quarta-feira, 11 de junho de 2008

Namorar é amar...
Para todos os que amam...
uma rosa...

O Dia dos Namorados no Brasil

Dia 12 de junho comemoramos o Dia dos Namorados. A história desta data, no Brasil, se confunde com a comemoração do dia de Santo Antônio - famoso santo casamenteiro.

A proximidade com a data impulsionou o publicitário João Dória a realizar uma campanha - sob encomenda da extinta loja Clipper – que fortalecesse o então mês de menor fluxo comercial, o mês de junho. Em 1949, com o apoio da Confederação de Comércio de São Paulo, a empresa lança o slogan criado pela Standart com os seguintes dizeres: Não é só de beijos que se prova o amor.

Com isso, a Standard recebeu o título de agência do ano e firmou a data como especial, mágica, movimentando um mercado até o momento estagnado. Cartas e flores e dizeres; bombons, flores e bilhetes se tornaram freqüentes, além de uma infinidade de jeitos de se dizer EU TE AMO!

História do Dia dos Namorados

Todos nós comemoramos o Dia dos Namorados. Mas, em grande maioria, não sabemos sua história. A data traz em sua essência diversas explicações, baseadas nas tradições cristã, pagã e romana. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma, onde os casais celebram seu dia, em 14 de fevereiro.

A origem da data - questionável – deve-se a um episódio que ocorreu em Roma, no ano de 270. Um bispo chamado Valentino celebrava casamentos secretos entre casais apaixonados, contrariando as ordens do imperador Claudius II, que preferia ter os homens disponíveis -solteiros -, para lutar contra as freqüentes invasões bárbaras. Imbuído da idéia que o casamento amolecia seus soldados para a guerra, o imperador Claudius II tentou impedir que Valentino realizasse os casamentos; como não conseguiu, mandou prendê-lo para, posteriormente, executá-lo.

Enquanto aguardava sua execução na prisão, Valentino apaixonou-se pela filha cega do carcereiro, que misteriosamente voltou a enxergar, atribuindo-se ao bispo Valentino o milagre, fato que abriu caminho para sua santificação. Valentino foi executado dia 14 de fevereiro. Em homenagem ao seu sacrifício pelo amor, instituiu-se nessa data o St. Valantine's Day.

Já na Roma Antiga, a data era celebrada em 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) no festival Os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua namorada durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).

O dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX.

Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se cria que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves.

Dia dos Namorados no Mundo

Enfim, chega o dia em que todos nós podemos nos expressar sem medo, vergonha ou censura. Nossos sentimentos para quem amamos ou estimamos de coração podem ser mostrados sem qualquer privação. O mundo, por sua grandeza, revela-se distinto em diversos aspectos, e nesse caso podemos dizer que apenas as formas de expressão se diferenciam uma das outras. O sentimento, como um todo, é imutável. Bem, vamos dar uma olhada no globo e ver como algumas culturas comemoram o Dia dos Namorados.

Canadenses, mexicanos e australianos também mantêm a tradição. No dia 14 de fevereiro, os casais participam de missas e trocam presentes, pedindo proteção e felicidade ao santo. É comum nos países europeus as pessoas presentearem não somente seus namorados(as), mas aqueles que gostam, como mães, pais, irmãos, amigos.

Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. Os dinamarqueses, por hora, mandam flores prensadas umas às outras, chamadas flocos de neve.

No Japão, a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é a mulher presentear seu amado com caixas de chocolates. No mês seguinte, como forma de agradecimento, os homens retribuem o carinho dado por suas amadas. Embora a data represente uma expressão de carinho, muita gente ainda reluta em adotar o dia como especial, alegando que se trata de uma jogada comercial. Segundo pesquisas realizadas, o feriado representa cerca de 20% do volume anual de vendas das fábricas de chocolate do arquipélago.

Voltando para a América, os Estados Unidos, sem dúvida, movimenta desde os dias que antecedem 14 de fevereiro. Lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines. Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças apreciam comprar ou fazer cartões para seus amigos e professores. Nos Estados Unidos, o feriado foi fixado no calendário em 1700. Em 1840, Esther A. Howland começou a produzir em massa artigos para comemorar o Valentine s Day.

Nenhum comentário: