quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"SEO" JOÃO EMÍLIO FALECEU


João da Silva Alves, o seu "João Emílio", presidente, fundador, técnico e faz tudo do Esporte Clube Estrela, desde 1965, faleceu no último dia 27 de novembro, um dia após o seu aniversário. Quem tem mais de 40 anos, joga, torce ou vive o esporte em Campo Mourão conheceu ou simplesmente já ouviu falar desse ipiranguense, nascido em Ivaí Carmão, no Paraná. Mourãoense de coração, apaixonado por Deus, sua família, seus amigos, o E. C. Estrela e o Palmeiras.
Na homenagem prestada pelo Ilivaldo Duarte em seu blog, na Entrevista de Domingo do dia 11 de janeiro de 2011, ele conta um pouco da sua história de vida, lutas e glórias em mais de 70 anos de atuação na comunidade. "Não conheço ninguém que tenha maior paixão pelo futebol do que o seo João Emílio", disse Itamar Tagliari.
João Emílio, paranaense nascido em 26 de novembro de 1938 na localidade de Ivaí Carmão, então Município de Ipiranga. Filho de José Alves da Cruz e Minervina Maria da Conceição, tendo como irmãos Gumercindo, Maria, Ana, Praxedes, Francisco, Aníbal, José Augusto, Casturina e Sebastião. Deixa viúva dona Ivone, que conheceu na região de Campina do Amoral, hoje distrito de Luisiana.
Deixa cinco filhos Dioclere, Roseneri, Ronaldo, Roberto e Rita, e 10 netos e um bisneto. Morou em Campo Mourão desde 1968. Viveu até os 14 anos em Ivaí Carmão e sempre trabalhando na lavoura.
Depois a família mudou para a região de Mamborê com a ideia de ganhar posses de terras para trabalhar na lavoura. Mas, como isso não foi possível durante os primeiros dois anos teve que mudar para a atividade de madeireiro que era o forte da região. Aprendeu o ofício de afiador de serrafitas com 16 anos graças à família Podolan. Trabalhou em muitas madeireiras, do Getúlio Ferrari durante 10 anos, dos Perdoncini, dos Assad e dos Staniszewski, entre outras famílias. Também trabalhou vários anos em Amambai em Mato Grosso do Sul e em Sinop, Mato Grosso, até aposentar em 1997. Seo João sempre gostou de futebol e jogou, em Campina do Amoral, mas não era muito bom e não teve destaque como jogador. Sempre foi muito católico e no início da década de 60 fazia parte do movimento da Congregação Mariana, na Catedral São José em Campo Mourão. E havia alguns Membros que gostavam de esportes. Então surgiu a ideia de montar um time de futebol, inicialmente com o nome de América em 1965. Fazia parte desta Congregação os irmãos Itamar, Carlão e Vanderlei Tagliari, e levamos à discussão três nomes de times que deveríamos escolher um nome. Era o São Paulo defendido pela família Tagliari, o Ateneu por João Claudino e o de Estrela, por João Emílio e João Maria Bueno. Veio a votação e venceu o nome de Estrela. A ata foi lavrada em 10 de julho de 1965 e João Emílio foi designado primeiro presidente do Esporte Clube Estrela. Sua grande frustração foi a de não ter ganho nenhum título de campeão com o Estrela. Foi vice várias vezes e o Estrela foi campeão em anos que esteve fora de Campo Mourão, por motivo de trabalho. João Emílio tinha muito orgulho de ter ajudado a fundar o Estrela, feito muitos amigos com o futebol. O Estrela durante muitos anos participou de campeonatos amadores e de Taça Paraná, representando Campo Mourão.

Nenhum comentário: