terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O QUE ESPERAR DA GIGANTE MICROSOFT PARA OS PRÓXIMOS ANOS


Consumer Electronics Show

Por Carlos Eduardo Seidl*

Após 15 anos realizando a palestra de abertura da Consumer Electronics Show (CES), nos Estados Unidos, a Microsoft realizou uma espécie de talk-show com direito à presença de Ryan Seacrest (apresentador do renomado programa americano American Idol), que mostrou, ao lado de Steve Balmer, o que está por vir e o que será lançado pela gigante americana nos próximos anos.

A participação da Microsoft na CES como Keynote vem desde 1995, onde o CEO na época, Bill Gates, abriu a conferência com o termo "computação social". E lá se vão 15 anos de discursos e lançamentos extraordinários. E nesse ano não poderia ser diferente.

Começa com a novidade do Windows Phone, a maior aposta da empresa no ramo de telefonia móvel. Com uma abordagem voltada ao consumidor, em que o produto tenta migrar ao máximo a experiência que o usuário tem em seu dia a dia em seu desktop/notebook para seu dispositivo móvel. Foi anunciado pelo próprio Balmer o lançamento do Nokia Lumia 900 e o HTC Titian 2.

Depois chegou a vez do Windows 8, onde se assegurou que a máquina que roda hoje um Windows 7 suportará o Windows 8 sem problemas. Um vídeo exemplificou os novos lançamentos em notebooks das mais inúmeras marcas com suas diversas configurações e usos. O Windows 8, segundo a Microsoft, não é apenas a nova versão do Windows e sim uma nova maneira de se pensar o computador pessoal. As informações estão mais fáceis de ser acessadas e não é preciso mais desbloquear o computador para verificar a chegada de um novo e-mail. Já na tela de bloqueio é possível ter esse tipo de informação, assim como é possível personalizar o Windows 8, através da escolha de uma foto pessoal e dos pontos ali contidos para que o computador seja desbloqueado apenas pelo dono.

A Home Screen será mais dinâmica, podendo ter suas aplicações principais sem ao menos ter sido executados. Como no Windows Phone, não importa se seu computador utiliza mouse ou é um tablet com touch screen. A interação é a mesma. A tecnologia de Interface Metro, uma das novidades da nova versão, garante uma experiência de usuário mais atraente e mais simples. Com a Nova Windows Store, os usuários poderão carregar seu dispositivo com os mais variados tipos de aplicativos de jogos a softwares corporativos. Gratuitos ou não. A Windows Store estará disponível em meados de fevereiro e estará disponível globalmente.

Novidades também para o Xbox, as mais desejadas pelos gamemaníacos. O console está se transformando em mais do que um utensílio para jogar games, mas em uma Hub para entretenimento, com TV sob demanda, entretenimento para família e outros serviços. Exemplo disso é a própria voz do usuário ao estimular a busca pelo Microsoft Bing, onde o conteúdo ditado mostra resultados que podem vir no formato de filmes, programas de TV, jogos e outras mídias. A TV em duas vias, com interação com seu programa favorito, é outra revolução que o Kinect com Xbox está para trazer.

Será um ano bem movimentado para a gigante americana. Será ótimo esperar pelas novidades desse mundo cada vez mais interativo.
* Carlos Eduardo Seidl, arquiteto de soluções da SOFHAR Gestão e Tecnologia.

Nenhum comentário: