domingo, 9 de novembro de 2008

HEDY LAMARR - nascimento 09/novembro/1913

Hedy Lamarr - nome artístico de Hedwig Eva Maria Kiesler (Viena, Áustria, 9 de Novembro de 1913 - Altamonte Springs, EUA, 19 de Janeiro de 2000).
Hedwig Eva Maria Kiesler seguiu para Hollywood, onde ganhou o nome artístico que a tornou conhecida e atuou em cerca de 40 produções. Alcançou a popularidade no mundo todo por sua atuação em Sansão e Dalila (Samson and Delilah), épico produzido em 1949 e dirigido por Cecil B. DeMille. Depois de interpretar Dalila, ao lado do galã Victor Mature no papel de Sansão, ela entraria de vez no panteão das mulheres fatais de Hollywood. A atriz esteve perto protagonizar a heroína do clássico Casablanca, fazendo par romântico com Humphrey Bogart, mas preferiu deixar o papel para Ingrid Bergman.No auge da carreira, na década de 40, ela havia estrelado 25 filmes. Casou-se seis vezes, uma delas com o magnata do petróleo W. Howard Lee, que depois foi marido de Gene Tierney. Em 1942, esposa de um rico fabricante de armamentos bélicos, Lamarr e o compositor George Antheil patentearam um sistema de rádio com proteção contra interferências, posteriormente utilizado pela marinha no aperfeiçoamento dos torpedos teleguiados. A tecnologia é precursora da técnica que levou à invenção da telefonia celular. Nos anos 70, a atriz atravessou uma forte crise financeira e chegou a empenhar suas jóias e a desfazer-se de propriedades.

Em 1998, Lamarr recebeu uma indenização da companhia de software Corel, que fabrica programas de artes gráficas. A imagem da estrela quando jovem, reconstituída digitalmente, ornamentava a caixa do software Corel Draw 8. Após acordo, a Corel conseguiu autorização para estampar o rosto da atriz em seu software durante cinco anos. Nos últimos anos, a atriz havia se tornado uma mulher reclusa e amargurada. Foi presa duas vezes, ao ser descoberta roubando em lojas em Los Angeles e nos subúrbios de Orlando, Flórida, onde morava. Apesar dos vários casamentos e três filhos (um adotivo), morreu só, aos 86 anos.
Fonte: (Astros e Estrelas)

Nenhum comentário: