'LEITURA CRÍTICA'
“Um poeta houve entre os nossos simbolistas que se tornou, com o tempo, o cantor das alegrias da vida doméstica e também das tristezas que a assaltam: esse poeta do lar, da saudade da filha morta, da gratidão à esposa, das coisas humildes como as árvores da rua, a mangueira do quintal, o passeio público, etc., foi Mário Pederneiras. Sua dicção evolveu da ornamentação decadista dos neologismos e antimerias, como 'griperlizar', 'campos malvos' (por 'cor de malva'), 'luz cobalta' (por 'luz de cobalto'), 'pranto crisântemo', etc., para uma simplicidade quase coloquial de expressão e para os versos livres."
(Ramos, Péricles Eugênio da Silva) [1965].
Por Mário Pederneiras
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Carnaval na Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco no centro da cidade do Rio de Janeiro, 1907. Sem autoria, em: Kósmos, revista artística, científica e literária, Ano IV, número 2, Fevereiro de 1907, Rio de Janeiro |
– Vem daí, meu velho carioca impenitente, vamos dar a perna por esta linda Avenida, na súcia barulhenta dessa desafogada multidão que se diverte; vem daí.
Ampara-te à suave elegância do meu braço feminino, junta-te à minha alegre companhia de mulher galante, e vamos apreciar o Carnaval nas Avenidas novas e nas novas Ruas largas. Talvez, temas comprometedoras apreciações à tua consideração de homem sério e ponderado, talvez… Mas, com todos os diabos, não estamos no Carnaval? Na época da loucura clássica, do disfarce, do riso e da bela pândega? Vem daí … Demais, através do lindo disfarce deste pequeno “loup” de seda branca e desta provocadora fantasia guizalhante de “clowness”, ninguém reconhecerá a incorrigível companheira das tuas antigas troças, nos teus áureos tempos de moço e folgazão. Vem daí, que te vou mostrar coisas novas e civilizadas, nunca vistas por ti, nunca imaginadas por aqueles que, como tu, emperraram na ferrugem das Tradições e das Saudades incompreensíveis.
Daqui deste ponto extremo, junto do Mar, ao lado da tradição encantadora do teu lindo Passeio Público, sob a esquisita exclamação invertida deste obelisco, rola o teu olhar, eternamente saudoso, tristonhamente contemplativo, por toda a larga extensão de toda a linda Avenida e repara, repara bem, na delícia dessa perspectiva.
Que coisa linda já viste, que este povo em festa, feliz e despreocupado, percorrendo esta encantadora rua larga e iluminada?
O ar não sufoca; circula livre e fartamente de Mar a Mar, de extremo a extremo, e a multidão não se comprime, não se esmaga, não se fere, como nos detestáveis apertos da tua celebrada Rua do Ouvidor, quente da luz asfixiante daqueles celebérrimos arcos de gás, embaciada da poeira imunda da rua e dos confetes.
Era assim, no teu tempo, o Carnaval? Não, não era. Tinha sempre a nota desagradável dos apertos, a tristeza lúgubre das iluminações incompletas e o incômodo detestável das ruas estreitas.
Dos confins do Distrito, dos extremos pitorescos da Gávea, dos limites rurais de Inhaúma, todo uma festiva massa de povo, abalava para os suadores inevitáveis das nossas velhas ruas.
Lembras-te, meu velho carioca, da tristeza tormentosa desse espetáculo? Era um povo inteiro que se martirizava, que se machucava, que se feria, que brigava para se divertir, apertado e sufocado entre as altas paredes rijas do nosso detestável casario.
E do meio da voz estrídula dos cornetins carnavalescos, dos falsetes dos mascarados, quantas e quantas vezes, partiam gritos de dor, guinchos nervosos de faniquitos femininos, trovões de vozerio paterno em ralho à troça garota dos mal educados…
E hoje? Repara; é toda uma enorme Multidão festiva que se estende desafogadamente pelo vasto caminho da Avenida, que se espraia pelas ruas largas, sem apertos, sem incômodos, sem suor.
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Batalha de Confete na Avenida Beira-Mar, no Rio de Janeiro, em 1907. Foto sem autoria, em: Kósmos, revista artística, científica e literária, Ano IV, número 2, Fevereiro de 1907, Rio de Janeiro |
Tudo mudou, tudo. Na rajada destruidora da nossa Civilização rápida, lá se foram os velhos hábitos do teu imundo Rio aldeão e primitivo. Há roupas claras, cassas leves e transparentes, escondendo carnações alarmantes. Os “Panamás” triunfam e os leves chapéus de palha ganharam, vitoriosamente, todo o terreno.
As manhãs não vestem mais a seda custosa dos grandes dias e os papás no comando supremo das legiões familiares, não tem mais a temer a insolência das vaias, o ataque agressivo às “jacas” e à integridade moral de sua venerável figura de funcionário.
Nem uma sobrecasaca, repara, nem uma cartola. Ficaram ambas no descanso feliz das moradias, prontas apenas para as solenidades das missas fúnebres e dos enterros dos considerados e dos medalhões; e em breve, tu mesmo, hás de ver, sem espanto, sem mágoa, que esses dois elementos supremos da estética burguesa dos vestuários, passarão para o rol das coisas fantásticas, e, talvez, quem sabe, tu mesmo, à noite, no descanso caseiro, a acalentar teus filhos, hás de acrescentar às lendas encantadoras da família, as histórias espantosas de homens que andavam, em pleno Sol, sob o mais lindo Céu azul, “envoltos na tristeza venerável de uma sobrecasaca preta, cobertos pelo cilindro lustroso de uma cartola espelhante”. E os teus pequenos hão de arregalar os olhos, trêmulos de medo, e de espanto, diante daquele horror, e daquele… tormento.—-
E como tudo muda, meu velho carioca, também mudou o Carnaval e a própria alegria de hoje, nestes três dias loucos, é mais franca, mais sonora, mais sadia.
Bem sei. Não temos hoje o luzimento fantástico daqueles préstitos custosos das nossas Sociedades carnavalescas. Não temos, bem sei; mas temos a alegria no Povo e o bom humor de toda uma População desafogada e feliz. Sentes a falta daquele luxo oriental, daquele desperdício fabuloso de lantejoulas e fogos de bengala, daquela luxuriosa exposição de Carne, da luxúria tentadora dos “maillots”, das largas pinceladas de bistre daquelas olheiras profundas, e da profusa orgia dos carmins. Tens razão, tens razão. O Carnaval mudou, mas tu ganhaste, na comodidade, no bom calçamento e na boa iluminação. Aqui estamos, a palestrar, vai para uma hora, comodamente, sem encontrões e sem apertos, sem suor e sem rolos. Pois, não é tão bom? No íntimo, na intimidade do teu velho sentimento, das tuas recordações arcaicas, eu percebo, meu velho, a tua grande e imorredoura das apoteoses frenéticas de aplausos, com que tu, e os teus camaradas d’antanho, saudavam os “Democráticos”, os “Fenianos”, os “Tenentes”, a “Peruana”, a “Phrynéa”, afogados num delírio de um entusiasmo vermelho, bufando de calor e pó, grupados, apertadamente, às portas estreitas do “Castelões” e do “Londres”, ou às esquinas tortuosas de Gonçalves Dias e Uruguaiana.
Deves também sentir a falta incompreensível do teu saudoso Zé Pereira, atordoando os ares com aquele incansável zabumbar alegre e forte. O Zé Pereira era a sinfonia do Carnaval. Punha formigueiros às pernas trêfegas dos cariocas, remexia-lhes o corpo em desengonço e bamboleios e acendia-lhes no olhar a chama rubra do prazer.
Meses antes, tu já o ouvias, a maior parte das vezes, pelos morros em passeatas de ensaio, e o rufo miúdo daquelas caixas, o bater compassado e seco daqueles bombos, era o sinal da alegria que vinha, da loucura que se aproximava, da florescência vermelha das festas clássicas de Momo.
Hoje, tens a te consolar a infindável série dos nossos melancólicos “cordões”, de todas as cores, de todos os nomes.
Sim. Deves achá-los tristes, com a eterna melopéia da suas toadas, a primitividade das suas danças, a Musa desengonçada dos seus Versos e a incompreensível fantasia dos seus vestuários.
Pois, meu caro, são os dominadores do Carnaval e o torneio dos Poetas.
Contenta-te com a alegria do Povo, que é mais franca, mais sadia do que nos teus chorados tempos que lá vão.
Vês? Há máscaras pelas ruas, tétricos e aborrecidos, como se estivessem a cumprir a mais solene das obrigações. Mas isso sempre foi assim; o máscara avulso foi sempre em todos os tempos, a expressão mais exata da insipidez e do desalento.
Bem sei, que a figura rubra dos travessos “diabinhos” antigos, tinha mais graça, mais vida, do que a palhaçada grotesca desses “clowns” de agora, repisando pilhérias de circo de lona.
E os teus “velhos”, os mestres inigualáveis da agilidade das letras, com seus “carões” enormes fantasticamente enrugados e feios, o luxo das suas vestes de veludo e lantejoulas e o seu longo bastão de papel dourado?
E o “pai João”, imundamente ridículo, pintado a piche, falando no arreveso da linguagem africana, agarrado à vassoura tradicional.
São tipos que passaram para o domínio da Tradição, para o esbatimento saudoso das boas recordações.
Em compensação, tu hoje tens…, tu tens… tens o… tens a Avenida, o fon-fon dos automóveis, a luz elétrica, o bom calçamento, as ruas largas, enfim, todo este suntuoso Carnaval que estamos apreciando.—-
Vem daí. Faz-se tarde e ambos devemos estar cansados . Vem daí, que por hoje já nos divertimos regaladamente e eu, com franqueza, sinto-me cheia de Sono e de insipidez.
E aflautando a voz, a linda companheira de troças e loucuras do meu tempo de moço e folgazão, perguntou, num falsete desembidamente carnavalesco e cansado: “Você me conhece? Eu sou a Folia”.
A Cidade começava a repousar, exausta das loucuras do dia.
De longe, por àquela hora calada de noite alta, vinha o rumor sonolento e sentimental do reco-reco de um “cordão” em retardo.
— Que coisa lúgubre! — E abalei para casa. 2 – 907–
[Texto integral, mas com grafia atualizada para facilitar a leitura. A ilustração inicial, seguia o texto de Mário Pederneiras sem, no entanto, estar ligada ao texto. Foto em preto branco, sem autoria. As outras fotos são do mesmo número da Revista Kósmos, mas pertencem a outros ensaios fotográficos, que tampouco aludem a um fotógrafo. O espaçamento irregular dos parágrafos está de acordo com o texto original.]–
Em: Kósmos, revista artística, científica e literária, Ano IV, número 2, Fevereiro de 1907, Rio de Janeiro.(Fonte: Peregrina Cultural).
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Mário Veloso Paranhos Pederneiras, Nascimento-Rio de Janeiro, 2 de novembro de 1867 — Falecimento-Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 1915.
Conhecido com Mário Pederneiras, foi um poeta brasileiro, escritor, ensaísta, poeta e teatrólogo. Suas obras sempre chegadas às situações da vida diária o colocam próximo dos cronistas de época, ainda que seu verso tenha proximidade do simbolismo. Estreou na imprensa por volta de 1878, como colaborador do jornal (estudantil) O Imparcial, do Grêmio Literário Artur de Oliveira, no Rio de Janeiro. Foi fundador, com Gonzaga Duque e Lima Campos, diretor e redator das revistas: Rio Revista, Galáxia, Mercúrio e Fon-Fon.
Filho de Manuel Veloso Paranhos Pederneiras (MÉDICO GAÚCHO) e de Isabel França e Leite, e irmão de Oscar Pederneiras, Mário Pederneiras foi um carioca que com suas poesias encantou a muitos.– Em suas obras se torna claro seu jeito único de escrever e a forma como mostrava ao mundo o que pensava.–
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