suportar poucos aparelhos ligados a ela. Com o avanço tecnológico e a facilidade de crédito, essas casas ganharam modernidade, aumentaram o consumo de energia, mas as instalações continuaram as mesmas, embutidas nas paredes, sem que ninguém as percebesse.
Edson Amaral destaca alguns cuidados básicos e fáceis de serem seguidos para evitar complicações na rede elétrica: "Procure não sobrecarregar as instalações, não use 'benjamins' para ligar mais de um aparelho na mesma tomada e fique de olho nos sinais que indicam a necessidade de reforma no sistema elétrico. Se achar conveniente, solicite para um profissional fazer um check-up das instalações elétricas da sua casa. A prevenção ainda é mais barata que o conserto dos estragos."
Fonte: Portal Bond
Nenhum comentário:
Postar um comentário