quinta-feira, 19 de junho de 2008

CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

Os japoneses que vivem atualmente no Brasil têm uma bela história. Eles vieram para cá há cem anos num navio chamado "Kasato Maru", que trouxe as primeiras 165 famílias japonesas, 781 pessoas que sonhavam com uma vida melhor. Partindo em 28 de abril de 1908, do porto de Kobe, no Japão, depois de 52 dias, percorridas 21 mil milhas, o navio chega a 18 de junho de 1908 ao porto de Santos (litoral de São Paulo), marcando o início da imigração japonesa no Brasil.


O mascote oficial das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que foi criado por Mauricio de Sousa, já tem nome. O personagem se chamará Tikara (pronuncia-se Ticará). O quadrinista explicou o significado do nome, que quer dizer poder, coragem. "É a coragem que os primeiros imigrantes tiveram para atravessar o oceano rumo ao desconhecido, vir e formar a maior comunidade japonesa fora do Japão. É uma coisa heróica".







Está vendo essa menininha fofinha que o Mauricio de Sousa está mostrando? Ela é a KEIKA, a namorada do Tikara, o menininho-mascote das comemorações do centenário da imigração japonesa. Sim, Keika é a nova (ou pelo uma das mais novas) criação do incansável pai da turma da Mônica. Mauricio de Sousa explicou que o nome é uma junção de “kei”, que significa pureza, honestidade e integridade, e “ka”, de "aquele que acrescenta".

Nenhum comentário: