sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MOURÃOENSES PUBLICAM NOVO LIVRO


Acontece no dia 14 (segunda-feira), o lançamento do livro “Oratórias Históricas” de autoria dos historiadores Pedro da Veiga e Jair Elias dos Santos Júnior. A noite de autógrafos acontece no encontro trimestral do Grupo de Pioneiros dos anos 50. O 37º Jantar do grupo será nas dependências da Churrascaria Minuano, às 20 horas.O livro “Oratórias Históricas” é um compêndio de discursos proferidos por personalidades que fizeram e marcaram a História de Campo Mourão. Presidentes da República, governadores, prefeitos, deputados, bispos, professores, homens e mulheres narrando, ao vivo, os momentos decisivos da história de Campo Mourão.

Segundo o historiador Jair Elias o livro “é um trabalho que faz um aprofundamento da nossa história. Nele podemos entender como as palavras agem sobre os indivíduos, compreendendo assim os sentidos e as ideologias que estes discursos transmitiram ao longo da história de Campo Mourão”.

Discursos – Constam no livro os discursos das seguintes personalidades: Moysés Lupion, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Bento Munhoz da Rocha Netto, Milton Luiz Pereira, Ephigênio José Carneiro, Augustinho Vecchi, Horácio Amaral, Renato Fernandes Silva, Osvaldo Broza, José Carlos Cal Garcia, Dom Eliseus Simões Mendes, João Baptista de Oliveira Figueiredo, José Pochapski, Rubens Bueno, Tauillo Tezelli, Amélia de Almeida Hruschka, Rafael Greca de Macedo, Fernando Henrique Cardoso, Márcio Fernando Nunes, Nelson José Tureck, José Eugênio Maciel, Dilmar Daleffe, José Aroldo Gallassini, Pedro Viriato de Souza Filho, Nelson Bittencourt Prado, Darcy Deitos, Francisco Irineu Brzezinski, Egydio Martello, Osvaldo Mauro Filho, Marcos José Porto Soares e Vinicius Teodoro de Oliveira. O livro registra todos os discursos dos prefeitos eleitos de Campo Mourão, de 1963 a 2009.

Também os discursos de despedida dos prefeitos Horácio Amaral, Renato Fernandes Silva, José Pochapski, Rubens Bueno e Tauillo Tezelli. Destaque também para os pronunciamentos de três ex-presidentes da República em Campo Mourão: Juscelino Kubitschek, João Figueiredo e Fernando Henrique Cardoso.

Um comentário:

Anatoli. disse...

Caríssimo Pedro da Veiga:

Meus efusivos cumprimentos pelo lançamento de importante obra, tanto para seus autores, quanto para a cidade de Campo Mourão e seus descendentes.

Um grande abraço,

Anatoli Oliynik
Curitiba - Paraná
P.S. Se você puxar pela memória, lembrar-se-á de quem se trata.