segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"Eu tenho um sonho"-Martin Luther King

Hoje nos Estados Unidos celebram o dia de Martin Luther King Júnior. O feriado nacional, instituído há 23 anos para lembrar o ativista pelos direitos humanos, se tornou a data em que os norte-americanos se voltam para os serviços comunitários.
Neste ano, a data será marcada de um jeito mais especial. O presidente eleito Barack Obama lançou a iniciativa "Renovando a América Juntos", idealizada para revitalizar bairros e renovar o espírito do trabalho solidário.
Serão 8.500 eventos simultâneos em todo o país. Obama e o vice-presidente eleito Joe Biden vão participar de programas voluntários na região de Washington.
"Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.
Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!"

Eu tenho um sonho...

40 anos após a morte de Martin Luther King, o mundo ainda continua necessitando de sonhos e esperando realizações.

"Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter".



Nenhum comentário: