domingo, 20 de setembro de 2009

CATEDRAL DE SÃO JOSÉ SÍMBOLO DE CAMPO MOURÃO



tveldoradocm
Catedral é eleita como símbolo de Campo Mourão
A Catedral São José foi eleita Símbolo de Campo Mourão. A apuração desse projeto, realizado pelo Rotaract Campo Mourão ocorreu neste domingo, dia 20. A Catedral São José foi eleita com 992 votos. Votaram 2.847 mourãoenses. A campanha foi lançada no dia 22 de agosto. A urna percorreu escolas da rede municipal, particular e estadual, clubes de serviços, associações de classe, feiras, empresas e lugares de grande concentração de pessoas.
Corrigindo o que eu disse na entrevista acima publicada em vídeo - conforme consta em meu livro "CAMPO MOURÃO centro do progresso": em 1942, a 8 de dezembro, graças ao trabalho desenvolvido pelo Mons. Manoel Köenner, segundo Prelaz, da Prelazia de Foz do Iguaçu, a cuja jurisdição eclesiástica pertencia Campo Mourão, foi criada a paróquia de São José, cuja instalação se deu a 19 de março de 1943, com a nomeação do Pe. Aloysio Jacobi como primeiro Vigário e, em 5 de março desse ano, foi organizada uma comissão para edificação da primeira matriz. No dia 19 de março de 1944, data consagrada a São José, foi celebrada a primeira missa na igreja, levantada na beira da raia dos porungos, ela era toda de madeira, inclusive a cobertura, construída pelo próprio pároco Pe. Aloysio.
Em 1954, o então Vigário Pe. João Assmann, iniciou a construção da nova igreja, com arquitetura arrojada, cópia da igreja de São Bento do Sul-SC, e em 1960, apenas metada construída e ainda sem revestimento interno, passou a constituir-se na Catedral de São José, com a instalação da Diocese a 23 de abril de 1960, com a posse de seu primeiro Bispo: Dom ELISEU SIMÕES MENDES - de saudosa memória. (Pedro da Veiga)

Um comentário:

Anatoli. disse...

Parabéns aos votantes que escolheram a belíssima Catedral de São José como Símbolo de Campo Mourão. Resgata-se com o resultado não apenas um símbolo da cidade, mas o símbolo da própria cristandade de uma sociedade sadia e cristã.
Anatoli Oliynik
Ex-Gerente da TELEPAR de Campo Mourão.