sábado, 5 de janeiro de 2013

BICENTENÁRIO DE FREDERICO OZANAM

Por Faustino Vicente – in “PAZ
Frederico Ozanam nasceu a 23 de Abril de 1813,
em Milão (Itália). Filho de Jean-Antoine,
médico prestigioso, cuja fama profissional não
o impedia de assistir doentes indigentes, com o
mesmo cuidado e afabilidade reservados aos pacientes
da alta condição social, e de Marie Ozanam,
também dedicada à assistência dos pobres e
enfermos. Frederico respira desde o nascimento
o profundo espírito de caridade compartilhado
pelos seus pais.
Frederico Ozanam morreu na noite de 8 de Setembro
de 1853, em Marselha, rodeado dos seus entes
mais queridos, depois de uma agonia longa
e dolorosa.

Abertas as cortinas de 2013 - Vicentinos e Vicentinas –,  se transformaram em protagonistas de um fato mundialmente singular, ou seja, a comemoração do Bicentenário do nascimento do Beato Antonio Frederico Ozanam (1813-1853) que, aos 20 anos de idade, fundou (Paris) a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), há 180 anos.
A busca da santificação pessoal e como colocar em prática o amor ao próximo (Mateus 22: 35-40), motivaram Ozanam e seus companheiros Paul Lamache (23), Félix Clavé (22), Auguste Le Taillander (22), Jules Devaux (20), François Lallier, Adolphe Baudon e Emmanuel Bailly (42) a fundar essa Rede de Caridade. 
Somente uma organização que tem, solidamente, definida a sua missão, visão, valores e normas de procedimentos consegue sobreviver com eficácia, a tantas mudanças sociais, científicas, econômicas, tecnológicas e culturais.
Quantas empresas, muitas administradas por verdadeiros gênios em gestão organizacional, existem no Brasil e no mundo com a mesma longevidade da SSVP? 
A SSVP tem ações espalhadas por 143 países, com aproximadamente 51.000 Conferências Vicentinas (grupos de voluntários), 700.000 membros efetivos e 1.500.000 colaboradores nos 05 Continentes.
SÃO VICENTE DE PAULO
A Sociedade São Vicente de Paulo
(SSVP) conhecida como Vicentinos,
é um movimento católico e internacional,
fundado em Paris em 1833. Esta sociedade
se inspira no pensamento desse Santo que
prega a justiça e a caridade. É aberta a
quem desejar viver fé, no amor e no
serviço a seus irmãos
São Vicente de Paulo (1581-1660) foi adotado como patrono, pela sua incondicional dedicação aos pobres. 
Hospitais, creches, casas de repouso para idosos, dispensários para distribuição de alimentos e vestuários, centros de formação espiritual, reuniões e visitas domiciliares (semanais) aos seus assistidos e gestão das mais diversas obras sociais, são algumas das obras vicentinas. 
Em Jundiaí há 116 anos, os vicentinos foram reconhecidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), como os pioneiros na implementação de projetos sociais que tem como objetivo a promoção integral do Ser Humano. 
Em atenção ao nosso pedido, o Exmo. Vereador Leandro Palmarini indicou, e a Câmara Municipal de Jundiaí concedeu no ano passado, o Diploma de Reconhecimento à SSVP, pelos relevantes serviços comunitários prestados a nossa população carente.
A entrega solene ocorreu em nosso  centenário Teatro Polytheama, com a presença de mais de mais de mil pessoas, autoridades e representantes de todos os segmentos de nossa sociedade.
Como vicentino, e Diretor (sem remuneração) do Hospital São Vicente de Paulo, tivemos a felicidade de participar de um dos mais significativos eventos do Terceiro Setor de nossa cidade. Nascia, no dia 02 de outubro de 1967, a primeira Conferência Feminina jundiaiense, que recebeu o nome de Santa Isabel, Rainha da Hungria. Hoje, são centenas de mulheres que atuam brilhantemente junto aos assistidos. 
A contribuição da mulher, no cotidiano das diversas atividades vicentinas, representou um gigantesco salto de qualidade no atendimento, pois determinadas situações que se referiam a individualidade da mulher assistida, não tinham como ser abordadas pelos confrades. 
Na busca contínua da formação cristã, no exercício da evangelização e na missão de levar aos seus assistidos princípios de cidadania, os vicentinos têm contado com o inestimável acolhimento da Igreja Católica. 
Em comemoração ao Bicentenário do nascimento do Beato Frederico Ozanam – profeta do empreendedorismo social - uma série de eventos especiais será desenvolvida pelos quatro cantos do planeta.
Encerramos com a seguinte reflexão: não basta se indignar com as injustiças sociais – é preciso agir... para reduzirmos o profundo abismo existente entre a ilha de ricos e o oceano de pobres. 

*-Faustino Vicente – Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo – Brasil.

Nenhum comentário: