quinta-feira, 14 de maio de 2009

BIBLIOTECA MUNICIPAL Prof. EGYDIO MARTELLO

Discurso pronunciado pelo Prof. Martello

"É com imensa alegria que retorno a CAMPO MOURÃO, cidade onde o povo, a mocidade, os amigos, tudo enfim, me toca o coração e a alma, e a alegria hoje é redobrada porque estou aqui, participando da inauguração da magnífica Casa da Cultura, merecidamente denominada Thomaz Edison de Andrade Vieira, obra extraordinária, que bem representa e que bem enaltece o pujante povo mourãoense.
Fico comovido e agradecido pela homenagem que me prestam, é uma homenagem decerto partida da gratidão, da generosidade do povo mourãoense. Recebo-a profundamente comovido e compartilhando-a com milhares de jovens que foram o meu alento, a minha inspiração, durante dezessete anos que tive a felicidade, a ventura de morar, de residir, de conviver em CAMPO MOURÃO.
'A respeito desta placa que ora se descerra, cumpre-me tecer algumas considerações, o mundo está passando, atualmente, por uma fase de transbordante progresso, progresso esse que nada mais é do que a inteligência e a técnica que chegou até nós, através desse amigo inseparável, amigo que tudo tem, que tudo trás e que tudo pode, o livro. Infelizmente aos poucos, o mundo moderno, vai se alheando de nosso singular amigo. É natural que hoje, a televisão, o cinema, a rádio e outros meios de ocupações e outras diversões, estão ocupando o lugar do livro de outrora. É indispensável, pois, que façamos alguma coisa para que forjemos aquela têmpora de heróis, aqueles grandes brasileiros que se formaram através do livro, tais como, Ruy Barbosa e Castro Alves, não se pense que eles chegaram ao pináculo da glória simplesmente porque nasceram sábios, não, eles tiveram que se dedicar dias e noites em vigílias e em insônias, debruçados sobre bancos estudando, aprendendo e adquirindo o imenso cabedal de conhecimentos que tiveram.
'Mourãoenses, a Biblioteca pública, esta que agora estamos descerrando a placa, é um jardim de delícias, não compreendo como se possam trocar essas delícias inefáveis, que dela se pode obter, pelas honrarias mundanas por aí afora, nada é mais importante para a nossa formação, moral, social e cultural do que uma Biblioteca é por isso que me parabenizo que me congratulo, com o Poder Executivo de CAMPO MOURÃO, Prefeito, Vice-Prefeito, com os Vereadores, com o Departamento de Educação e Cultura e mesmo, inclusive, com os professores que aqui labutam, por este presente que deram para nossa cidade em tão boa hora. Oxalá, a mocidade mourãoense aqui venha saciar sua sede de saber, preparando-se assim, para serem cidadãos úteis, cidadãos preparados mesmo e cidadãos conscientes, úteis à sociedade e à nossa Pátria."
Muito Obrigado e Tenho Dito.
Professor Egydio Martello pronunciando as palavras acima descritas,
gravadas por Pedro da Veiga,
por ocasião do descerramento da placa da Biblioteca com o seu nome,
quando da inauguração da Casa da Cultura.
___________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Belíssimo discurso do saudoso Sr. Egydio Martello, com quem tive a honra de trabalhar, anos depois, na Justiça do Trabalho em Curitiba. Parabéns pelo cuidado de preservar - e divulgar - momentos históricos como aquele.
César Caldas
Assessoria da Presidência
TRT-PR
Curitiba,PR