quarta-feira, 16 de julho de 2008

Santuário Católico ameaçado de destruição.


Nossa Senhora da China, rogai por nós!

Governo comunista da China não fez nada para impedir um decreto da província de Henan para a destruição de um santuário católico na província de Henan, construído por volta de 1903-1905. Graças a pressão internacional a destruição desse patrimônio religioso foi impedida. O local de peregrinação, dedicado a Nossa Senhora do Carmo, tem mais de 100 anos de existência, a cada ano atrai pelo menos 40 mil devotos e seria destruído com dinamite para dar lugar há hotéis e vilas.

O santuário fica em Tianjiajing, na diocese de Anyang e foi erguido como forma de agradecimento à proteção da Virgem Maria contra os perigos da perseguição dos boxers, em 1990.
Os boxers eram membros de uma seita nacionalista radical que perseguia todo estrangeiro e chineses que aderiam ao cristianismo.

Essa não é a primeira vez que o local de peregrinação dos católicos é ameaçado.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses quase destruíram por completo o santunário de Tianjiajing. Depois, na década de 60, foi a Guarda Vermelha que quase destruiu todo o lugar. Os católicos voltaram a se reunir no local desde 1979, quando retornaram a fazer as peregrinações, viajando por muitos quilômetros a pé até o santuário. Em maio de 2007, por ocasião da festa de Nossa Senhora da China, o secretário geral da província de Henan ordenou que a Igreja cancelasse a peregrinação, acentuada no mês de julho, por conta da festa de Nossa Senhora do Carmo, no dia 12.

Nas palavras do decreto da província de Henan, tanto o santuário quanto a peregrinação constituem “atividade religiosa ilegal”. Nas palavras dos católicos da diocese de Anyang: “Não temos medo e vamos persistir na defesa de nossos direitos legítimos até o fim!”. Mais sobre o assunto no Status of Chinese People.

Pressão internacional impede destruição de Santuário, na China.

Graças à pressão internacional e dos católicos de Pequim, o santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Tianjiajing, na província de Henan, não vai ser destruído, embora a celebrações litúrgicas tenham sido suspensas. A área permanece sob o controle da polícia, que apenas permite peregrinações dos católicos da diocese local. As visitas ao santuário são permitidas, mas estão proibidas qualquer tipo de celebração ou manifestação religiosa.

Fontes: agencia.ecclesia.pt/O Possível e o Extraordinário - copiei do blogdasanta.blogspot.com

Nenhum comentário: