sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PELÉ: O REI DO FUTEBOL

Há exatos 19 anos, o Jornal do Brasil prestava homenagem a aquele que é considerado ainda hoje, no dia em que completa 69 anos e 32 anos após sua despedida dos campos, o mais famosos futebolista do Brasil e do mundo: Pelé, o Rei do futebol. Antes de alcançar a fama e fazer história no esporte, Pelé nasceu Edison Arantes do Nascimento, na pequena cidade de Três corações, Minas Gerais. Filho de Celeste Arantes e de João Ramos do Nascimento, um conhecido futebolista no sul de Minas, Pelé manifestou sua vocação para jogador de futebol quando ainda era criança. Por isso, sua carreira futebolística começou cedo e, aos 15 anos, com a ajuda de um antigo jogador da seleção brasileira chamado Waldemar de Brito, o menino entrou para seu primeiro clube profissional, o Santos Futebol Clube. No dia do teste do menino, Waldemar profetizaria aos diretores do clube: “Este garoto ainda será o maior jogador de futebol do mundo”. Dez meses depois, Pelé já disputava sua primeira partida pela seleção brasileira e marcava seu primeiro gol pelo Brasil.
No Santos, Pelé jogou por quase 18 anos e foi artilheiro do campeonato paulista 11 vezes. Pela seleção, participou de quatro Copas do Mundo, sagrando-se campeão mundial em três delas: 1958, 1962 e 1970. Em 1975, Pelé foi para os EUA, para jogar no time norte-americano New York Cosmos, onde encerrou sua carreira, em 1977, numa partida amistosa contra o Santos, jogando em cada tempo em um dos time. Entre 1995 e 1998, foi ministro dos Esportes no Brasil. Hoje, ainda é considerado uma das principais autoridades do mundo dos esportes, tendo auxiliado na candidatura do Rio de Janeiro às olimpíadas de 2016.

O melhor jogador do mundo
Durante sua brilhante carreira, Pelé participou de 1.375 partidas, marcou 1.284 gols e recebeu inúmeros prêmios, mesmo depois de sua aposentadoria dos campos. Em 1981, o jornal francês L’Equipe lhe concedeu o título de Atleta do Século de todos os esportes. Pelé voltou a obter o título em 1999, dessa vez concedido pelos jornalistas da Agência de Notícias Reuters. O título de Jogador de Futebol do Século veio em 1999, pela UNICEF, pela revista France Football, pela Federação Internacional de Estatística e História do Futebol e, em 2000, pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).(JBlog).

Um comentário:

Unknown disse...

Uma façanha extraordinária sem duvida. Difícil encontrar, hoje, um jogador que ultrapasse a marca dos mil gols.

Boa homenagem. Abraços.