terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SAIBA QUANDO É PRECISO REFORMAR A REDE ELÉTRICA DA CASA

Por estarem embutidas dentro das paredes, ou sobre o forro das casas, as instalações elétricas quase sempre passam desapercebidas. Normalmente os cuidados de uma casa na hora da reforma ficam na troca de um reboco, de um revestimento, na pintura nova e no telhado. Pouca gente dá atenção para as instalações elétricas e hidráulicas. Enquanto o interruptor acender a lâmpada toda vez que for acionado, o proprietário do imóvel vai se sentir satisfeito. A fiação antiga, entretanto, pode estar provocando fuga de energia, elevando o valor da sua conta e colocando em risco sua casa com curtos-circuitos e até incêndios.
Além de elevar o valor da conta, instalações antigas e inadequadas podem provocar acidentes maiores, como curtos-circuitos e até incêndios. Mas como saber a hora de reformar a instalação elétrica? "A vida útil dos componentes varia de acordo com a marca do produto, das condições de uso e de conservação. A melhor maneira de saber o estado das suas instalações é chamar um profissional especializado para realizar inspeção e manutenção preventiva em todos os pontos", aconselha Edson Amaral Jr., gerente regional da CPFL Paulista.
Alguns indícios, no entanto, merecem atenção especial e devem ser informadas para o profissional contratado: Se perceber aquecimento dos interruptores e das tomadas, se lâmpadas ou outros equipamentos deixam de funcionar e depois voltam, sem que ninguém mexa neles e se sua conta de energia apresentou elevação significativa sem que você tenha mudado seus hábitos de consumo. "Pontos quentes na rede elétrica são preocupantes e podem provocar acidentes e queima de aparelhos mais sensíveis", alerta Amaral. "Procure um eletricista o mais rápido possível se perceber esse sinal", completa.
Em geral, instalações antigas estão mais propensas a apresentar defeitos. É preciso lembrar que há pouco mais de 25 anos não existiam micro-ondas, DVDs, home theater e nem vídeo cassete. A maior televisão tinha 24 polegadas. Ou seja, as instalações elétricas daquela época estavam dimensionadas para suportar poucos aparelhos ligados a ela. Com o avanço tecnológico e a facilidade de crédito, essas casas ganharam modernidade, aumentaram o consumo de energia, mas as instalações continuaram as mesmas, embutidas nas paredes, sem que ninguém as percebesse.
Edson Amaral destaca alguns cuidados básicos e fáceis de serem seguidos para evitar complicações na rede elétrica: "Procure não sobrecarregar as instalações, não use 'benjamins' para ligar mais de um aparelho na mesma tomada e fique de olho nos sinais que indicam a necessidade de reforma no sistema elétrico. Se achar conveniente, solicite para um profissional fazer um check-up das instalações elétricas da sua casa. A prevenção ainda é mais barata que o conserto dos estragos."

Fonte: Portal Bond

Nenhum comentário: