quinta-feira, 21 de maio de 2009

EXPOSIÇÕES DE IMAGENS

Pinacoteca exibe cerca de oitenta imagens em preto e branco doadas por fotógrafos

© Foto de German Lorca. A procura de emprego, 1951.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a partir de sábado, dia 23 de maio, a exposição "Um acervo em preto e branco: Fotografias (1947/1980)", com cerca de 80 imagens em preto e branco feitas por Boris Kossoy, Cláudia Andujar, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Fernando Lemos, German Lorca e Thomaz Farkas. A mostra é resultado de uma importante doação feita pelos artistas para a Pinacoteca do Estado entre os anos 2000 e 2008, com exceção de Cristiano Mascaro que doou uma série de fotografias nos anos 1970. De 23 de maio a 09 de agosto, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Praça da Luz – 02. Luz. São Paulo. Fone: 3324-1000.
17ª Feira Internacional de Imagem vai reunir em São Paulo grandes nomes da fotografia© Foto de Mark Seliger. O ator Johnny Depp,1994.(Clique na imagem para ampliar)
O maior evento de foto e imagem da América Latina, a PHOTOIMAGEBRAZIL 2009 (Feira Internacional de Imagem), que vai ser realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, reunirá grandes nomes da fotografia nacional e internacional. Em sua 17ª edição, a feira de negócios reúne as principais marcas de foto e imagem e traz uma agenda inovadora e interativa, em três dias de palestras simultâneas. O "FÓRUM PHOTOIMAGEBRAZIL 09" traz entre outras atrações nomes como Mark Seliger, Marcus Bell, Bob Wolfenson, Marcio Scavone, Everton Rosa, George Uenishi, Rainer Bauer e Fabrício Bolfarini. A presença mais aguardada é a do norte-americano Mark Seliger, que está a cada dia ascendendo no cenário da fotografia mundial. Foi editor de fotografia da revista Rolling Stone, um dos preferidos da revista Vogue e atualmente, à frente das revistas Vanity Fair e GQ, ambas em Nova Iorque, da Condé Nast Publicações. Com a palestra "Celebridades através das lentes de Mark Seliger”, o fotógrafo falará, além de como fotografar celebridades como Bruce Springsteen, Johnny Cash, Justin Timberlake, Brad Pitt, Gilberto Gil, Bob Dylan, Ozzy Osbourne, Paul McCartney, Bono Vox, Courtney Love e Chuck Berry, sobre o início da carreira, os 10 anos de trabalho na Rolling Stone, os trabalhos mais marcantes, além de comentar os segredos de seus livros publicados e como é a visão de fotógrafo produzindo e dirigindo vídeos musicais e comerciais.
Leia mais sobre a PHOTOIMAGEBRAZIL 2009 Aqui
Pela primeira vez no Brasil, Curitiba recebe a exposição dos irmãos Lumière

© Foto de Augusto e Luís Lumière. Madalena e Andreia, sobrinha e filha de Augusto Lumière, em 1910.

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba abre a mostra "Autocromos Lumière – O tempo da cor" em comemoração ao Ano da França no Brasil. A exposição exibe pela primeira vez na América Latina, 70 imagens que tiveram origem nos autocromos de Augusto e Luís Lumière, engenheiros de formação que revolucionaram a fotografia ao imprimir cor às imagens captadas. A mostra é complementada pela apresentação de uma pintura, películas para a projeção de filmes produzidos pelos irmãos e um autocromo original. O processo da fotografia colorida dos Lumière é considerado uma das invenções humanas mais inéditas, pela utilização de fécula de batata e placas de vidro. Os autocromos foram patenteados como novo processo de fotografia em 1903. Oito anos antes, em 1895, os irmãos Lumière já haviam patenteado o cinematógrafo, que tornou possível a projeção de filmes; por isso, são apontados como os Pais do Cinema. Exposição Autocromos Lumière – O tempo da cor. Museu Oscar Niemeyer. Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico. Curitiba. Até 13 de setembro.

Nenhum comentário: