sábado, 21 de novembro de 2009

CAMPO MOURÃO CENTRO DO PROGRESSO


Nos propusemos a editar um livro com a história de Campo Mourão e, com muito esforço, dedicação e idealismo, após anos de estafante procura de subsídios entre as pessoas inveteradas, radicadas em nossa cidade, conseguimos o desiderato editando um compêndio, com revisão do querido e saudoso Prof. Egydio Martello e Prefácio de Dr. Milton Luiz Pereira.
Imbuídos dos melhores propósitos de divulgar nosso Município e cidade estamos reproduzindo capítulos de nosso livro "CAMPO MOURÃO centro do progresso", e como é bom e salutar, receber comentários a respeito do profícuo trabalho desenvolvido, das pessoas que acessam o nosso blog, incentivando-nos a continuar com esse propósito. Registro agradecimentos aos amigos, Juma-João Marcos Durski, e Anatoli Oliynick, pelas palavras deixadas nas publicações postadas: "Estrada Boiadeira - Conquista de Mato Grosso" e "O Povoamento dos Campos do Mourão", pois todo blogueiro, uma das primeiras coisas que faz, ao abrir a sua página, é verificar se a mensagem postada recebeu manifestação.
E hoje, com muita satisfação, publico o Prefácio do meu livro "CAMPO MOURÃO Centro do Progresso", feito pelo amigo Dr. Milton Luiz Pereira.

PREFÁCIO

Como ex-Prefeito do Município de Campo Mourão, honrado para prefaciar, concluída a leitura dos registros alinhados cronologicamente, clareando a visão dos fatos, posso afirmar que revela laboriosa pesquisa feita por Pedro da Veiga. Encurtou as distâncias entre as eras vividas, favorecendo o conhecimento dos tempos de pioneirismo e da feição definidora das gerações mourãoenses. São notícias contadas analiticamente, apoiadas na autoridade dos documentos examinados. Não há superficialidade na história, por si, lição do passado ao futuro. A partir dessas observações, na soleira do ano 2000, enfitando-se Campo Mourão atual sob as bases dos ensinamentos deixados pela história dos seus primeiros colonizadores, não é difícil colher orientações para o presente e porvir, estabelecendo-se rumos seguros, sem as surpresas do acaso. Gerações destemidas fizeram a história compendiada por Pedro da Veiga, na plenitude de trabalho árduo e contínuo. Se Campo Mourão progrediu, as conseqüências históricas são da responsabilidade dos legatários dos seus precursores. O passado está escrito. Retraçar firmemente as conquistas é da responsabilidade das gerações presentes e futuras, delineando os avanços. Ao talento dos mourãoenses incumbe atuar na preservação das conquistas benéficas e apontar veredas para o progresso. Mesmo porque, a história não perdoa aqueles que negligenciam com o futuro. A incúria, causando maus frutos, tem merecido severa censura dos pósteros. É demolidora daqueles que não sabem fazer a leitura dos ensinamentos do passado. A história reanimada por Pedro da Veiga é o ponto de partida. A travessia poderá despedaçar os projetos, se os timoneiros perderem o rumo dado pela experiência contida nos exemplos dos desbravadores.

Essas reflexões surgiram das informações coletadas por Pedro da Veiga, garimpando os dados históricos, perscrutando os fatos relacionados à vida social, política e econômica de Campo Mourão. Mencionou pessoas e lugares, interpretou e explicou causas e os seus efeitos. Investigando, descobriu tesouros para o conhecimento da gente mourãoense. Decifrou experiências das várias etnias, alicerce ideológico do esforço construtivo e intelectual, alavanca virtuosa da sociedade mourãoense.

Por esses parâmetros, definidos pela polaridade passado e futuro, é fácil concluir que a força do trabalho empreendido por Pedro da Veiga - alma de historiador, constitui obrigatória fonte de consulta, abrindo caminhos para o conhecimento multiplicador de respeito ao passado, revigoramento de aspirações e de certezas nas potencialidades de Campo Mourão, afluente de esperanças para o terceiro milênio.

Milton Luiz Pereira
Ministro do Superior Tribunal de Justiça

Um comentário:

Unknown disse...

Mais uma vez, Parabens, e obrigado pela citação.
Abraços do Juma Durski