segunda-feira, 2 de abril de 2012

BETO RICHA RECEBE LIDERANÇAS DA COMCAM

Lideranças políticas e empresariais de Campo Mourão e região foram recepcionadas na manhã desta segunda-feira (2) pelo governador Beto Richa, em Curitiba. A audiência foi agendada pelo deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), juntamente com o deputado federal Rubens Bueno. Também participaram o secretário de Infraestrutura, Pepe Richa, a deputada estadual Marla Tureck, o presidente do Ipaguas, Márcio Nunes e da Codapar, Tino Staniszewski.
Na pauta do encontro a inclusão de Campo Mourão no projeto de expansão da ferrovia Norte Sul; a sede da reitoria da Unespar em Campo Mourão e incentivos fiscais para o Arranjo Produtivo Local de Equipamentos Médico-Hospitalares.
A reunião contou com cerca de 100 participantes, ligados a diversos segmentos de Campo Mourão e região.
O deputado Douglas abriu a reunião apresentando as lideranças e enfatizando a importância das reivindicações. “Reunimos aqui as principais forças da região de todos os segmentos para defender de modo especial esses projetos de suma importância para o desenvolvimento regional”, sintetizou o deputado.
O deputado Rubens Bueno defendeu cada uma das reivindicações apresentadas e ainda reforçou o pedido de apoio do governo para um projeto piloto na Comcam de diagnóstico regional para tornar mais eficiente o trabalho do Estado. Ele também solicitou apoio do governo ao projeto do anel viário de Campo Mourão a fim de facilitar a inclusão de recursos no orçamento federal. “Esse projeto vem complementar a concretização da Boiadeira e da BR 158”, justificou.
O presidente da Acicam, Nelson Botega e o empresário Ater Cristófoli fizeram a defesa do projeto da APL, mostrando que Campo Mourão produz diversos equipamentos destinados à área da saúde – alguns sem similar no país - que já são comercializados em todo o Brasil. Já o presidente da Coamo, Aroldo Gallassini, mostrou a importância de incluir Campo Mourão no traçado da ferrovia, citando o potencial agrícola regional, hoje dependente apenas do transporte rodoviário.
O presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D´Alécio reforçou as reivindicações. “Precisamos da colaboração do governo e essa visita mostra a força da Comcam e principalmente a união das lideranças em torno de nossas necessidades”.
 BETO RICHA
Ao elogiar a iniciativa do deputado Douglas em reunir as lideranças da região, o governador Beto Richa afirmou que as reivindicações são viáveis de serem atendidas. “Essa relação estreita com os parlamentares da região facilita nosso trabalho”, argumentou.
Sobre o projeto da ferrovia Norte Sul, Beto Richa disse que vai assumir a presidência do Codesul, onde será a voz dos estados do Sul junto ao governo federal. “Vamos defender esse traçado junto ao Ministério dos Transportes porque entendemos ser o melhor tendo em vista o potencial agrícola das regiões de Campo Mourão e Cianorte”, afirmou.
Quanto à questão da APL, ele afirmou que vai pedir ao secretário da Fazenda, Luiz Carlos Haully, para incluir incentivo fiscal do Estado para a região. Também sinalizou positivamente quanto à proposta do projeto piloto regional. “Será muito interessante adotar um projeto como esse partindo da Comcam”, acrescentou. A respeito da sede da reitoria, o governador citou que vai reabrir a discussão para que a decisão seja feita de forma democrática entre os interessados.

Nenhum comentário: