terça-feira, 29 de novembro de 2011

PILOTANDO O INEXCEDÍVEL CABO HORN

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 29 de novembro de 2011.

A Canoa Fantástica

Castro Alves

Pelas sombras temerosas

Onde vai esta canoa?

Vai tripulada ou perdida?

Vai ao certo ou vai à toa?

Semelha um tronco gigante

De palmeira, que s'escoa...

No dorso da correnteza,

Como bóia esta canoa!... (...)

Que vulto é este sombrio

Gelado, imóvel, na proa?

Dir-se-ia o gênio das sombras

Do inferno sobre a canoa!...

Foi visão? Pobre criança!

À luz, que dos astros coa,

É teu, Maria, o cadáver,

Que desce nesta canoa?

Caída, pálida, branca!...

Não há quem dela se doa?!...

Vão-lhe os cabelos a rastos

Pela esteira da canoa!...

E as flores róseas dos golfos,

— Pobres flores da lagoa,

Enrolam-se em seus cabelos

E vão seguindo a canoa!...

Lagoas Litorâneas

No feriado de 15 de novembro, acompanhados pelo Professor Hélio Riche Bandeira, do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), do Sr. Pedro Auso Cardoso da Rosa e sua esposa Vera Regina Sant’Anna Py, de Camaquã, percorremos as Lagoas Litorâneas partindo da Lagoa da Fortaleza, em Cidreira, rumo Norte, até a ponte do rio Tramandaí, em Imbé.

Diferentemente da fúnebre canoa de Castro Alves, o professor Hélio estava buscando um caiaque de alta performance e eu lhe indiquei o caiaque oceânico do Coronel Flávio André Teixeira, chefe da minha equipe de apoio nas descidas do Rio Negro e Amazonas. O Professor Hélio ficou visivelmente impressionado com o desempenho, a estabilidade e o conforto do incomparável Cabo Horn fabricado pela OPIUM Fiberglass. Já naveguei mais de 25.000 km com este modelo, possuo dois, enfrentando ciclones extratropicais, ondas de até 2 metros de altura e afirmo categoricamente que não existe outro igual. A nova travessia da Laguna dos Patos, em abril de 2012, em homenagem ao Centenário do CMPA será realizada sem os percalços das duas últimas já que meu parceiro irá pilotar um caiaque que além de inspirar segurança e tranquilidade permite que se carregue, nos compartimentos de proa e popa, todos os apetrechos necessários para montar um confortável acampamento.

O amigo Pedro Auso teve a oportunidade de pilotar o Cabo Horn do Professor Hélio e se mostrou visivelmente entusiasmado com o caiaque do Mestre Fábio Paiva. Os amantes da canoagem que realizam longas travessias que ainda não conhecem este modelo não sabem o que estão perdendo.

- Caiaque Oceânico Individual Cabo Horn

O Cabo Horn é ideal para longas travessias nos mares, rios e represas. O amplo Cockpit permite que se embarque sem maiores preocupações mesmo em águas turbulentas. Apesar de ter um comprimento de 5,12 m, uma largura máxima de 60 cm e uma altura de 40 cm, pesa apenas 24 kg. Seu leme retrátil (inox), comandado pelos pés, permite manobras rápidas para um caiaque de suas proporções e no convés existem linhas de vida, amarras para carga externa.

- Canoísta Fábio Paiva

Fábio Paiva, engenheiro de formação, é Diretor e Proprietário da OPIUM Fiberglass, maior fabricante de caiaques e canoas do Brasil em números de modelos, pratica Canoagem Oceânica, Canoagem Havaiana e Rafting. Fábio foi o precursor da canoagem oceânica no Brasil, 1° Campeão Brasileiro, Heptacampeão Brasileiro de Canoagem Olímpica, Decacampeão Brasileiro de Canoagem Oceânica (categoria oceânico individual), 7° lugar na Maratona internacional Zanábria-Espanha, Vice-Campeão Sul-Americano no Uruguai, Bicampeão de Canoagem Oceânica (categoria Dupla Mista), Detentor do Record de 24 horas homologado, remando em mar com distância de 164 km, Medalha de bronze na Maratona Internacional de Canoagem Oceânica – III. Volta à Ilha da Madeira, Portugal, 1998. Como reconhecimento ao seu desempenho como desportista foi convidado para participar do revezamento da Tocha dos Jogos Pan Americanos, em 2007, representando a Canoagem.

O currículo do amigo Fábio é muito extenso e de causar inveja a qualquer desportista de alto nível, fizemos, aqui, apenas uma breve sinopse dele. Sua experiência internacional, como canoísta, lhe conferiu autoridade e conhecimento para definir os inexcedíveis requisitos técnicos do Cabo Horn.

Livro

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre. Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false
.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Vice-Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio Grande do Sul

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E–mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: