quarta-feira, 2 de maio de 2012

O VERBO MALUFAR, VERBA

“Um grande sentido da vida é somar o que somos capazes de dividir com nossos semelhantes” (Gudé).

“No noticiário da política brasileira, malufar é verbo conhecido e consagrado.
Dos muitos sinônimos o mais claro e abrangente é corromper,
ativa e também passivamente”.
Estive Nólocal (b.d.C)
Por José Eugênio Maciel
         Ele já teve que devolver aos cofres públicos paulistanos 2,6 milhões de reais por ter sido condenado pela Justiça em conformidade com a Lei de Improbidade Administrativa. Paulo Salim Maluf ainda poderá ter que devolver, entre outros, a importância de 900.000 reais, a Justiça acatou o pedido do ministério público. Os casos, tangentes ao tempo em que Maluf foi prefeito de São Paulo, (1993-1996) também espelham uma importantíssima sentença, o bloqueio de todos os bens do Maluf desde 2004.
         O falecido Celso Pitta, que só se tornou prefeito da capital paulista por causa do apoio expresso e enfático de Maluf, que até eloquentemente disse em campanha, “se o Pitta não for um bom prefeito, a culpa será minha, e vocês não devem votar no Maluf jamais!”. Sentença definitiva levou a prefeitura paulistana a receber 15 milhões de reais, os quais parceladamente foram pagos ao Erário, sendo quatro milhões saídos das contas do Pitta.
         O Ministério Público luta para repatriar 22 milhões de dólares, hoje ainda a fazer parte da fortuna do Maluf, dinheiro que repousa na Ilha de Jersey.  Além disso, segundo a revista Veja, edição do último dia 25, existem ações processuais em curso que totalizam 52 bilhões de reais. Como os promotores têm obtido ganho de causa em torno de 70%, é possível estimar que 36 bilhões de reais sairão do patrimônio polpudo dos corruptos, para as contas públicas.
         Maluf, que chegou a ficar preso, responde em liberdade por dois motivos básicos: ter mais 70 anos e ter foro privilegiado por ser deputado federal, sempre entre os mais votados. Aliás, se Maluf demorou para ficar velho mas sempre foi ligeiro para se tornar velhaco.
         Não é exagero algum supor que Maluf se reelegerá outras vezes, o povo de lá gosta dele, claro que não todos. É revoltante – já foi até curioso e engraçado – que o mesmo povo de São Paulo, capital e todo o Estado, deu 1,2 milhão de votos para o deputado federal Tiririca, voto dito de protesto escrachado assumido por muitos, enquanto que a palhaçada, no pior sentido da palavra, se dava no fato da vitória eleitoral malufista, incólume ao chamado voto de protesto, tanto branco, quanto nulo, bem inútil na verdade e irresponsável, dada à vitória malufista.
         Em meio a tantos e volumosos escândalos – cabendo mencionar o mais grave e emblemático deles, o do mensalão – que são manchete em todos os meios de comunicação, aliás acertadamente, por outro lado é imperioso registrar que as condenações, sejam elas passíveis de recursos apelativos, não tenham recebido igual tratamento, mais ainda a da condenação, para mostrar que, seja qualificada como lenta, a justiça não tardará. Quem sabe não será sonhar,  que um dia o verbo malufar, que significa roubar, se caracterize em um outro tempo (que esteja próximo), julgar, condenar, prender, devolver. 

Nenhum comentário: