quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Perda de Tempo - Ler e Escrever

Perda de Tempo

George Bernard Shaw

(Não que eu concorde inteiramente, mas não deixa de ser uma visão interessante.)

"Eis o que eu chamo perder tempo… Nada há sobre a Terra tão precioso como um bonito livro, com as colunas bem feitas, duma escritura em rica tinta negra, com belas cercaduras e lindas imagens iluminadas, sabiamente intercaladas na página. Mas em nossos dias, ao invés de olhar os livros, as pessoas os lêem".

A livraria Fischer adverte: a leitura é prejudicial à ignorância.

A frase bem-humorada na sacolinha da livraria do senhor Fischer bem que poderia virar anúncio do Ministério da Educação do lado de cá do Atlântico. Já que exportamos os bancos de livros, nada mais justo que importar essa idéia.

Pensando bem, alguém acabaria considerando-a politicamente incorreta e vetaria a campanha. Se lessem mais, quem sabe?

Ler ou escrever

Jorge Luis Borges

"Tenho para mim que sou essencialmente um leitor. Como sabem, eu me aventurei na escrita; mas acho que o que li é muito mais importante do que o que escrevi. Pois a pessoa lê o que gosta – porém não escreve o que gostaria de escrever, e sim o que é capaz de escrever."

Nenhum comentário: