terça-feira, 15 de janeiro de 2013

AS PASSAGENS "NEGRAS" DA BÍBLIA

O quadro acima é de Hans Holbein (the younger) e faz uma alegoria entre o Antigo e o Novo Testamento. Achei que era interessante como ilustração deste post que fala das passagens "negras" do Velho Testamento, passagens que falam de massacres e estupros, por exemplo. Estas passagens podem perturbar alguém que ler a Bíblia achando que o livro sagrado é isento da história humana, achando que Deus não leva em conta a condição cultural que o homem está inserido.
O próprio Cristo não se deteve e mudou uma lei de Moisés quando foi perguntado, sem diminuir a importância do Antigo Testamento. Ele mostrou qual é a direção que Deus quer que tomemos. Está em Marcos 10, 2-9 e fala sobre divórcio:
2. Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus. Queriam tentá-lO e perguntaram-Lhe se a Lei permitia a um homem divorciar-se da sua mulher.
3. Jesus perguntou: “O que é que Moisés vos mandou fazer?”.
4. Os fariseus responderam: «Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e depois mandar a mulher embora».
5. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés escreveu esse mandamento”.
6. Mas, desde o início da Criação, Deus fê-los homem e mulher.
7. Por isso, o homem deixará pai e mãe,
8. e os dois serão uma só carne. Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne.
9. “Portanto, o que Deus uniu, o homem não o deve separar”.
Levanto o assunto hoje depois que vi um post do grande Jimmy Akin, que escreve para o jornal National Catholic Register. E também tem um blog.
Akin está copilando e analisando várias dessas passagens. Mas ele começa pelo mais importante: expondo a posição da Igreja Católica sobre elas. Akin fala de um discurso do Papa Bento XVI sobre o assunto.
Aqui no blog, eu vou traduzir parte do que mostrou Akin ao analisar o texto do Papa, mas recomendo que acompanhe o blog de Akin para ler sobre as passagens.
Diz Akin:
Há certas passagens da Bíblia, sobretudo no Antigo Testamento, que são preocupantes. A questão de como estas devem ser interpretadas tem estado conosco por um longo tempo, e apologistas e estudiosos da Bíblia - para não mencionar Padres da Igreja e teólogos - fizeram muitas sugestões.
Recentemente o Papa Bento forneceu algumas orientações. Aqui está o que ele tinha a dizer. . . 
Verbum Domini
O documento em que ele fez suas observações é intitulada Verbum Domini, que em latim significa "A Palavra do Senhor." 
O Plano de Deus se desdobra em Estágios 
Ao se referir às "passagens negras” das Escrituras, ele começou dizendo:
42. Ao discutir a relação entre o Antigo e o Novo Testamento, o Sínodo também considerou essas passagens na Bíblia que, devido à violência e imoralidade que contém ocasionalmente, provam obscuras e difíceis. Aqui deve ser lembrado em primeiro lugar, que a revelação bíblica está profundamente enraizada na história. O plano de Deus se manifesta progressivamente e é realizado lentamente, em etapas sucessivas e, apesar da resistência humana. 
Em outras palavras, ao ler a Bíblia, temos que ter em mente a etapa particular do plano de Deus que uma passagem lida. Nós não podemos simplesmente pegar uma passagem ao acaso e afirmar que é uma expressão direta da vontade de Deus para todas as eras, ou para o nosso próprio tempo. Isto é o que o Papa Bento quer dizer quando ele salienta que a revelação bíblica "está profundamente enraizada na história" e que o plano de Deus "manifesta-se progressivamente ... em fases sucessivas."
Homem Resiste ao Plano de Deus 
Papa Bento também observa que o plano de Deus se cumpre, “apesar da resistência humana." 
Em outras palavras, os homens resistem ao plano de Deus, e isso tem deixado vestígios na Bíblia também. Portanto, se lemos uma passagem na Bíblia que nos alarma, pode ser um resultado da resistência do homem a Deus, não uma expressão da vontade suprema de Deus.
Plano de Deus 
Papa Bento XVI explica: Deus escolheu um povo e trabalhou pacientemente para orientar e educá-los. Em outras palavras, ele escolheu o povo hebreu em uma determinada fase do seu desenvolvimento cultural e moral e encontrou-os onde eles estavam. Ele não exigiu deles conformidade instantânea para a plenitude de sua vontade. Ele não pediu que eles fossem perfeitos da noite para o dia. 
Em vez disso, ele estava disposto a tolerar algumas das coisas que eles estavam determinados a fazer, pela dureza de seus corações, e no decorrer do tempo educá-los para um nível superior de compreensão e aceitação de sua vontade.
Segunda Fase 
A maioria das "passagens negras" está no Antigo Testamento, especialmente na Lei de Moisés (a fundação da nação) ou durante ou muito logo após a entrada de Israel na Terra Prometida (Josué, Juízes). Eles representam, portanto, "uma fase" de Deus para com os israelitas, quando ele ainda não tinha os levou longe no caminho de compreender a plenitude de sua vontade. Como o Papa Bento XVI explica: No Antigo Testamento, a pregação dos profetas vigorosamente desafiou todo tipo de injustiça e de violência, seja coletivo ou individual, e, assim, tornou-se a maneira de Deus treinar seu povo, em preparação para o Evangelho. Papa Bento XVI nomeia assim "fase dois" do processo de Deus - o período dos profetas, em que Deus enviou mensageiros para denunciar a injustiça e violência e continuar a educar o seu povo em seus caminhos. Um exemplo clássico disso é o livro de Jonas, quando Deus envia o profeta para a cidade pagã de Nínive (agora Mosul, no Iraque moderno) a pregar contra isso. Quando o povo se arrependeu, Deus poupa a cidade, e isto chateou Jonas. Mas Deus lhe diz: "E eu não deveria ter pena de Nínive, a grande cidade, em que há mais de cento e vinte mil pessoas?" (Jonas 4:11) 
Terceira Fase 
Papa Bento XVI observa que os profetas fizeram seu trabalho como "a maneira de Deus treinar seu povo, em preparação para o Evangelho”.O Evangelho anunciado por Cristo representa, assim, o ponto final do programa de Deus da revelação.
Conclusão do Papa Bento XVI 
Papa Bento termina suas observações sobre as "passagens negras" da Escritura, dizendo: 
"Por isso, seria um erro negligenciar aquelas passagens da Escritura que nos parecem problemáticas. Ao contrário, devemos estar cientes de que a correta interpretação dessas passagens, exige um grau de conhecimento, adquirido através de um treinamento que interpreta os textos em seu contexto histórico-literário e na perspectiva cristã, que tem como chave hermenêutica final de que "o Evangelho e o mandamento novo de Jesus Cristo realiza-se no mistério pascal”. Eu encorajo os estudiosos e pastores para ajudar a todos os fiéis a aproximar essas passagens através de uma interpretação que permite o seu significado surgir à luz do mistério de Cristo." fonte: Thyself, o Lord

Nenhum comentário: