sábado, 19 de dezembro de 2009

LADRÕES SERÃO EXPULSOS DA IGREJA SOB O CHICOTE

"Pois também os que levam na Igreja uma vida de desordem, os que procuram fazer da casa de Deus um covil de ladrões, estando ela em seu poder, também esses não poderão destruir este templo. Virá o tempo em que serão expulsos sob o chicote dos seus pecados." (Santo Agostinho,Sermão sobre o Salmo 130, § 3)

Santo Agostinho

Santo Agostinho
“A soberba é a mãe de todos os hereges”

Um comentário:

Anatoli. disse...

Caro Pedro e leitores do seu Blog:

Recomendo fortemente, àqueles que não tiveram a oportunidade de fazê-lo, a leitura do livro "Confissões" de Santo Agostinho.

Trata-se de uma obra de mística muito elevada, e, ao mesmo tempo, de profunda especulação. Sua originalidade está na capacidade de intuição e ressonância universal, através da qual Agostinho sente e exprime o drama de uma alma que se redime. Sua finalidade é confessar-se pecador e proclamar a soberana misericórdia de Deus.

Esta obra representa simultaneamente um condensado de sua vida até o ano de 387 e um resumo de sua filosofia, já que, nos “Solilóquios”, Agostinho diz textualmente “Deum et animam scire cupio. Nihilne plus? Nihil omnio” (“Desejo conhecer Deus e a Alma. Nada mais? Nada mais em absoluto”) e “As confissões” lidam justamente com a descoberta do Cristianismo e dos mecanismos da alma humana.

Boa leitura a todos!

Anatoli Oliynik