sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnavalescos homenageiam a Rádio Colmeia

"A comunicação está no Ar. Se liga que o CAI NESSA vai passar - homenagem aos 50 anos da Rádio Colmeia". Este é o enredo do Bloco Cai Nessa, capitaneado por Birão Rodrigues, que promete sacudir a avenida neste sábado à noite em Campo Mourão no Carnaval 2009. A Avenida Irmãos Pereira será palco de uma das maiores festas populares da "Capital do Centro Oeste do Paraná".

Trata-se de uma homenagem justíssima à primeira emissora mourãoense, destaque no livro "Campo Mourão – Centro do Progresso" do historiador, pesquisador, radialista Pedro da Veiga, nas páginas 167, 168 e 169-(citação de Ilivado Duarte em seu blog).

Instalada por Otávio Rotille, a Rádio Colmeia de Campo Mourão, com o prefixo ZYS-63, iniciou suas atividades, ainda em caráter experimental, no dia 20 de agosto de 1958, tendo como fucionários pioneiros: Pedro da Veiga (primeiro locutor contratado), Prof. Hainz Ravache, Aroldo Tissot e José Ambrósio Neto (de Maringá, primeiro gerente da emissora) locutores; Elza Brizola Maciel, programadora; Eloy Maciel, cronista e comentarista esportivo; Oswaldo Moraes e Raimundo Spaki, técnicos de som: Carlos Marek, radiotelegrafista do Correio, que captava o noticiário externo e repassava para divulgação através do Jornal Falado "O MUNDO EM FÓCO", noticioso da época da Colmeia e Natália Domanski, secretária.

Roberto Brzezinski (Prefeito), J. Ambrósio Neto, Pedro da Veiga, Olivier Borgo Neves,
Elza Brizola Maciel, Oswaldo Moraes, Aroldo Tissot, Natália Domanski e
Antonio Teodoro de Oliveira - Natal de 1958 - confraternização

da Rádio Colmeia, ainda em caráter experimental.


Elza Brizola Maciel (discotecária) e Eloy Maciel
cronista e comentarista esportivo


No dia 02 de agosto de 1959, deu-se a inauguração oficial da Rádio Colmeia, funcionando na Rua Brasil, esquina com a Avendia Irmãos Pereira, Edifício Gênero, sob a direção do Senhor Olivier Borgo Neves, arrendatário da Rádio, mais tarde as instalçoes foram deslocadas para a mesma Rua na esquina com a Avenida Capitão Indio Bandeira, no Edifício Mourão e, depois, para o Edifício do Cine Plaza (hoje Igreja Universal), o
nde se encontram instalados novamente hoje os seus estúdios e escritórios, transferidos do Edifício Antares.

Luiz Gonçalves e Pedro da Veiga
(brindando no dia da inauguração da Rádio Colmeia)


Em 1962, a Rádio Colmeia passou a pertencer ao Senhor Erwin Bonkoski, proprietário da Rádio Colombo de Curitiba, designando Dona Elza Brizola Maciel para dirigi-la, e mais tarde Doracy Scorsato passou a gerenciá-la.
Atualmente o
controle acionário dessa empresa radiodifusora encontra-se em mãos de um grupo, tendo à frente a Senhora Hozana Tezelli.

1970-radialistas em confratenização: Pedro da Veiga, Erwin Bonkoski, Doracy Scorsato,
Brasilisio Pereira de Lima (Zé Mané), Wille Bathke Jr. e Antonio Reinisz.


Nenhum comentário: