segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

...E O VENTO LEVOU - estréia 15.12.1939

Gone with the Wind estréia em Atlanta

1939 – Foram três dias de festas, com direito a desfile de limousines com as estrelas do filme e milhares de bandeiras enfeitando as casas e lojas.

De dezembro a junho de 1940 só foi possível assistir ao filme nos Estados Unidos comprando ingresso antecipado. Em fevereiro de 1940, o filme estava em cartaz em cerca de 150 cidades americanas.

No Brasil, a estréia aconteceu no dia 1º de janeiro de 1940.

Baseado no romance homônimo de Margareth Michell, o filme narra a trajetória de Scarlet O’Hara (Vivien Leigh), seus amores e desilusões durante a Guerra de Secessão americana, e sua luta para manter a fazenda “Tara”, devastada pela guerra.

Clark Gable é Rett Butler, um aventureiro que passa pela vida de Scarlet, em uma relação de amor e ódio marcada por conflitos e cenas inesquecíveis de amor.

O beijo entre os dois é considerado até hoje o maior beijo de toda a história do cinema.

Tudo isso tendo como pano de fundo os horrores da Guerra de Secessão (1861-65), a decadência do Sul e o desaparecimento de toda uma civilização: as plantations de algodão no Sul escravocrata.

Entre os roteiristas do filme tiveram participação também os escritores F.Scott Fitzgerald e William Faukner.

Milhares de atrizes foram entrevistadas para o papel de Scarlet O'Hara, sendo que mais de 400 chegaram a fazer leitura do roteiro. Vivien Leigh só foi escolhida para o papel de protagonista após o início das filmagens.

Gone with the Wind recebeu dez Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Vivien Leigh), Melhor Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel, que não pôde comparecer à première de ...E O Vento Levou em Atlanta porque era negra), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia Colorida, Melhor Edição e Melhor Roteiro, além um Oscar honorário para William Cameron Menzies e um Oscar técnico, para Don Musgrave.

A produção de Gone with the Wind custou pouco mais de US$ 5 milhões aos cofres da MGM. Quatro anos depois de seu lançamento, a renda obtida pelo filme nas bilheterias já superava a marca dos US$ 32 milhões.

É considerado até hoje um dos melhores filmes americanos de todos os tempos.

Recentemente, em junho de 2008, o American Film Institute (AFI), publicou sua lista dos 10 top 10 — os dez melhores filmes em dez gêneros de filmes americanos. Gone with the Wind alcançou o quarto lugar entre os filmes épicos.

De onde colei veja aqui.

Nenhum comentário: