terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MARIA MÃE DE DEUS (THEOTOKOS)

Para poder entender esta sublime verdade é necessário fixar claramente alguns pontos certos, aceitos por todos.
Quando dizemos: “Maria é Mãe de Deus”, devemos entender que Maria é mãe do FILHO DE DEUS, Jesus Cristo, o qual é Deus como o Pai e como o Espírito Santo.
Quando dizemos: “Maria é Mãe de Deus”, não devemos entender que Maria tenha GERADO em seu seio A DIVINDADE de Jesus Cristo.
Quando dizemos: “Maria é Mãe de Deus”, não devemos entender que Maria tenha dado INÍCIO à vida do Filho de Deus.
Quando dizemos: “Maria é Mãe de Deus”, não devemos entender que o Filho de Deus tenha começado a existir no seio de Maria.
Nada disso.
Vamos pela ordem.
O Filho de Deus é PESSOA DIVINA, própria e individual.
O Filho de Deus é igual ao Pai e ao Espírito Santo na natureza divina.
Antes de se ENCARNAR no seio de Maria, o Filho de Deus era PURÍSSIMO ESPÍRITO.
Antes de se ENCARNAR, NÃO EXISTIA JESUS CRISTO, como HOMEM-DEUS, mas só existia o Filho de Deus, puríssimo espírito.
JESUS CRISTO, HOMEM E DEUS, UNIDOS NA MESMA PESSOA DIVINA, começou a existir no seio de Maria, pela AÇÃO do Espírito Santo.
No seio de Maria, a PESSOA DO FILHO DE DEUS ASSUMIU A CARNE HUMANA e se tornou JESUS CRISTO, totalmente DEUS e totalmente HOMEM.
Mas a PESSOA DE JESUS CRISTO ficou exclusivamente PESSOA DIVINA.
De modo tal que, todas as ações de Jesus Cristo, todos os milagres, todas as ofensas, todas as dores e sofrimentos, etc., eram atribuídas exclusivamente à ÚNICA PESSOA DE JESUS CRISTO, QUE ERA PESSOA DIVINA.
Maria, gerando e dando à luz Jesus Cristo, gerou e deu à luz o Filho de Deus feito CARNE, unido substancialmente à natureza humana.
Noutras palavras, Maria deu à luz não uma natureza humana, mas a PESSOA do FILHO de Deus, unida substancialmente à natureza humana de Cristo.
Por isso, Maria é mãe do Filho de Deus, feito homem.
Pelo motivo que Jesus Cristo é DEUS, é lógico que Maria é MÃE DE DEUS.
PROVA NA SAGRADA ESCRITURA
Já no Antigo Testamento, o profeta Isaías assim declarava: “Eis que a Virgem concebe e dá à luz um Filho e lhe será dado o nome de Emanuel” (Is 7, 14). Emanuel significa DEUS CONOSCO. Esta profecia se refere diretamente a Cristo, Filho de Deus.
O anjo disse a Maria: “Por isso, o Menino que nascer de ti será chamado FILHO DE DEUS” (Lc 1, 35).
O apóstolo Paulo também declara: “Deus mandou seu Filho ao mundo, nascido de MULHER” (Gl 4, 4).
Isabel, REPLETA DO ESPÍRITO SANTO, ao ver Maria em sua casa, assim a saúda: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. DONDE ME VEM QUE A MÃE DO MEU SENHOR ME VISITE?” (Lc 1, 41-42).
“Celebravam-se núpcias em Caná da Galiléia e estava lá a Mãe de Jesus” (Jo 2, 1-12).
MARIA É VERDADEIRAMENTE MÃE DE DEUS
Para iluminar com um raio divino esta verdade tão bela e fundamental, recorramos à Sagrada Escritura, mostrando como ali tudo proclama este título da Virgem Imaculada.
Maria é verdadeiramente Mãe de Deus.
Ela  gerou um homem hipostaticamente unido à divindade; Deus nasceu verdadeiramente dela, revestido de um corpo mortal, formado do seu virginal e puríssimo sangue.
Embora, no Evangelho, Ela não seja chamada expressamente “Mãe de Cristo” ou “Mãe de Deus”, esta dignidade deduz-se, com todo o rigor, do texto sagrado.
O Arcanjo Gabriel,  dizendo à Maria: “O santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1, 35), exprime claramente que ela será Mãe de Deus.
O  Arcanjo diz que o Santo que nascerá de Maria será chamado o Filho de Deus. Se o Filho de Maria é o Filho de Deus, é absolutamente certo que Maria é a Mãe de Deus.
Repleta do Espírito Santo, Santa Isabel exclama: “Donde me vem a dita que a Mãe de meu Senhor venha visitar-me?” (Lc 1, 43).
Que quer dizer isso senão que Maria é a Mãe de Deus? Mãe do Senhor ou “Mãe de Deus” são expressões idênticas.
S. Paulo diz que Deus enviou seu Filho, feito da mulher, feito sob a lei (Galat. 4, 4).
O  profeta Isaías predisse que a Virgem conceberia e daria à luz um Filho que seria chamado Emanuel ou Deus conosco (Is 7, 14).
Qual é este Deus?
É  necessariamente Aquele que, segundo o testemunho de S. Pedro, não é nem  Jeremias, nem Elias, nem qualquer outro profeta, mas, sim, o Cristo, o Filho de Deus vivo.
É aquele que, conforme a confissão dos demônios, é: o Santo de Deus.
Tal é o Cristo que Maria deu à luz.
Ela  gerou, pois, um Deus-homem. Logo, é Mãe de Deus por ser Mãe de um homem  que é Deus e que, sendo Deus, Redimiu o gênero humano.

Nenhum comentário: