sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Engels - pensador e economista político alemão

Friedrich Engels

1 - Introdução

Friedrich Engels (1820-1895), pensador e economista político alemão fundador, junto com Karl Marx, do socialismo científico, o comunismo.

Nasceu em Barmen (atual Wuppertal) no seio de uma rica família protestante. Desde jovem esteve influido pelos trabalhos do poeta radical Heinrich Heine e do filósofo Georg Wilhelm. Friedrich Hegel em 1839 começou a escrever artigos literários e filosóficos para distintas revistas e publicações. Em 1842 se fez partidário das idéias comunistas graças ao socialista alemão Moses Hess. Nesse mesmo ano conheceu Karl Marx.

2 - Primeiras obras: colaboração com Karl Marx

Desde 1842 até 1844 trabalhou na empresa de tecidos que sua família tinha em Manchester e nesta cidade inglesa entrou em contato com o cartismo, movimento que defendia a ampliação do sufrágio aos trabalhadores. Colaborou com a revista Northern Star, entre outras, e realizou estudos de economia política. Sua experiência e seus estudos o levaram a convicção de que a história só podia explicar-se a partir do desenvolvimento econômico da sociedade, afiançando-se sua teoria de que os males sociais de seu tempo eram o resultado inevitável do aparecimento da propriedade privada, e de que aqueles somente poderiam eliminar-se mediante a luta de classes, que culminaria com a instauração de uma sociedade comunista. Estas conclusões foram expostas em um estudo histórico, La situación de la clase obrera en Inglaterra (1844), ensaio que lhe proporcionou fama de economista político revolucionário.

Em París, em 1844, Engels visitou Marx, que havia publicado uma série de escritos que simpatizavam com o comunismo. Os dois descobriram que haviam chegados, por caminhos separados, as mesmas conclusões, e decidiram trabalhar de forma conjunta. Esta colaboração se prolongou até a morte de Marx em 1883, e se realizou em dois sentidos: por um lado, levaram a cabo a exposição sistemática dos princípios do comunismo; por outro, organizaram um movimento comunista internacional. Ourtos aspectos de menor relevância relativos a sua colaboração incluem os artigos periodísticos para o New York Tribune e outras publicações.

Ao elaborar os princípios comunistas, Marx e Engels partiram da filosofia para depois adentrar-se em outros campos de estudos. Em concreto, Marx centrou-se no pensamento político, na economia política e na história política; os interesses de Engels se dirigiram as ciências físicas, as matemáticas, a antropologia, as ciências militares e a lingüística.

O Manifesto Comunista, que influiu em toda literatura comunista posterior e considerada como a exposição clássica do comunismo moderno, apareceu pela primeira vez em 1848. Foi escrito por Marx, baseando-se em um rascunho preparado por Engels.

3 - Últimas Obras

As contribuições de Engels para a exposição teórica do comunismo incluem os seguintes trabalhos: La subversión de la ciencia por Eugen Dühring (conhecido popularmente como Anti-Dühring, 1878), obra da qual se publicaram separadamente vários capítulos, com o título Del socialismo utópico al socialismo científico (1892), que se converteram numa das exposições básicas mais conhecidas do socialismo; e El origen de la familia, la propiedad privada y el Estado (1884). Engels fez o que se considera sua principal contribuição ao marxismo ao publicar, póstumamente, a partir de notas e rascunho, os volumes segundo e terceiro da principal obra de Marx, El capital.

Ademais de contribuir com a literatura e a teoria do marxismo, Engels participou ativamente nos primeiros passos do movimento revolucionário de seu tempo. Em 1848, depois do início da revolução na Alemanha, Marx e Engels viajaram a Colonia, onde publicaram um periódico comunista.

Depois do fracasso das revoluções de 1848 numa série de países europeus, Engels trabahou numa fábrica de tecidos em Manchester, convertendo-se, com os anos, na principal ajuda financeira de Marx e de sua família. Se uniu a empresa propietária da fábrica em 1864, e se aposentou cinco anos mais tarde.

Engels mudou-se para Londres em 1870 e, converteu-se em membro do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT a Primeira Internacional) começou a substituir a Marx na direção do Conselho. Depois a ruptura entre marxistas e anarquistas no seio da AIT em 1872 (que conduziu a sua dissolução quatro anos mais tarde), Engels seguiu em contato com grupos revolucionários de todo o mundo. Não participou diretamente na criação da Segunda Internacional em 1889, mas teve uma considerável influência no desenho de seus programas e políticas.

APÊNDICE:
Friedrich Engels faleceu em Londres a 5 de agosto (24 de julho) de 1895. A seguir ao seu amigo Karl Marx (que morreu em 1883), Engels foi o mais notável sábio e mestre do proletariado contemporâneo em todo o mundo civilizado. Desde o dia em que o destino juntou Karl Marx e Friedrich Engels, a obra a que os dois amigos consagraram toda a sua vida converteu-se numa obra comum. Assim, para compreender o que Friedrich Engels fez pelo proletariado, é necessário ter-se uma idéia precisa do papel desempenhado pela doutrina e atividade de Marx no desenvolvimento do movimento operário contemporâneo. Marx e Engels foram os primeiros a demonstrar que a classe operária e suas reivindicações são um produto necessário do regime econômico atual que, juntamente com a burguesia, , cria e organiza inevitavelmente o proletariado; demonstraram que não são as tentativas bem intencionadas dos homens de coração generoso que libertarão a humanidade dos males que hoje a esmagam, mas a luta de classe do proletariado organizado. Marx e Engels foram os primeiros a explicar, nas suas obras científicas, que o socialismo não é uma invenção de sonhadores, , mas o objetivo final e o resultado necessário do desenvolvimento das forças produtivas da sociedade atual. Toda a história escrita até nossos dias é a história da luta de classes, a sucessão no domínio e nas vitórias de umas classes sociais sobre as outras. E este estado de coisas continuará enquanto não tiverem desaparecido as bases da luta de classes e do domínio de classe: a propriedade privada e a produção social anárquica. Os interesses do proletariado exigem a destruição destas bases, contra as quais deve, pois, orientada a luta de classe consciente dos operários organizados. E toda a luta de classe é uma luta política.
-(PV)-

Nenhum comentário: