domingo, 12 de outubro de 2008

The Animals - The House of Rising Sun


Como muitas baladas de "folk" clássico inglês, a autoria de "A Casa do Sol Nascente" é incerta. Musicologistas dizem que este clássico está baseado na autoria de domínio popular como "The Unfortunate Rake" do século 18 e logo este ritmo foi levado para a América por colonos.
A mais velha versão existente é de Clarence "Tom" Ashley e Gwen Foster e foi feita em 1933. Ashley a conheceu de seu avô Enoch Ashley. O nome da canção era "Texas Alexander's The Rising Sun" que foi registrada em 1928. Ás vezes é mencionada como a primeira gravação, mas a versão é completamente diferente.
Esta canção poderia ter caído no esquecimento, até que o folclorista Alan Lomax e seu pai, que eram curadores do "Archive American Folk Song", procuraram por todo o país estes tipos de canções. Em uma viagem com sua esposa, Lomax montou um equipamento de gravação em Middlesborough, Kentucky na casa de Tilman Cable e em 15 de setembro de 1937 gravou a interpretação de Georgia Turner, na época com 16 anos, filha de um mineiro. Ele intitulou a canção de "The Rising Sun Bluess". Lomax ainda registrou uma versão diferente cantada por Bert Martin. Em 1941, Lomax escreveu que a melodia foi tirada de uma balada inglesa tradicional de Matty Groves, e a letra escrita por Geórgia Turner e Bert Martin, provavelmente porque ele não tinha conhecimento de gravações mais antigas, através de outros artistas.
Em 1962, Bob Dylan gravou uma faixa com a música em seu primeiro álbum intitulado "Bob Dylan".
Numa entrevista, Eric Burdon do "The Animals", revelou que ouviu esta canção pela primeira vez em um clube em Newcastle cantada por Johnny Handle. "The Animals" estavam em excursão com Chuck Barry e a escolheram porque queriam algo distinto. Esta entrevista refuta afirmações que a inspiração para o arranjo do "The Annimals" tenha vindo diretamente de Bob Dylan e sim através registros de Josh White e Nina Simone num show no "Gate Vilage" e isto foi antes de Bob Dylan ter gravado. Indiferentemente, "The Animals" desfrutaram um sucesso enorme com a canção. Bob Dylan deixou de cantar "The House of Rising Sun" após "The Animals" terem gravado, porque os fãs acusaram Bob Dylan de plagiar a versão dos "The Animals". Conformado, Bob Dylan gostou da versão do "The Animals" quando escutou pela primeira vez através do rádio de seu carro.
Pesquisa, Tradução e Legenda By
Iviguaranys - Fev/2008

Nenhum comentário: