segunda-feira, 16 de abril de 2012

40 ANOS DA FECILCAM TEMATIZA CAMPANHA DO VESTIBULAR DE INVERNO DA UNESPAR/FECILCAM


A campanha do Vestibular de Inverno 2012 da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) tem um conceito comemorativo neste ano. Diferente de todas as campanhas já elaboradas para os vestibulares da instituição, a temática resgata os 40 anos de fundação da Fecilcam.
O designer gráfico responsável pela criação das peças, Cleverson de Lima, explica que utilizou um trabalho gráfico que mescla desenho e técnicas de ilustração digital. A ideia segue conceitos dos materiais publicitários da década de 60 e início de 70, mesmo período de constituição da Fecilcam. “Devido às condições de produção gráfica da época, desenhos e ilustrações eram constantes, tanto nos aspectos criativos quanto na impressão que possuía um custo muito elevado para o período”, acrescenta.
No trabalho buscou reproduzir aspectos como padrões tipográficos, traços, pinceladas e outras características que remetessem a época, sem abandonar um padrão contemporâneo. A preparação para elaboração do desenho demorou aproximadamente sete dias, e para o resultado final, mais três dias.
Ainda, para a concepção artística da peça, o designer conta que se inspirou nas ilustrações do cine-operador e ilustrador mourãoense, Martinho Valdemar Mormelo, já falecido, que trabalhava no antigo Cine Plaza e devido aos dons artísticos, além da sua função como cine-operador, pintava os cartazes dos filmes que seriam reproduzidos, prática comum na época.
A campanha do Vestibular de Inverno da Unespar/Fecilcam conta com peças gráficas tradicionais e utilizará meios como a internet, rádio e mídia audiovisual para ajudar na conceituação da temática e divulgação do processo seletivo.
Personagem – Terezinha Dozalina Sartori Pereira, a personagem principal da campanha, foi escolhida para representar todos os participantes do primeiro vestibular realizado pela instituição. O jornal, uma parte da ilustração, é um exemplar que guarda até hoje e mostra o resultado do vestibular. Outra justificativa para a escolha da personagem é que além de se formar na Fecilcam, Terezinha integra o grupo de agentes universitários da instituição.
Para contextualizar o entendimento das peças, o texto de apoio é: “A Terezinha faz parte da história da Fecilcam. A Fecilcam faz parte da história da Terezinha. Você também pode fazer parte desta história.” O objetivo é mostrar a história de vida da personagem como graduada em Ciências Sociais pela Fecilcam, que converge com a história da instituição.

Cássio Henrique Ceniz
Jornalista - Assessoria de Imprensa - Universidade Estadual do Paraná/Fecilcam

Nenhum comentário: