quarta-feira, 18 de abril de 2012

PRESIDENTE DA VALEC GARANTE CAMPO MOURÃO NO TRAÇADO DA FERROSUL

Em audiência com o deputado Rubens Bueno e representantes da Indústria e dos engenheiros da região, Castelo Branco ratificou a rota preferencial da ferrovia. "Ela passará por Campo Mourão", disse ele
Marcelo Chiroli, Rubens Bueno, José Eduardo Castelo Branco e Julio Campanha
Brasília (18) - O deputado federal Rubens Bueno esteve na manhã desta quarta com o presidente da Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, José Eduardo Castelo Branco. A Valec é a empresa do governo vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela construção de ferrovias no país. O deputado estava acompanhado do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Marcelo Chiroli e do presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão, Julio Campanha. 
Na audiência, Castelo Branco garantiu que o traçado do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul passará por Campo Mourão (PR), pondo fim às especulações de que a rota seria feita por outros municípios paranaenses. "O traçado por Campo Mourão é o mais adequado porque está mais perto da Argentina, o que interessa à integração logística do Mercosul", afirmou o presidente da Valec.
Ele também foi abastecido com estudos do CREA, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná. Segundo o engenheiro civil Julio Campanha, "o traçado passando por Campo Mourão é o projeto eleito pelo CREA do Paraná para a região da Comcam".
"Além disso, a rota pela região beneficia a economia local. A ferrovia integra o Paraná, o Brasil e o Mercosul dando à Comcam mais competitividade e dinamismo a sua produção. Com isso os custos de transporte diminuirão significativamente ganhando os produtores e também o comércio e a indústria da região", diz Marcelo Chiroli.
Ele lembra que pelo menos 20% do que é exportado pelo porto de Paranaguá, o maior exportador de grãos do Brasil, saem dos produtores cooperados da Coamo Agroindustrial.
"Fomos levar ao presidente da Valec algumas informações que ratificam a conveniência, para o Paraná e para o país, do traçado da Ferrosul passar por Campo Mourão e ele nos disse que não há qualquer intenção de que não seja assim", disse Rubens Bueno ao final do encontro.
Rubens citou dados que mostram que em 2011, das três milhões de toneladas de grãos geradas pela Coamo, apenas 2% deste total foram transportados até Paranaguá via ferroviária. "É urgente que o escoamento da safra seja ampliado através deste modal. Além disso, os produtores da região ganharão competitividade por causa da simplificação e barateamento logísticos. Enfim, todo o Paraná acabará ganhando", afirmou.
Nos próximos dias será lançado o Edital para a realização do estudo da viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVETEA) para a construção do trecho Panorama (SP), Campo Mourão, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Chapecó (SC) e Rio Grande (RS), uma extensão de 1.600 quilômetros.

Nenhum comentário: