terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O que é agnotologia?

Quando informação demais significa menos conhecimento.

Você já ouviu falar em agnotologia? Trata-se do estudo da construção da ignorância. É um fenômeno que tem afetado grande parte do mundo e pouco é observado.

O estudo mostra que quanto mais informação temos, menos sabemos. Há alguns anos o problema era o contrário: a falta de informação. No entanto, como
tudo em excesso faz mal (até água), informação demais pode, ao invés de informar, desinformar.

2008, afinal, foi um dos anos mais quentes ou mais frios dos útlimos tempos?

O processo de construção da ignorância acontece porque existem dezenas de estudos sobre o assunto e muitos que contradizem informações de outros. Com isso a sociedade fica em dúvida sobre alguns fatos.

As pessoas que têm conhecimento sobre o fênomeno da agnotologia chegam a se aproveitar disso para lançar mentiras e, propositalmente, confudir o povo. A matéria publicada na edição 71 da Revista da Semana dá o exemplo dos republicanos. Eles gastaram milhões para passar a mensagem de que o democrata Barack Obama era muçulmano.

Pessoas ignorantes, portanto, não são mais aquelas que não estudam ou que não procuram se informar, mas sim aquelas que se informam demais e não organizam a enchente de conteúdo na sua cabeça a afim de ligar idéias e fundamentos. A solução é saber onde encontrar a informação certa.

Os meios de comunicação, sem dúvida, ajudam na construção da ignorância. Eles, porém, também podem ajudar a desmontar as falsas verdades.

“Já passamos pela revolução da informação. Está na hora da revolução da desinformação. [...] Saber o que pensávamos saber parece ter se tornado o grande desafio dos dias de hoje.”

fonte: Blogddi

Um comentário:

Laguardia disse...

Nosso governo federal hoje prima pela desinformação e pela mentira. O PT quer calar a imprensa livre e democrática para poder agir sem oposição.

Com a imprensa livre o presidente e seus cupinchas são sempre desmacarados. É por isto que Lula tem azia ao ler jornais.