sexta-feira, 19 de junho de 2009

AONDE ANDARÁ O MEU DOUTOR?

Autora desconhecida

Hoje, acordei sentindo uma dorzinha... Aquela dor sem explicação
e uma palpitação! Resolvi procurar um doutor...
Fui divagando pelo caminho...
Lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim
tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo...
Meu doutor, que curava a minha dor! Não apenas a do meu corpo,
mas a da minha alma...Que me transmitia paz e calma...
Chegando à recepção do consultório, fui atendida com uma pergunta!
"Qual o seu plano?”
“O meu plano” Ahhh! O meu plano é viver mais e feliz!
É dar sorrisos, aquecer os que sentem frio e preencher esse vazio que sinto agora!
Mas, a resposta teria que ser outra! O "meu plano de saúde”... Apresentei o documento do dito cujo, já meio suado tanto quanto o meu bolso... E aguardei.
Quando fui chamada, corri apressada... Ia ser atendida pelo doutor, ele que cura qualquer tipo de dor! Entrei e o olhei...
Surpreendi-me... Rosto trancado, triste e cansado. "Será que ele estava adoentado?
É, quem sabe, talvez gripado!
"Não tinha um semblante alegre, provavelmente devido à febre...
Dei um sorriso meio de lado e um bom dia!
Olhei o ambiente bem decorado. Sobre a mesa à sua frente um computador e no seu semblante a sua dor... O que fizeram com o doutor?
Quando ouvi a sua voz de repente: "O que a senhora sente?"
Como eu gostaria de saber o que ele estava sentindo...
Parecia mais doente do que eu a paciente...
"Eu? Ah! Sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação" e esperei a sua reação.
Vai me examinar, escutar a minha voz e auscultar o meu coração.
Para a minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse:
- "Peça autorização desses exames para conseguir a realização...”
Quando li quase morri... "Tomografia computadorizada",
"Ressonância magnética" e "Cintilografia"!
Ai meu Deus! Que agonia!!! Eu só conhecia uma tal de "abreugrafia"...
Só sabia o que era "ressonar" (dormir), de "magnético" eu conhecia um olhar...
e "cintilar" só o das estrelas! Estaria eu a beira da morte?
De ir para o céu? Iria morrer assim ao léu?
Naquele instante timidamente pensei em falar: -"Não terá o senhor
uma amostra grátis de calor humano para aquecer esse meu frio?
O que fazer com essa sensação de vazio?
Observe-me doutor!
O tal "Pai da Medicina", o grego Hipócrates acreditava que,
"A ARTE DA MEDICINA ESTÁ EM OBSERVAR". Olhe pra mim...
É bem verdade que o juramento dele está ultrapassado!
Médico não é sacerdote...
Tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano...
Mas, por favor, me olhe!
Ouça a minha história! Preciso que o senhor me escute e ausculte!
Examine-me!
Estou sentindo falta de dizer até "aquele 33"!
Não me abandone assim de uma vez! Procure os sinais da minha doença
e cultive a minha esperança! Alimente a minha mente e o meu coração...
Me dê ao menos uma explicação!
O senhor não se informou se eu ando descalça...
Ando sim! Gosto de pisar na areia e seguir em frente deixando
as minhas pegadas pelas estradas da vida, estarei errada?
Ou estarei com o verme do amarelão? Existirão umas gotinhas de solução?
Será que já existe vacina contra o tédio?
Ou não terá remédio? Que falta o senhor me faz meu antigo doutor!
Cadê o Scott, aquele da emulsão?
Que tinha um gosto horrível, mas me deixava forte que nem um "Sansão"!
E o elixir? Paregórico e categórico.
E o chazinho de cidreira, que me deixava a sorrir sem tonteiras?
Será que pensei asneiras?
Ahhh! Meu querido e adoentado doutor! Sinto saudade...
Dos seus ouvidos para me escutar... Das suas mãos para me examinar...
Do seu olhar compreensivo e amigo... Do seu pensar...
Do seu sorriso que aliviava a minha dor...
Que me dava forças para lutar contra a doença...
E que estimulava a minha saúde e a minha crença...
Sairei daqui para um ataúde? Preciso viver e ter saúde. Por favor, me ajude!
Ohhh! Meu Deus cuide do meu médico e de mim, caso contrário chegaremos ao fim...
Porque da consulta só restou uma requisição digitada em um computador
e o olhar vago e cansado do doutor! Precisamos urgente dos nossos médicos amigos...
A medicina agoniza... Ouço até os seus gemidos...
Por favor!
Tragam de volta o meu doutor! Estamos todos doentes e sentindo dor!
E Peço!!!
PARA O SER HUMANO
UMA RECEITA DE "CALOR“
E PARA O EXERCÍCIO DA MEDICINA
UMA PRESCRIÇÃO DE "AMOR"!
“ONDE ANDARÁ O MEU DOUTOR?”
De um PowerPoint enviado pelo amigo Élio Simionato.

Nenhum comentário: