terça-feira, 13 de novembro de 2012

A ORIGEM DO HORÁRIO DE VERÃO

Beltane é um festival e que marca o início do verão
e o fim do inverno.
A palavra Beltane se origina dos termos galeses
tan (fogo) e Bel (nome do deus sol dos galeses).
Juntas, as duas palavras significam "fogo de Bel”,
ou então, mais poeticamente, "fogo no céu", o que
é uma expressão que expressa maravilhosamente bem
o espírito desta celebração

Sempre ouvimos dizer que o horário de verão foi criado para economizar energia, mas o Brasil  é o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão e o próprio operador nacional do sistema elétrico (nos) afirma que a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante.
O horário de verão tem origem na celebração celta chamada Beltane (origem do nome Grã-Bretanha). É uma celebração ao ídolo bel (Belzebub) que marca o início do verão. É claro que o verão, na Europa, não é no mesmo período que no Brasil, por isso, fizeram umas adaptações.
Beltane, Beltaine ou fogueiras de bel é uma festividade milenar que celebra a fertilidade e fartura. Era cultuada e comemorada por varias tribos celtas desde a Europa central até a Irlanda e Escócia, a herança cultural de Beltane se mantêm viva até hoje nas festividades do 1° de maio.
Os festivais de Beltaine tiveram origens em tempos pré-cristãos e a palavra Beltane vem do gaélico irlandês antigo Beltain que significa “fogo brilhante / sagrado” e, em gaélico escocês, é Bealltainn que também dá nome ao mês maio.
Belzebub - (judaico-cristã e as religiões
islâmicas) espírito chefe do mal e
adversário de Deus; tentador da humanidade;
mestre do Inferno
Como falei anteriormente, os povos celtas abrangeram grandes territórios; entre eles, país de Gales, Bretanha, Cornualha, Gália e outros muitos, onde também existiram e eram comemoradas festividades na mesma época e com o mesmo propósito, porém com nomes diferentes como, por exemplo, no país de Gales o festival da fertilidade era conhecido como calan mai ou galan mae e na Bretanha e cornualha o padstow ‘obby ‘oss, na ilha de man era conhecido como shenn do boaldyn os festivais tanto os gaélicos (Irlanda, Escócia, ilha de man) quanto os britânicos (Gales, Bretanha, Cornualha, Gália) eram realizados para marcar e comemorar o desabrochar da primavera na tentativa de trazer fertilidade a terra e aos animais e fartura nas mesas da tribo, além de levar “diversão”.
A Wicca é uma religião que resgata o
paganismo, preservando características
iniciáticas e sacerdotais, baseada nos
ancestrais cultos de fertilidade que se
desenvolveram na Europa Antiga. É conhecida
como ‘Bruxaria Moderna’, embora seus rituais
estejam ligados aos primitivos ciclos solares
e lunares e às mais diversas manifestações
da Natureza
Assim como o horário brasileiro de verão, Beltane e as demais festividades de mesmo cunho não tinham um dia fixo para acontecer e já ocorriam bem antes de surgir à noção de solstícios e equinócios, era preferivelmente comemorado na primeira noite de lua cheia após o inicio do desabrochar das flores, o que podia variar bastante. 
Trazendo para um contexto moderno, os festivais aconteciam entre o dia 1° de maio (feriado do dia do trabalhador) e o dia 15° de maio, isso devido às mudanças climáticas e outros fatores, que poderiam atrasar o início das comemorações. No Brasil, o Beltane ou “horário de verão” se inicia no 3° domingo de outubro e termina no 3° domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o carnaval, sendo, então, o horário prorrogado por uma semana.
No Brasil, existem as chamadas “rodas do ano”, as baseadas no hemisfério sul e as baseadas no hemisfério norte, onde são invertidas as datas das festividades para que encaixem teoricamente nas estações do ano, tais adaptações são muito influenciadas pelo neo-paganismo e pela wicca atualmente.

Nenhum comentário: