sábado, 12 de janeiro de 2013

7 DICAS PARA APROVEITAR O CHURRASCO E EVITAR A INDIGESTÃO

Sabe o que o churrasco, a feijoada, a pizza e outros pratos pesados têm em comum? É que sempre que você come, além de pesarem no seu estômago, sempre acaba pesando na sua consciência. O grande problema de incluir estes alimentos no cardápio não são os alimentos em si, mas os exageros que as pessoas cometem na hora de comer. Pouca gente consegue se controlar e comer somente o necessário para se sentirem satisfeitas.
E a dor na consciência quase sempre vem acompanhada de certo mal-estar e indisposição que contribuem para aumentar o sentimento de culpa. Isso ocorre porque os alimentos gordurosos costumam ser mais difíceis de digerir. Além de levar mais tempo para serem processadas, as moléculas de gordura exigem que o estômago produza uma quantidade maior de ácidos, mas nem sempre essa quantidade é suficiente para digerir toda a gordura, o que faz com o que o alimento chegue ao duodeno antes de ser completamente digerido.
Tudo bem que com tanta variedade de carne e acompanhamentos saborosos, fica difícil resistir a pegar um pouco de casa, mas com um pouquinho de disciplina, você pode aproveitar melhor o seu churrasco sem se sentir mal depois. Veja algumas dicas para aproveitar melhor o seu churrasco, sem exageros e sem sofrer com a indigestão
1.Um erro muito cometido pelas pessoas é deixar de fazer alguma refeição antes do churrasco justamente por que terá o churrasco. Mas isso fará com que você acabe extrapolando no prato. Por isso, não pule nenhuma refeição e ingira proteínas, de modo que não esteja faminto na hora do churrasco. Abuse das saladas e frutas, ricas em antioxidantes e fibras, que vão carregar toxinas e gordurinhas da carne para fora do organismo.
2.Escolha bem as carnes que vai consumir, se não souber identificar, vale a pena perguntar ao churrasqueiro. Cortes como maminha, alcatra e filé mignon são mais leves que a irresistível picanha, que mesmo quando tiramos a gordura aparente, continua com gordura entre as fibras, assim como o cupim, a costela e as linguiças. Se o churrasco tiver opções como frango ou peixes assados, fique tranquila para comer essas carnes em maiores quantidades, já que elas possuem nível de gordura menor que as carnes vermelhas e são mais fáceis de digerir.
3.Churrasco tem tudo a ver com cerveja e com aquela caipirinha, mas se você não quiser atacar o seu estômago, controle a ingestão dessa e de quaisquer outros tipos de bebidas alcoólicas e também de refrigerantes, pois mesmo os lights possuem altas concentrações de substâncias químicas. O ideal é acompanhar o churrasco com sucos naturais, mas se não resistir a uma cervejinha, por exemplo, intercale com copos de água ou de suco para evitar a desidratação.
4.Na hora da sobremesa, evite sobrecarregar o seu organismo com doces como mousses, tortas, quindins, pavês e outras delícias que costumam ser gordurosas e não são boas companhias para um churrasco. Prefira as frutas como o abacaxi que além de saudáveis colaboram com o processo de digestão de proteínas e gorduras.
5.Na churrascaria, evite escolher acompanhamentos como batata frita, bolinhos fritos, arroz e pães no mesmo prato. Prefira apenas um tipo de carboidrato e se quiser mais de um, sirva-se em quantidades pequenas.
6.Coma devagar a mastigue bem, principalmente as carnes para estimular o estômago a produzir os ácidos necessários para a digestão dos alimentos e acelerar o metabolismo.
7.Depois de um dia de excessos, no dia seguinte, o ideal é pegar leve e tratar o estômago com carinho. Para desintoxicar o organismo, beba bastante água, consuma menos carboidratos e abuse das frutas cítricas ricas em vitamina C, fibras e folhas escuras, que têm a função antioxidante. Quem for adepta aos chás, pode aliviar a sensação de estômago cheio e a retenção de líquidos tomando chá de hibisco e porangaba.
Para evitar a indigestão em qualquer situação, a dica é evitar os exageros. Comendo com moderação e de forma adequada, você estará sempre pronta para aproveitar todos os churrascos, feijoadas, pizzas e outros eventos gastronômicos com elegância e sem culpa.(Fonte: Dicas de Mulher-Portal: Bonde).

Nenhum comentário: