sábado, 22 de dezembro de 2012

PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO PAÍS, PRESENTE HÁ 100 ANOS NO PARANÁ

“Faça de tudo um pouco. De pouco em pouco tudo se faz”-Gudé.

Por José Eugênio Maciel
“São 100 anos de trajetória transformando o estado. Para nós é uma grande alegria reunir
o povo do Paraná para abraçar sua universidade, que não é do MEC [Ministério
da Educação] nem do reitor, é do povo”.
Professor Zaki Akel Sobrinho – reitor da UFPR.

             Dos grandes fatos históricos muitos deles precederam a ousadia da utopia de alguns poucos que, contagiando os mais próximos, conseguiam espraiar o que já se torna um sonho, de individual, para poucos e posteriormente o idealismo coletivo voltado para a realização.
         Dia 19 passado marca o momento em que o nosso Estado deixa de ser comarca de São Paulo, conquistando o Paraná a sua emancipação político-administrativa, há 159 anos.
         Neste ano uma comemoração toda especial, que plenamente se justifica, eleva a condição do nosso Estado bem além da cultura e da educação, comportando todo o nosso processo de desenvolvimento humano: os 100 anos da criação da primeira Universidade do Brasil, a Federal do Paraná – UFPR.
         A história principiou através do projeto engendrado em 1892 com a concepção do político Rocha Pombo. Por causa da Revolução Federalista que estava na sua efervescência, a realidade só se tornou palpável em 1912, quando o médico Victor Ferreira do Amaral e Silva esteve a frente do empreendimento que culminou na primeira universidade do Brasil. Além do fundador Rocha, o primeiro Reitor contribuiu enormemente para que os caminhos fossem desbravados e levassem ao  descortinar dos horizontes do conhecimento majestoso, Nilo Cairo comandou a Universidade de 1912 a 1918 e de 1946 a 1948.
         Um concurso promovido por um banco em parceria com a prefeitura do Município em 1999, escolheu como símbolo da cidade o prédio histórico da UFPR, mais de um milhão de pessoas participaram da votação. Foi legítima e espontânea a escolha, que, embora não seja em si motivada pela inegável beleza arquitetônica do prédio localizado na Praça Santos Andrade, a edificação e a Universidade simbolizam notoriamente o sentido do saber e da profusão do conhecimento, realidades e desafios que espelham a magnífica trajetória da nossa primeira Universidade. E, sendo símbolo de Curitiba, e sendo a nossa Capital símbolo do nosso Estado, o Paraná não poderia ter maior motivação para comemorar a sua própria conquista, assim como se sentir preparado para os próximos séculos de prosperidade.    

Nenhum comentário: