sexta-feira, 6 de abril de 2012

BANDEIRA DE FRANCISCO DE MELLO PALHETA

Hiram Reis e Silva, Bagé, RS, 06 de abril de 2012.

Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido (...)
(Fernando Pessoa - Dedicatória aos Amigos)


Diário das Três Viagens

Ano passado eu tentava localizar, em vão, uma cópia do manuscrito do Padre Nicolino José Rodrigues de Souza intitulado “Diário das Três Viagens (1877-1878-1882) ao Rio Cuminá”. Fiz um apelo aos amigos internautas que gentilmente me auxiliaram nas buscas repassando meu pedido através de seus contatos ou até mesmo de Blogs. Uma velha amiga Tânia Teixeira (Taninha), que tive a honra de conhecer quando trabalhei na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul (FDRH), me informou que existiam três exemplares na biblioteca da UFRGS. Infelizmente a greve dos servidores, na época, inviabilizou meu acesso ao documento.

Algum tempo depois o Professor Luis Henrique Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas e coordenador do Grupo de Pesquisa Modelagem para Aprendizagem (GMAP) da Unisinos, meu ex-aluno no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/PA), onde fui instrutor, me enviou uma cópia digitalizada do livro. A cópia do manuscrito elaborada pelo Conselho Nacional de Proteção aos Índios (C.N.P.I.) pertencia à biblioteca particular do General Cândido Mariano da Silva Rondon e foi editado, em 1946, pela Imprensa Nacional.

Bandeira de Palheta ao Rio Madeira

Este ano depois de concluir minha jornada pelo Rio Madeira fiz um novo pedido aos amigos desta vez procurando a “Narração da viagem do descobrimento que fez o Sargento-mor Francisco de Mello Palheta no Rio Madeira e suas vertentes...”. Novamente a mobilização dos caros amigos foi impressionante e em seguida obtive a informação desejada. Vou reportar apenas as duas primeiras que chegaram, coincidentemente, no mesmo dia.

A primeira de um velho amigo e um ícone da Engenharia Militar Brasileira, o General de Brigada Tibério Kimmel de Macedo, autor da obra “Eles não viveram em vão”, que conta a epopeia do 5° Batalhão de Engenharia de Construção:

Msg do General Tibério Kimmel de Macedo (01.04.2012)

Cel Hiram, boa tarde.

Abaixo, vai a msg que mandei para meu amigo Emanuel Pontes Pinto, historiador residente em Porto Velho. Espero que ele te possa ajudar. Neste texto que mando, abaixo, há uma referência à obra de Capistrano de Abreu. Quem sabe poderás encontrar, ainda, um exemplar da dita cuja. (...)

Abraços.
SELVA!!!

Msg do General Tibério Kimmel de Macedo (04.04.2012)

Cel. Hiram, boa tarde.
Acabo de receber o livro “Caiari” que me mandou o Dr. Emanuel Pontes Pinto. O Anexo II traz o relato da expedição do Palheta. Penso xerocar para mandar-lhe entregar no CMPA.

Abraços.
SELVA!!!

A segunda foi a do Professor Doutor Dante Fonseca, da Universidade Federal de Rondônia, historiador e escritor renomado a quem tive a honra e o privilégio de conhecer e entrevistar em sua residência em Porto Velho, RO, antes de meu périplo pelo Madeira:

Msg do Professor Doutor Dante Fonseca (01.04.2012)

É fácil, em:

ABREU, J. Capistrano. Caminhos antigos e povoamento do Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1989, você encontrará o anexo “A BANDEIRA DE FRANCISCO DE MELLO PALHETA AO MADEIRA”.

Att. Dante Fonseca.
Livro
O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV) – Colégio Militar de Porto Alegre.
Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Canoísta; Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Nenhum comentário: