terça-feira, 6 de novembro de 2012

SACI-PERERÊ, PARA PULAR DE ALEGRIA

Por José Eugênio Maciel

“Também nas curvas, o homem deve se manter reto. Nas descidas da vida, se manter em pé”
(Gudé).

(...)
Mais aflita rezava.
Mais orações que sabia..
Mas o moleque danado
A cada oração repetia.
Arremedando a mulher
Que muito se aborrecia
Todo dia o Saci vinha
Pulando, dando pinote.
Espantando os animais.
Sugando a água do pote
Assim, os pais adotivos
Sofriam com o moleque”.
Marco Aurélio
           
            Um jovem negro, de uma perna só, serelepe, vivaz, olhos grandes e arregalados, com notória carapuça e o cachimbo.  Autor de pequenas travessuras, sorriso largo, esperto e com poder mágico de aparecer, sumir e reaparecer. O Saci-Pererê faz parte de nossa rica e diversificada cultura folclórica, se tornando calendário oficial instituído desde 2005 através de lei federal.
         O Dia Nacional do Saci e seus amigos é o 31 de outubro e vem crescendo a cada ano em importância e intensidade. São Luiz do Paraitinga, Município paulista histórico e com uma gama de belezas naturais que atraem milhares de turistas, organizou uma festa para comemorar a data, com danças, encenações em torno da lenda, sem dúvida um exemplo rico, inspirador.  
O Saci já sofreu devido a maneira pejorativa que esta cultura popular brasileira, resultante da saudável mistura indígena e africana, então mais fortemente menosprezada pela elite colonial portuguesa. Superando paulatinamente preconceitos e no bojo de tal processo o Saci soube e prossegue dando os seus pulos, saltos de esperteza e alegria, de colaboração e proteção aos seres humanos, animais e as florestas, muitas delas tão lendas quanto eles, uma vez dizimadas pela exploração desenfreada desde o pau-brasil.
A SOSACI – Sociedade dos Observadores do Saci coleta estuda e difunde a riqueza histórico-cultural, patrimônio autêntico da nossa gente. Cabe salientar que o mito Saci-Pererê poderia desaparecer ou ao menos em parte do seu conteúdo, se não fosse o escritor Monteiro Lobato, ao se debruçar sobre o tema, autor de O Saci-Pererê: resultado de um inquérito. Ele também popularizou, com o Sítio do Pica-pau amarelo, outros personagens e naturalmente entre eles o negro da carapuça. Os traços fantásticos do Ziraldo ou na música (para citar apenas uma) do grande maestro Heitor Villa-Lobos na monumental Marcha: “Saci”.
O 31 de outubro foi escolhido como contraposição ao hallooween, conhecido dos brasileiros pelos filmes mostrando a festa das bruxas realizada nos Estados Unidos (na verdade origem celta) e que alguns babacas daqui, inclusive nas escolas, começaram a promover, provando uma subserviência e desconhecimento em relação à cultura do nosso País

Nenhum comentário: