terça-feira, 22 de julho de 2008

CENTENÁRIO DA MORTE DE 'MACHADO DE ASSIS'

Ano Nacional de Machado de Assis

O centenário da morte de Joaquim Maria Machado de Assis (1839 - 1908), em 29 de setembro deste ano, desencadeou uma série de eventos culturais. Aqui, algumas homenagens ao autor brasileiro:

Fundação Casa de Rui Barbosa : lançou um site concebido por uma equipe de bolsistas da instituição. A pesquisadora Marta de Senna teve a idéia de criar uma obra de referência que permite a localização das citações e alusões histórico-literárias identificadas nos romances e contos de Machado de Assis.

No
http://www.machadodeassis.net/, encontramos, além do banco de dados, uma biografia resumida do escritor, uma bibliografia básica com cerca de 30 títulos de livros e, num futuro breve, uma revista eletrónica com artigos relevantes sobre o autor.

O site http://www.machadodeassis.org.br/ lançado pela Academia Brasileira de Letras com informações completas sobre o bruxo do Cosme Velho.

No Domínio Público do Governo Federal, onde toda a obra de Machado de Assis está disponível para download em formato pdf. Nada mal para um país sem memória.

imagem: Mulheres Patuscas de Windsor
Nota: Ângelo Medina, ator chileno de 45 anos trabalha como estátua-viva e escolheu a figura de Machado de Assis para seu début na Flip “Quero lembrar as pessoas de ler, acho que elas estão se esquecendo disso”, explica Medina, que está no Brasil há 20 anos. Mas será que o chileno já leu o artista que o inspirou neste trabalho como estátua? “Estou lendo aquele livro de memórias, do morto...”, detalha ele se referindo ao livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. “Esse mesmo! Mas confesso que como não sei ler muito bem o Português, acho que é um livro difícil”.
Peguei do blogdasanta.blogspot.com

Um comentário:

Alexandre Kovacs disse...

Pedro, obrigado pelo link para o meu mundo. Viva Machado de Assis e a boa literatura!