sexta-feira, 20 de março de 2009

Longevidade Cerebral

Cérebro: Use-o ou Perca-o

Milhões de pessoas gastam enormes quantias de dinheiro e tempo em programas de atividade física para estimular músculos e coração; ignoram o órgão mais importante do corpo: O Cérebro.

Para conhecê-lo um pouco mais, vamos viajar por dentro dele. Tomar um trem e viajar por suas estações. Vamos passar por elas e dar pequenas paradas: Tronco encefálico, cerebelo e o cérebro propriamente dito.

Primeira parada no tronco encefálico. Ele está logo acima da coluna vertebral e foi a primeira parte do cérebro formado no útero. Foi um dos primeiros elementos do cérebro a evoluir. Há 280 milhões de anos, os primeiros animais a pisar na Terra, os répteis, tinham apenas o tronco encefálico. Por essa razão uma lagartixa jamais será um animal de estimação, a que está na sua parede jamais poderá amá-la. O tronco encefálico transfere informações dos sentido e controla coisa básicas como a respiração e as batidas do coração.

O cerebelo, nossa segunda parada, fica logo atrás do tronco encefálico e ajuda o corpo a se mover. Possui a memória dos movimentos e governa a coordenação dos músculos. Por isso dançarinos e atletas têm o cerebelo muito bem desenvolvido. Movimentos pertencem à memória sinestésica.

O cérebro não existia há 80 milhões de anos quando nossos ancestrais de sangue quente, os mamíferos, passaram a habitar a Terra. Ele se parece com duas metades de nozes que juntas forma um esfera. É coberto por uma fina camada semelhante a um glacê . O cérebro que raciocina é o neocórtex. Quanto mais sulcos e fissuras uma espécie tem, mais inteligente ela é porque há mais espaço para o neocórtex.

O sistema límbico está situado numa área do cérebro que é responsável pelas emoções e pela memória. O rejuvenescimento límbico produz grandes vantagens. Intensifica a memória e produz uma sensação de bem-estar. Em algumas pessoas aumenta uma habilidade cerebral chamada sinestesia. É basicamente a coordenação dos sentidos.

Uma entre 100 mil pessoas é capaz de ver sons e saborear cores. Todo conhecimento, toda memória que você possui existem como uma entidade física. São portanto vulneráveis aos maus tratos físicos. Parece estranho falar que pensamentos e memórias são entidades físicas, mas eles são.

Caso houvesse um super-microscópio seria possível apreciar pensamentos e memórias. Ver as estruturas bioquímicas, alterações nos códigos do DNA das células, e correntes bioelétricas de energia. Recentes avanços tecnológicos mostraram que , na verdade, usamos todas as áreas de nosso cérebro, só que não com toda a eficiência. O cérebro é apenas corpo humano. Glândulas endócrinas , secretoras de hormônios, são elo principal entre corpo e mente. A mente é o software, o produto místico e misterioso de tudo o que somos. O cérebro é o hardware, um órgão físico que requer nutrição, descanso e uso.

Plasticidade do Cérebro - Até pouco tempo pesquisadores pensavam que o cérebro era essencialmente estático. Porém a tecnologia de ponta vem provando em contrário. Tomografia Computadorizada, Tomografia por Emissão de Pósitrons e Imagem de Ressonância Magnética, mostraram que, ao potencial único regenerativo do cérebro, suas áreas arruinada podem ser trazidas de volta. O cérebro não armazena cada uma de suas memórias em células cerebrais distintas ou isoladas, ou seja neurônios. Em vez disso , a memória está armazenada em redes de neurônios interligados. Se um morre, o cérebro pode restabelecer essa conexão, através de circuitos redundantes com outros neurônios.

A medida que envelhecemos nossas ramificações aumentam, como uma árvore do crescimento. As ramificações extras compensam a morte dos neurônios. Todas as células cerebrais têm ramificações chamadas dendritos. É através dessas conexões que os pensamentos viajam Quanto mais conexões melhor o cérebro funciona. Quando uma conexão deixa de existir ela pode ser substituída por outra.

As freqüências cerebrais -

ONDAS CEREBRAIS FREQUÊNCIA (*CPS) NÍVEL

DELTA: de 1/2 a 4 CPS - Inconsciência

TETA: de 5 a 7 CPS - Sono Profundo

ALFA: de 8 a 13 CPS - Sono Confortável

BETA: de 14 a 40 CPS - Consciência

Tranqüilidade <---- 19 ----> Excitação

* CPS = A ciclos por segundo

Freqüência ideal : 19 CPS Boa saúde, Inteligência, Concentração e Relaxamento

Freqüência de risco : 21 CPS Estresse e ansiedade, Imunidades vulneráveis. Perda de concentração e da memória.

Freqüência patológica : 80 CPS Ataque Epiléptico Convulsões.

Problemas psicossomáticos são problemas simplesmente causados pela mente, (Psique) que interferem no corpo (Soma). Em ALFA podemos separar o "Psique" do "Soma" . Dessa forma a mente encontra as soluções para os problemas físicos. Durante a atividade diária, normalmente as pessoas encontram-se no nível BETA , isto , emitindo 21 ondas cerebrais por segundo. Se há uma excitação, raiva, contrariedade, apreensão, ou emoção , o nível se eleva para a faixa dos 21 a 25 CPS.

De acordo com o grau de excitação esses valores poderão subir ainda mais. Quase todos estão de acordo e, dentre eles a comunidade médica e cientifica , de que a ansiedade e o estresse são os grandes agressores do homem moderno, que vive nas grandes cidades.

O corpo somatiza o que se passa na mente, e aparecem as doenças. Isso acontece porque os mecanismos que controlam as imunidades se enfraquecem, propiciando à ação dos germes e vírus que circulam no sangue. Quando o sistema imunológico está OK ele se encarrega de propiciar as defesas necessárias das doenças. Os níveis elevados das ondas cerebrais, provocam a perda de concentração e a memória se torna fraca . Com o ciclo excessivamente alto, os pensamentos se substituem com grande rapidez , sem se fixarem, tornando a mente confusa. Uma grande energia é produzida e a mente a dissipa através de reações físicas .

Pessoas mais idosas, retemperam-se cochilando. Estão em ALFA. Isso é muito bom. Uma das maneiras de entrar no nível ALFA é através da meditação. Ela reduz as ondas cerebrais e separa a mente do corpo. Quando você chega cansado da rua e senta-se numa poltrona descontraidamente, de olhos fechados e sem nenhuma preocupação, o seu cérebro começa a produzir o ritmo ALFA. A diferença entre sentar descontraído numa poltrona e entrar no ritmo ALFA é que ao entrar cientificamente nos níveis inferiores você permanece o tempo que desejar. Sabe que está profundamente relaxado. Ao sair dele sabe que ao abrir os olhos terá entrado no estado BETA.

Para minimizar o estresse é bom lembrar de que você caminha nas batidas de seu coração e não no ritmo do tique-taque do seu relógio.

Vicente Rocha

Nenhum comentário: