quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

CONSUMO&DOR

o natal prova: a maior religião é a do consumismo


Papai Noel parece dizer: "Quero que gastes muito para provar que amas tua família". E no rio dessa onda consumista, todos os (ditos) cristãos rondam as vitrines, disputam as ofertas, comprometem seus salários, em nome do que Frei Betto um dia escreveu.

A maior religião do mundo não é o cristianismo, nem o budismo; tampouco, o judaísmo ou a mulçumana. A maior religião do mundo chama-se consumismo. E em dezembro, Papai Noel ajuda a aumentar o seu número de fiéis.

Nos templos desse novo deus, que são os shoppings, as vitrines são nichos onde imagens arrancam nossas petições a Deus para que consigamos o milagre da compra. Os que têm a grana, conseguem viver no paraíso; os mais pobres, arriscam-se a ficar no purgatório das prestações mensais, quando não caem no inferno dos atrasos com juros e correção monetária.

A figura de Papai Noel, a cada Natal, mais assemelha-se a um mercador que precisa vender seus produtos, caso contrário ele amargará o drama de milhares de pessoas no mundo: o desemprego.

Feliz ano velho!

Esta achei aki.

Nenhum comentário: