quarta-feira, 5 de agosto de 2009

LEITURA: FERRAMENTA PARA UM MUNDO MELHOR

Ao nos questionarmos a respeito do aprendizado, da formação cultural e pessoal da sociedade hoje em dia, esbarramos em adversidades e contrastes que estão intensamente vivos na atualidade, como a qualidade de vida, o grau de instrução e a desigualdade social. Em razão disso, a leitura surge como um diferencial que de forma eficaz oferece mecanismos para o constante aprendizado do ser humano.
A prática da mesma independe de variados problemas, pois ela permite o leitor "viajar" para um mundo totalmente novo, diferente, onde se é possível estar perto e longe ao mesmo tempo, e oferece novos conhecimentos a serem desbravados e explorados de forma a serem absorvidos. Proporciona o exercício do cérebro, reedita a mente com um vasto vocabulário, permite a socialização, o debate e qualquer discussão sobre a discriminada leitura. Muitos livros têm a finalidade de "prender" o leitor, com temas adversos, interessantes, atuais e que de alguma maneira transmita uma mensagem, e ensina a pessoa a se tornar um ser humano mais digno.
É necessário primar e adotar a prática da leitura bem cedo, e institui-la em locais menos favorecidos e que necessitam de acentuada educação. As crianças de hoje serão transformadoras do país no futuro, e em face disso, a simples idéia de podermos viver em um país formado por cidadãos dignos, cultos e mais socializáveis se torna relativamente agradável e satisfatório.
Dada sua importância, a leitura é vital para um crescimento intelectual e cultural de uma nação.
Peguei de: Minha Pretinhosidade.

Nenhum comentário: