sábado, 8 de novembro de 2008

Datas com História - 8 de novembro de 1939

No dia 8 de novembro de 1939, Hitler escapou por pouco de um atentado que matou oito pessoas. A bomba, detonada num porão de uma cervejaria em Munique, causou ainda ferimentos em 63 pessoas. Tratava-se de um atentado visando matar Adolf Hitler, que havia se retirado do local pouco antes da explosão. Seu autor, capturado na mesma noite ao tentar fugir para a Suiça, ficou preso em Dachau e foi morto pouco antes de acabar a Segunda Guerra Mundial.

Adolf Hitler foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP), também conhecido por Nazi, uma abreviatura do nome em alemão (Nationalsozialistische), sendo ainda oposição aos sociais-democratas, os Sozi. Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.

As suas teses racista e anti-semitas e os seus objetivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf (Minha luta). Documentos apresentados durante o julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais e judeus - foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto. Os documentos reunidos indicam ainda que, enquanto a maior parte das vítimas foi submetida à Solução Final, outros foram usados em experimentos médicos.

Hitler seria derrotado apenas pela intervenção externa do grupo de países denominado "Aliados", no prosseguimento da Segunda Guerra Mundial. Tal grupo faz-se notável por ser constituído pelos principais representantes dos sistemas sociais capitalista e socialista, entre os quais a URSS e os EUA, união esta que se converteu em oposição no período conhecido como a Guerra Fria. A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em 50 ou 60 milhões de pessoas. Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel-general (o Führerbunker), em Berlim, a 30 de abril de 1945, enquanto o exército soviético combatia as duas últimas tropas berlinenses (a francesa Carlosmagne e a norueguesa Nordland). Hitler era canhoto (ou ambidestro segundo algumas fontes), sofria de fotofobia, abstemio e falava um alemão com sotaque típico dos subúrbios de Viena (Wiener Vorstadtdialekt).

Vários historiadores afirmam que Hitler era vegetariano. Janet Barkas, no livro "The Vegetable Passion" (A Paixão Vegetal) e Colin Spencer no livro "The Herectis Feast" (O Banquete dos Heréticos), apóiam essa idéia. Sabe-se que Hitler foi colocado sob dieta vegetariana pelos médicos, como uma terapia para sua flatulência e outros problemas estomacais. Entretanto, biógrafos do ditador, como Albert Speer, Robert Payne, John Toland, e outros falam de sua preferência pelas salsichas de presunto e carnes defumadas.

Apesar da dieta proposta pelos médicos, a maioria dos autores diz que Hitler os tapeava comendo carne de tempos em tempos. Aparentemente, a fama de que ele era um vegetariano convicto se deve a Joseph Goebbels, ministro da propaganda, que percebeu aí uma oportunidade de mostrá-lo como santo.

Independente de ser vegetariano ou não, sabe-se que ele adorava doces, se empanturrava de chocolate e comia porções enormes de bolo.

Relata Wilhelm Keitel, que Hitler considerava a caça uma matança desonesta da fauna inocente. Hitler era abstêmio, mas em sua idade adulta bebia ocasionalmente, em suas visitas a bares vienenses e muniquenses, onde adquiriu parte da sua ideologia racista. Keitel afirma que, após a ascenção de Hitler ao poder, uma única vez o viu beber um copo de cerveja, no dia em que ele visitou Praga, após sua conquista.

Hitler não admitia que seus oficiais e aliados fumassem. Certa vez, tentou impedir Göring de fumar, defendendo que "quando se posa para um monumento, não se pode estar com um cigarro na boca". Certa vez, durante o outono de 1939, Heinrich Hoffmann trouxe-lhe fotos em que Stalin aparecia com um cigarro na mão. Hitler proibiu sua públicação, afirmando que seu interesse de colega por Stalin impedia-o de "prejudicar a imagem grandiosa do estilo de vida do ditador."

Hitler era uma pessoa polida e cordial no trato particular, quase paternal, a confiar na narrativa de Traudel Junge, sua secretária. Quando de suas visitas a Munique, Hitler gostava de se reunir com seus camaradas no restaurante da rua Schelling, sempre pedindo um prato de ravioli e água mineral Fachinger ou Apollinaris.

Adolf Hitler
hrer e Reichskanzler do III Reich
Mandato: Como chanceler: 30 de janeiro de 1933 a 30 de abril de 1945 - Como Presidente: 2 de agosto de 1943 a 30 de abril de 1945.
Precedido por: Paul von Hindenburg (Presidente) Kurt von Schleicher (Chanceler).
Sucedido por: Karl Dönitz (Presidente) Joseph Goebbels (Chanceler).
Nascimento: 20 de abril de 1889 Braunau am Inn.
Falecimento: 30 de abril de 1945 (56 anos) Berlim.
Partido político: Partido Nazista.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Nenhum comentário: