domingo, 11 de dezembro de 2011

A GENEROSIDADE, FEITOS DO FEITOZA

O olhar que não está à procura vê o que não é capaz de enxergar-(Gudé)

Por José Eugênio Maciel

“Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber;

porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”

Rm 12:20

Os amigos, Maciel e Feitoza, na
objetiva de Pedro da Veiga no
Recanto do Criador por ocasião
da homenagem ao centenário de
Roberto Brzezinski

A amizade não carece de adjetivos. Basta afirmar amizade. O que ela possui na sua essência são as qualidades. A amizade é a afinidade entre pessoas fortalecida no que é comum e as identifica. A amizade é complemento, a qualidade de um é admirada pelo outro amigo. O entrelaçamento entre ambos resulta em virtudes que preenchem o que no outro faltaria. Amigos se formam sem o tempo cronologicamente em si, mas é no e com o tempo que os relacionamentos perduram, se enraízam, dão sentido às pessoas, ao ato de praticar a convivência fraternal.

Entre muitas características da amizade encontra-se o feito: é o que se faz; acabado, concluído; combinado; decidido; É também fato heróico; proeza; Sem deixar de amealhar todas as características mencionadas anteriormente, aqui o significado da palavra feito é proeza.

Com inúmeras atividades que lhe demandam afazeres constantes, cotidianos e com pouquíssimos intervalos, tais como o exercício do magistério; o de ser ministro da Eucaristia na Catedral desde 1987; o de conduzir e apresentar o programa Momento da Fé, na Musical FM, já tendo completado uma década; de proporcionar a devida atenção e suporte a sua adorada família; além de escrever, participar e contribuir para o êxito de muitos eventos, notadamente os religiosos e os educacionais, fazem de Agnaldo Feitoza uma pessoa singular, referência abundantemente positiva. A grande e notória proeza dele sem dúvida contém a predisposição de realizar todo o seu mister agindo com empenho e esmerada convicção.

Feitoza é especialista em Pedagogia Religiosa, leitor contumaz das várias áreas do conhecimento humano, lançou sábado passado o livro PENSAMENTO VIVO de Dom Jaime Luiz Coelho, no qual o autor conta a vida e a obra religiosa do primeiro bispo da recém-criada Diocese de Maringá.

Na noite de autógrafos, em meu pensamento foram surgindo caudalosas reminiscências tangentes à amizade que com orgulho tenho com o Agnaldo. É notável como ele encontra ou faz o tempo dele ser extraordinariamente produtivo. Tempo que ele consolida também dando aos amigos enorme atenção sempre que nos encontra. Agnaldo tem fé no que faz como peregrino da palavra sincera, afetuosa, edificante. Agnaldo tem na bagagem de vida a bondade, a compreensão, a solidariedade. Paciente, traz consigo o hábito marcante de dialogar olhando nos olhos da pessoa atentamente, sem discriminar, recriminar, e sim almejando confortar, mostrar caminhos novos que tenham efetivamente saídas positivas. Além da serenidade e compaixão, o professor é bem humorado, tem histórias agradáveis para contar, tornando o semblante dele ainda com mais sorriso, cativante e envolvente.

No âmago da alma e espiritualidade, Agnaldo Feitoza tem luz própria e com teor celestial, uma pessoa do bem, com a generosidade que é marca a reunir as demais, motivo de orgulho de todos os amigos, entre eles eu me incluo, com grande júbilo.

Um comentário:

Agnaldo Feitoza disse...

Obrigado pelo carinho!
Agnaldo