segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"SAIU DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA"

1883 - 1954 - Getúlio Dorneles Vargas

Getúlio Dorneles Vargas (São Borja, 19 de abril de 1883 – Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um político brasileiro, chefe civil da Revolução de 1930 que pôs fim à chamada República Velha, e foi, por quatro vezes, presidente da República do Brasil.

Governou o Brasil de 1930 a 1934 no Governo Provisório; de 1934 a 1937 no governo constitucional, eleito pelo Congresso Nacional; de 1937 a 1945 no Estado Novo; e de 1951 a 1954 como presidente eleito pelo voto direto.

Getúlio era chamado por alguns de "Seu Gegê" e, até hoje, é considerado por muitos como o "pai dos pobres". Para seus partidários, era o Dr. Getúlio; para seus opositores, simplesmente "Getúlio". Só foi chamado de Vargas pelos historiadores estrangeiros, os brasilianistas.

Sua doutrina e seu estilo político foram chamados de Getulismo, ou, pelos brasilianistas, de Varguismo. Seus seguidores, que até hoje existem, são chamados de getulistas.

Suicidou-se com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.

Getúlio Vargas foi o mais controvertido político brasileiro do século XX, e sua influência se estende até hoje.

Sua herança política é reclamada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o PDT e o PTB.Clique na imagem e veja com nitidez o Título de Eleitor de Getúlio Vargas, datado de 1933, época da Assembléia Constituinte, que o elegeu Presidente do Brasil. Exatamente o tempo em que diziam ser uma ditadura. A Constituinte foi eleita pelo voto direto, inclusive, pela primeira vez no país, pelo voto das mulheres.

Nenhum comentário: