sábado, 30 de maio de 2009

QUAIS COMPETÊNCIAS QUE UM LÍDER DEVE TER?

Acredito que para se tornar um bom líder é necessário desenvolver algumas competências independentemente do cenário em que você pretende atuar. Por isso, analise como anda trabalhando e reflita sobre os pontos a seguir, considerados básicos:
Desenvolva visão de curto, médio e longo prazos – O líder precisa ter uma visão de futuro atraente e realista, com parâmetros bem definidos para a questão dos números. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de suas expectativas e as formas de alcançá-las.
Oriente-se para resultados em equipe – Além de ter uma visão futura bem definida, é necessário criar estratégias que envolvam pessoas para o alcance de resultados extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe por dedicarem sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo, assim, do desenvolvimento de competências.
Tenha senso de realidade – O líder tem de perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca foram nem serão como ele gostaria que fossem. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso dos negócios e da equipe é uma característica fundamental para um líder extraordinário e orientado para bons resultados, que permitam crescimentos na área profissional e pessoal.
Mantenha-se flexível – A flexibilidade ajuda um líder a realizar o que é necessário para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma maneira diferenciada ou, até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá de fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o destino final é essencial.
Reconheça a equipe – O verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a forma e a frequência com que um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões quinzenais para parabenizar e comemorar os resultados mais importantes do período.
Conheça a si mesmo – Muitos líderes se frustram por não conhecerem o perfil das pessoas que formam sua equipe, mas antes é preciso buscar o autoconhecimento. Aconselho a todo líder passar por programas de coaching, terapias, treinamentos, entre outros. Quando um líder conhece seu ponto fraco pode transformá-lo em ponto forte.

Autor: desconhecido.
Copiei do Mury com y
La Guardia complementa:

O bom lider deve viver os valores da empresa e saber transmiti-los a seus subordinados.
O bom lider deve ser ético e honesto. Transparente para seus subordinados.
O bom lider deve saber estabelecer, junto com sua equipe, metas para conquistar a missão da empresa.
O bom lider deve saber aprender com seus erros. Deve reconhecer seus erros e admiti-los.
O bom lider reconhece o esforço de sua equipe.

Nenhum comentário: