sábado, 30 de janeiro de 2010

Vice-líder tucano: Governo Lula instalou um regime corrupto

Eliano Jorge

Geraldo Magela/Agência Senado


O senador tucano Alvaro Dias detona o governo petista

Mais uma decisão do governo federal promete esquentar os ataques mútuos entre PT e PSDB. As reações dos oposicionistas surgiram imediatamente ao anúncio de que o presidente Lula retirou, da lista de projetos com suspeita de irregularidades feita pelo Tribunal de Contas da União, quatro obras da Petrobrás, nesta quinta-feira, 28.

Ouvido por Terra Magazine, o vice-líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), disparou, de cara: "Isso vem na esteira de outras atitudes que consagram a improbidade administrativa".

- Se este governo fosse perfeito em todas as outras áreas, ele teria que ser condenado por ser tão adepto a corrupção, por passar a mão na cabeça dos desonestos e por instalar um regime corrupto no País - conclui.

Veja também:
» Lei é para todos, diz procurador sobre decisão de Lula
» Corrupção aparece mais porque é mais investigada, diz Lula
» Se governo quisesse, descobriria corrupção, diz pesquisador
» Hage: Quem meter a mão em recursos públicos será flagrado
» Hage: Cercear CGU é um "absurdo" e "inaceitável"
» Siga Bob Fernandes no twitter

O tucano tenta firmar uma pecha de corrupção no governo Lula. "Num primeiro momento, ele dominou de forma absoluta a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás para evitar uma investigação e acobertar irregularidades.

Depois avançou sobre o TCU, num esforço incomum, procurando limitar sua capacidade de fiscalizar. E agora passa, de uma só vez, sobre o Tribunal de Contas e o Congresso Nacional, liberando obras superfaturadas", história.

Em meio ao bate-boca eleitoral antecipado, Dias aponta um motivo para a medida polêmica: "Isso significa consagrar a imoralidade na administração pública, com viés eleitoreiro, porque o objetivo é manter as obras durante a campanha eleitoral".

As palavras do parlamentar do PSDB têm o tom até acima do que vinha sendo empregado pela oposição. "A Petrobrás é uma empresa que tem um caixa significativo, expressivo, de valores gigantescos, essas obras consomem bilhões. Só numa delas, a de Abreu e Lima, há previsão de superfaturamento da ordem de 2 bilhões de dólares. E o presidente fecha os olhos, não dá a menor importância à questão ética, escancara as portas do governo para a corrupção. Isto é um mal enorme ao País", afirma Alvaro Dias.

- Este estímulo à corrupção, à impunidade, é que faz hoje ser possível fazer três vezes mais o que fazem com o mesmo dinheiro - detona.

Legal

Consultada por Terra Magazine, a Controladoria Geral da União confirmou a legalidade do ato presidencial.

Dias não adiantou se a oposição pensa em tomar alguma medida contra a atitude do presidente. "Sob o ponto de vista da legalidade, eu tenho dificuldade de questionar e discutir. Agora, sob o ponto de vista da moralidade, não tem dúvida nenhuma. Nem tudo que é legal é moral. É deplorável usar estes artifícios da legislação para abrir portas à corrupção".

Diante das estratégias eleitorais de comparação entre as gestões tucanas e petistas desde 1995 no Palácio do Planalto, parece claro que a oposição se apegará à suposta permissividade governista com a corrupção. Como indica Alvaro Dias: "Foi o governo (do PT) quem rasgou de forma definitiva a bandeira da ética e jogou na lata do lixo da história".

Terra Magazine

Esta também é do Alvaro Dias, em seu blog, com charge do Sponholz

E a Justiça Eleitoral?

E no Paraná? Está na hora da Justiça Eleitoral prestar atenção no noticiário de “certos” veiculos de comunicação da Capital do Estado. Jornal que respeita seus leitores não pode se transformar em “Jornal de Campanha”. E a lei?00rs1329b-300x194

Um comentário:

Jurema Cappelletti disse...

Pedro li seu comentário, lá no blog, sobre a necessidade de mudar os parlamentares.

Conto com todos vocês para espalharem a idéia entre todos os conhecidos fora da Internt e pedir que façam o mesmo.